A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUPERAÇÃO DE PARADIGMAS FRENTE ÀS REFORMAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR



Maria Auxiliadora Cavalcante de Souza**


RESUMO
O presente artigo foi elaborado a fim de demonstrar a importância da formação continuada dos docentes da Educação Superior e suas implicações para prática docente e conseqüente educação de qualidade com a utilização de metodologias alinhadas ao paradigma complexo, diante das reformas curriculares e sua necessidade de implementação. Sendo destacados os paradigmas que caracterizam a prática docente e reflexões a respeito destes e suas implicações na prática docente e no contexto educacional.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Paradigma Tradicional; 2. Paradigma da Complexidade; 3.Educação Superior 4. Reforma Curricular.

INTRODUÇÃO

O presente artigo com o objetivo de destacar como a formação continuada é necessária para uma prática docente inovadora, influenciando diretamente na seleção das metodologias utilizadas em sala, nas ações docentes e na implementação das reformas curriculares e de projetos pedagógicos das diversas instituições de ensino superior.
Com base em estudos e pesquisa bibliográfica, destaca-se uma prática merecedora de ajustes, aonde toda comunidade acadêmica é diretamente prejudicada em tais práticas e efetivação devido à carência de investimentos em capacitação, formação continuada e profissionalização de seus professores. Destacando a necessidade de tais investimentos para que tenhamos uma educação de excelência, com a utilização de metodologias inovadoras, garantindo além da sustentabilidade institucional o desenvolvimento da sociedade como um todo a partir da formação de alunos e profissionais críticos, reflexivos, transformadores e produtores de conhecimento.
O presente artigo, então, irá abordar a importância da formação continuada para a efetivação das reformas curriculares e execução dos projetos de cursos, com o objetivo de contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tendo dentro os focos a discussão os paradigmas que influenciam na prática pedagógica. Para isso, analisaremos o paradigma tradicional e da complexidade.
Para tal, nossa pesquisa foi elaborada se limitando a avaliar como as metodologias tradicionais vêm influenciando na realidade da Educação e da sociedade, além de reforçar a importância da formação continuada para superação dos utilizados, por uma nova forma de pensar e agir. Ficando clara, como a superação de tais metodologias, paradigmas,estão diretamente a necessidade de desenvolvermos uma nova visão epistemológica, por sugerir que o conhecimento seja construído relacionando as diversas áreas do saber. Mudanças essas inevitáveis e fundamentais para a sobrevivências das Instituições de Ensino Superior-IES.
Com isso, temos como objetivo conscientizar: 1.Os gestores da necessidade de investimentos da formação docente;2. Entendermos o porquê das dificuldades enfrentadas para essa mudança de prática;3.Demonstrar a importância do desenvolvimento de novas metodologias e da teoria da complexidade para a prática docente, para a instituição e conseqüentemente para a sociedade.
Com essa finalidade, o presente artigo foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas, sempre com o objetivo principal de ressaltar a importância desse estudo para o desenvolvimento de uma sociedade crítica e para a implementação das reformas curriculares e utilização de metodologias inovadoras. Pretendemos proporcionar aos gestores educacionais e professores o interesse por tais estudos e acompanhamentos, estimulando e conscientizando sobre a sua importância para a educação e para a prática docente, sempre em busca das melhores práticas.
Essa investigação é relevante por focar um problema de fundamental importância para a sociedade, para a educação para a formação profissional, cidadã e para sua gestão institucional, sustentabilidade e sucesso. Garantindo e buscando uma educação de qualidade que influencia no desenvolvimento da sociedade brasileira.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

Para elaboração deste artigo, fizemos um levantamento bibliográfico a partir de leituras e estudos do conhecimento científico acumulado, tendo como principais teóricos Edgar Morin, Fritjof Capra, Thomas Kunh , entre outros.Além de nos aprofundarmos em leituras e pesquisas sobre a atual situação da educação superior brasileira, sua expansão e perfil de seus egressos.
Consideramos tais estudos, relativamente recentes, por nos depararmos com uma pequena quantidade de fontes de consulta a respeito; poucos livros falam sobre o tema e, em sua maioria, o foco não está na problemática da formação docente.
Diante de tal revisão de literatura, foram observadas diversas abordagens a respeito dos paradigmas que influenciam diretamente na prática educacional, suas implicações para a educação e para a sociedade e suas principais diferenças.
O próximo subitem tratará então da atual situação da educação superior privada com a finalidade de demonstrar seu desenvolvimento, expansão e conseqüentemente à necessidade de aperfeiçoamento de suas metodologias, para o desenvolvimento do senso crítico e formação cidadã dos que nela estão inseridos. Em sua maioria, esses alunos passaram por uma educação tradicionalista, meramente reprodutora de conhecimentos e simplista, estimulados a memorização e repetição de ações dentro de uma visão mecanicista, onde o objetivo principal do aluno estava em atingir a aprovação e reprodução dos conhecimentos. Longe de uma formação preocupada com o processo de ensino e aprendizagem.

ATUAL SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA

No princípio da oferta da educação formal, apenas as classes dominantes estavam destinadas a uma educação escolarizada. O acesso à educação só cabia a uma minoria, e as classes dominantes detinham o poder da mão-de-obra escrava,quando os negros, nativos e mestiços estavam destinados ao trabalho braçal e não tinham acesso a educação.
Passada toda fase inicial da história da educação, surge o desenvolvimento e o crescimento da produtividade brasileira no início dos anos 90, diante de uma nova realidade, com a abertura dos mercados e contatos com o exterior, passou-se a necessitar cada vez mais de uma mão-de-obra qualificada e preparada profissionalmente para o mercado. Diante de tais necessidades, os modelos educacionais baseiam-se na escola tradicional, paradigmas cartesianos, que comandaram a educação por mais de 400 anos, focando apenas na reprodução e repetição de ações dentro de uma visão mecanicista de mundo, onde a qualidade do aluno trabalhador é mensurada pela sua produção e reprodução,sem maiores preocupações em relação ao seu processo evolutivo e construção de conhecimento.
Assim, como resposta às mudanças e ao desenvolvimento do país, deparamo-nos com um boom no crescimento das instituições de ensino superior privada e pela constante busca por uma educação de qualidade, desenvolvimento profissional e pessoal de seus alunos em oposição às metodologias tradicionais. Crescimento este que pode ser percebido com base nos índices e dados do Ministério da Educação no Censo 2008, a partir do qual podemos identificar ,um expressivo crescimento na educação superior brasileira onde de 1997 a 2008 tivemos um aumento de 900 instituições de ensino superior para 2252, dentre as quais 90% das IES concentradas na educação superior privada, contra 10% de IES públicas.
A partir de então houve uma expansão na oferta da educação superior e uma possibilidade de atendimento à demanda reprimida, garantindo o acesso às classes menos favorecidas. Sendo necessário prepará-los para um novo mercado cada dia mais exigente e dinâmico, sem esquecer a necessidade de desenvolver nestes o espírito científico, reflexivo e a formação cidadã , impondo novos paradigmas epistemológicos.
O aumento na oferta da Educação Superior tem como aliada e a busca pela educação de qualidade e em suas metodologias conforme reforçado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), criada em 1996, em busca a oferta de uma educação de qualidade e igualdade de acesso a educação, tendo dentre suas finalidades o estimulo ao pensamento reflexivo, formando diplomados aptos a inserção nos setores profissionais e para participação no desenvolvimento da sociedade, estimulo a educação continuada, desejo permanente por conhecimento, formação continuada e estimulo a expansão.
A partir de então, percebemos um crescimento repentino das instituições de ensino superior, gerando conseqüentemente uma maior profissionalização e eterna busca pelo ensino de excelência, com objetivo de atender a demanda reprimida com qualidade e posicionamento, focada no desenvolvimento do educando, em seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, conforme exigido pela referida lei.
Nas práticas educacionais, os métodos escolares tradicionais do quais esses alunos são egressos não superam as necessidades e os desafios atuais, por basearem-se em paradigmas que trabalham com a fragmentação curricular e do trabalho pedagógico, não cabendo mais a divisão do conhecimento por disciplinas ou áreas isoladas entre si. Tornando-se fundamental a construção de um currículo multidimensional em todos os níveis educacionais, favorecendo o saber fazer na construção de um projeto para a cidadania fazendo com que a educação navegue por novos caminhos.
Para isso, no decorrer do século XX o termo complexidade surge como nova maneira de enxergarmos o pensamento, religando as disciplinas ,diante da necessidade de uma superação paradigmática para a formação de um novo educando capaz de assimilar e transformar o mundo, não apenas reproduzi-lo. Para tal a qualificação e profissionalização do corpo docente é imprescindível, exigindo outro tipo de professor e de currículo.

METODOLOGIA

Este trabalho possui por objeto de estudo a problemática formação continuada como oportunidade para o repensar das práticas pedagógicas e desenvolvimento educacional. A escolha desse corpus de pesquisa se deu em função de nos depararmos com o as dificuldades enfrentadas por diversas IES na implantação de suas reformas curriculares e conseqüente implementação de seus projetos pedagógicos. Onde não se consegue colocar em prática a transdisciplinaridade,nem se quer a interdisciplinaridade, devido à tradicional visão de "professor da disciplina" e disciplinas estanques, com seus conhecimentos fragmentados e independentes, sem se relacionarem entre si. Tais estudos e pesquisas tentam demonstrar a importância do assunto na atualidade de forma a garantir sua qualidade e efetivamente oferecer o que estabelecem os princípios e fins da Educação Superior na LBD.
Para tal, analisados sobre e pesquisamos sobre o paradigma tradicional e da complexidade, observando como estes influenciam nas práticas docentes e na formação de um sujeito pensante , comprometido e ético não só em relação a formação profissional. Procedimento este que ajudou a reforçar a importância da formação continuada para superação e entendimento de práticas, servindo como aliado em seu aperfeiçoamento e novas conquistas.
Sendo assim, esses movimentos metodológicos descritos se agregaram pertinentemente a esta investigação, na medida em que ajudaram no alcance dos objetivos da conscientização da necessidade aprofundarmos os estudos sobre tais assuntos, fator de fundamental importância a sobrevivência das instituições de ensino e para uma educação, efetivamente transformadora e de qualidade.

PRÁTICAS DOCENTES ATUAIS E A CONSTANTE BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO

Nos dias atuais, a busca por metodologias inovadoras tem sido objeto de estudo de todos os envolvidos na educação, principalmente ao nos deparamos com a problemática da efetivação das reformas curriculares. Chamamos de problemática porque de nada adianta construirmos e planejarmos uma reforma se não conseguimos colocá-la em prática. A partir dos questionamentos a respeito e pela constante dificuldade enfrentada por diversas Instituições de Ensino Superior ?I ES nessa execução percebemos o quanto a formação docente reflete nessa conquista e no alcance dos objetivos.
Como enfatizado por Morin "A reforma do pensamento é que permitiria o pleno emprego da inteligência para responder a esses desafios e permitiria a ligação de duas culturas dissociadas. Trata-se de uma reforma não programática, mas paradigmática, concernente à nossa aptidão para organizar o conhecimento... A reforma do ensino deve levar á reforma do pensamento, e a reforma do pensamento deve levar à reforma do ensino". Acreditando-se na reforma do ensino, apoiada pelo currículo tendo a formação do educador como critério fundamental a tal implementação e à educação de qualidade navegando por novos caminhos.
Por essa razão, a formação e capacitação docente refletem como indispensáveis para a efetivação dessas novas metodologias e conseqüentemente para a qualidade desse processo. Paradigmas precisam ser superados e pensamentos reformados, essa crise paradigmática torna-se relevante por influenciar diretamente na escolha das metodologias utilizadas na prática docente e no desenvolvimento dos alunos e da sociedade.
Sendo assim, para a efetivação desses novos currículos e inovações torna-se fundamental uma mudança de paradigmas, a superação do legitimado paradigma tradicional pelo paradigma da complexidade. Tal superação representa um desafio para a educação e suas práticas, uma vez que todos os educadores e aprendizes possuem o paradigma tradicional enraizado em suas rotinas e em sua trajetória educacional e os reflexos de tal paradigma concernem toda comunidade acadêmica. Sendo fundamental, para isso, uma superação de valores, mudança de percepção e atitudes, como reforçado por Capra.
Reconhecemos que os paradigmas científicos estão em constante evolução e desenvolvimento, nenhum deles é permanente, pois são influenciados e aperfeiçoados ao passar do tempo. Eles são fundamentais, pois servem de referencia para a organização da sociedade e comunidade científica, podendo limitar nossa visão de mundo quando existem resistências ao processo de mudanças e desenvolvimento.
Thomas Kuhn considera os paradigmas realizações científicas que fornecem soluções a problemas em um determinado tempo e a partir do "não encaixe" desses modelos à determinadas situações geram condições propícias às revoluções científicas e surgimento de novos paradigmas a partir de uma crise paradigmática.
Segundo o dicionário Aurélio, paradigma significa o modelo, padrão, norma, ou método utilizado. E são justamente esses métodos e práticas que devem ser superados. Essa mudança de paradigmas depende de uma expansão nas nossas formas de pensar e valores.
" O Velho paradigma baseia-se na crença cartesiana na certeza do conhecimento científico. No novo paradigma , é reconhecido que todas as concepções e todas as teorias científicas são limitadas e aproximadas. A ciência nunca pode fornecer uma compreensão complete e definitiva" (CAPRA, 2006, p. 49).

No paradigma tradicional, ou velho paradigma, os fenômenos podem ser compreendidos isoladamente, tendo suas partes reduzidas para o entendimento do todo, supervalorizando as disciplinas, valorizando a fragmentação e o reducionismo do conhecimento. Paradigma este que contaminou e contamina a educação e suas práticas, tendo o ensino focado no professor, no programa e em disciplinas, com as abordagens pedagógicas centradas na reprodução e repetição do conhecimento.
Como conseqüência temos os conhecimentos fragmentados em disciplinas e departamentos, ensino em partes, tendo o aluno como mero receptor e reprodutor dos conhecimentos passados em sala, sem a preocupação no desenvolvimento deste aluno, nem na formação crítica, reflexiva e cidadã. A partir desse conhecimento repassado os alunos são avaliados de acordo com seu poder de memorização e fidelidade na reprodução destes, onde somos condicionados e ver as disciplinas como compartimentos estanques.
Dessa forma, essas metodologias afetam diretamente na formação profissional deste aluno e do professor, uma vez que o modelo tecnicista fragmentava as ações do professor foca em manuais e regras a serem seguidas em sua prática pedagógica em oposição a autonomia necessária para tal. Paulo Freire descreve, nessa visão, a o aluno como receptor passivo aos conhecimentos, passando a tornar-se um depósito do educador, sem interação e diálogo, sem uma ação pedagógica que favoreça a promoção da qualidade do aluno e de suas práticas profissionais, visão esta ultrapassada para a formação cidadã ao invés de preparar seus alunos para a complexidade do mundo atual em que tudo se relaciona.
Enquanto o desafio da complexidade está na superação dessas limitações, proporcionando uma reforma no pensamento, focando no complexo, na inseparabilidade entre os diversos saberes, na reintegração do todo, fugindo de uma visão fragmentada, sempre em busca do estímulo a reflexão, a construção do conhecimento e substituição da dialética pela dialógica, valorizando o diálogo, com uma nova visão em relação ao novo papel e visão docente. Onde a partir do pensamento complexo e como cerne da teoria da complexidade tem-se a crítica da separabilidade e à lógica clássica, apoiando uma visão ecológica como uma dinâmica multidimensional estabelecendo uma rede de comunicação, transdisciplinar com o saber não parcelado, reconhecendo o inacabado de todo conhecimento.
Visão de aluno e professor que aprendem juntos, o homem que participa da produção de seus conhecimentos, preparando o homem para a vida, para a sociedade e para o mercado profissional, não centrado em conteúdos, mas na produção de conhecimentos, com ações a partir de um docente mediador que proporcione momentos de troca e relações entre os alunos e o meio, instigando e provocando seus alunos à reflexão e ao espírito investigativo. Ações estas que influenciarão diretamente na formação pessoal e profissional do aluno, autônomo e construtor de seu conhecimento, como ser ativo.
Para tal, o professor precisa se enxergar como parte do processo de transformação e reconstrução, estando aberto a novos hábitos e percepções alinhados ao paradigma da complexidade. Concepções estas que também devem estar ligados ao Plano de Desenvolvimento Institucional, projetos de cursos e planejamentos institucionais em relação a formação docente.

" A integração da diferentes áreas do conhecimento. As diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada e compartimentada, pois a problemática em questão conduzirá à unificação" (NOGUEIRA, 2001)

Estando essa superação e crise metodológica diretamente relacionado à transdisciplinaridade, a partir de uma relação entre as diversas áreas e de uma mudança epistemológica, onde o aluno e professor são ativos, numa relação de trocas mais consistentes e humanas. Visão fundamental para o desenvolvimento de senso crítico, novos olhares e preocupações no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a produção do conhecimento e desenvolvimento da sociedade. Sendo assim, a sociedade não se enxergará apenas isoladamente, mas como um todo, numa visão unificada. Capra enfatiza que os problemas da sociedade não podem ser vistos e compreendidos isoladamente, mas como um todo, uma visão sistêmica para lutarmos em busca de melhorias e descobertas.
Embora a complexidade reconheça a eventualidade das coisas e incerteza do conhecimento, a separação não morreu,mas é insuficiente, diante da necessidade de reunir , juntar e contextualizar.A especialização revelou-se prejudicial, onde o especialista sabe cada vez mais sobre menos , enquanto os cientistas por exemplo, se dedicam a sua área do saber sem perder o foco no todo ,como valorizado pela teoria dos sistemas alinhado ao pensamento complexo, onde tem-se do entendimento que o todo é maior que a soma das partes.Sendo como reforçado por Pascal "todas as coisas ajudadas e ajudantes", nenhum sistema é totalmente isolado, todos acabam se influenciando, sendo impossível conhecer as partes em o todo ou virce-versa.

"O Pensamento complexo está animado por uma tensão permanente entre a aspiração a um saber não parcelado, não dividido, não reducionista e o reconhecimento do inacabado e incompleto de todo conhecimento."(Morin,2003 )


Diante de tais explanações, superar o paradigma tradicional é um desafio para toda a comunidade acadêmica. Fica clara a necessidade da formação continuada e de uma sensibilização na elaboração de uma nova cultura e de novas práticas educacionais, a partir de um trabalho docente que privilegie o processo de ensino e aprendizagem , relacionando os projetos institucionais, currículos, reformas e perfil de seus formandos às bases paradigmáticas e prática docente. Prática esta que pode influenciar de forma significativa na aprendizagem dos alunos e conseqüentemente na sua atuação profissional. Sendo indispensável um currículo elaborado com foco nas competências e apoiando o ensino e aprendizagem de forma contextualizada e crítica, a partir de uma atuação e prática educativa transformadora , alinhada as novas tecnologias, com a visão do professor como mediador colaborando para o desenvolvimento de competências e aprendizagem do aluno. Baseadas numa visão transdisciplinar organizando as disciplinas de formas a atravessarem-se entre si com uma espécie de unidade, com métodos que possibilitem o estudo do meio, estudos de caso , reflexões na ação e sobre a ação.
Para isso, de nada adianta uma infra-estrutura maravilhosa, uma estrutura curricular inovadora e um projeto pedagógico espetacular, se não temos o corpo docente capacitado e engajado para efetivação de tais mudanças, o "teto" da qualidade está no corpo docente e em sua participação, a formação de professores nesse contexto torna-se indispensável.
Em sua maioria as capacitações docentes e semanas pedagógicas das institucionais, voltam-se ao conhecimento que o professor deve possuir da disciplina que ministrará, sem focar em suas práticas e na relação que existe em todas as disciplinas do currículo, onde aspectos relacionados à prática e pesquisas, nem sempre são contempladas.
Paulo Freire em seus discursos e pensamento, sempre buscou valorizar a importância da discussão sobre a concepção do ensino, nesses momentos de formação docente, para que se enxergue o professor como mediador na construção do conhecimento do aluno, a partir de situações que proporcionem a construção do conhecimento e sua socialização, longe do professor como mero transmissor e aluno como reprodutor.
Se os professores continuarem enxergando as disciplinas de forma fragmentada e independentes entre si, como os alunos poderão fazer as relações entre as diversas áreas? Como conseguiremos colocar em prática as reformas curriculares que prezam pela inter, multi e transdiciplinaridade? Como executaremos atividade integradas?.Muitos docentes nunca tiveram a oportunidade de trabalharem juntos, de discutirem e nem se quer ouviram falar na teoria da complexidade, nos paradigmas tradicionais e complexos e em diversos temas pertinentes a educação e suas práticas. Sendo fundamental que estes professores participem da elaboração dos projetos, das discussões que envolvam as reformas curriculares e de capacitações que reflitam sobre a prática universitária, para que se apropriem do contexto.
Dessa forma, esses professores necessitam de momentos de troca e avaliação de suas práticas, para que percebam que em sua maioria possuem raízes nessas metodologias conservadoras e a partir de então possam superá-las e refletir sobre tais ações e sobre a necessidade da transição de paradigmas, para a evolução e aperfeiçoamento de sua prática docente que influenciam diretamente na conquista dos objetivos almejados e na formação pessoal e profissional dos alunos.
Isso significa que, embora o foco esteja no aluno e em seu aprendizado, o corpo docente é merecedor de destaque nos planejamentos e investimentos institucionais, uma vez que suas ações proporcionarão a conquista dos objetivos desejados e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Ações efetivas relacionadas a formação docente são cruciais para a renovação e redefinição de suas práticas, proporcionando uma avaliação de suas práticas e a melhoria das metodologias utilizadas , permitindo a estes focar em um modelo de formação por competências. Caso contrário às instituições não podem cobrar de seus docentes metodologias inovadoras e alinhadas aos seus objetivos de suas reformulações.
Para isso, os professores devem desenvolver seus planejamentos em conjunto para facilitar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem,exigindo um diálogo permanente entre os docentes, acompanhando a velocidade do mundo contemporâneo o que necessita de uma constante atualização.
Sendo básico para essa conquista em sua prática pedagógica a inter-relação entre as diversas áreas e disciplinas, criando relações entre os diversos campos do saber, superando visão limitada das disciplinas. Possibilitando a criação de redes dialógicas nessa construção do conhecimento e superação da hiperespecialização e departamentalização na instituição de ensino, proporcionando as condições necessárias para a implementação desse novo paradigma.Estando a complexidade relacionada a uma reforma do pensamento e posição epistemológica, a partir da qual poderemos oferecer uma instituição de ensino pela práxis do pensamento complexo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os estudos dos paradigmas e sua influência nas práticas pedagógicas possibilitou a reflexão do quanto a superação de paradigmas tradicionais influencia diretamente na prática docente e qualidade educacional, reforçando a idéia da formação continuada como aliada nesse processo de melhoria e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, estimulando, especialmente, reflexões que se refiram ao paradigma da complexidade.
Dessa forma, fica claro o quanto a execução das reformas curriculares depende da formação de um novo educador que atue de forma crítica, alinhado ao paradigma da complexidade. Formação esta que depende de estudos e atualização profissional, proporcionando aos docentes momentos de diálogos, atualização, trocas e uma avaliação crítica de suas práticas que favorecerão nos futuros planejamentos e ações. Além de reformas curriculares na formação dos futuros docentes, dos cursos de licenciatura, formando o educador alinhado as teorias da complexidade , o que influenciará diretamente em sua prática docente. O oferecimento de disciplinas que discutam a teoria da complexidade nessa formação e reflitam sobre a influencia nos paradigmas na prática docente é fundamental para essa evolução, sendo uma disciplina voltada a teoria da complexidade e crise paradigmática, diferencial nesse processo.
A partir de então, os educadores, poderão focar no desenvolvimento e avaliação por competências, ensino por meio de pesquisas, reflexões e inter-relações ,ações pedagógicas que estimulam o desenvolvimento do senso crítico do aluno e a preparação para sua área profissional e formação cidadã, assim como proposto pelo referido paradigma.
Embora às vezes pareça utópica a busca pela excelência educacional, esta deve ser estimulada a cada dia, com o apoio de toda a comunidade acadêmica, proporcionando trocas de experiências entre os docentes, estudos de caso, estudos sobre o tema e principalmente investimento na formação continuada e constante profissionalização do corpo docente, independente de sua "área de conhecimento", as trocas e aperfeiçoamentos devem ser feitas coletivamente, pelo todo.
Sendo assim, a visão dos gestores educacionais e de toda comunidade acadêmica é de extrema importância sendo necessário repensar o papel do educador para uma educação de qualidade e transformadora. Para isso, estes devem ter a consciência da importância de investimentos na formação continuada que propiciem momentos de reflexão e diálogos necessários ao processo educacional. Momentos estes que influenciarão na construção de ações pedagógica inovadoras, como exige a sociedade complexa, gerando mudanças e novas formas de estimular o desenvolvimento por competências.

REFERÊNCIAS

CAPRA,F..A Teia da vida:uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix,1996.

MOARES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 12.ed., Campinas: Papirus, 2007.

MORIN, E. Os sete saberes necessários para a educação do século XXI. 10.ed., São Paulo: Cortez, 2005.

MORIN.E..Ciência com consciência.8.ed..,Rio de Janeiro:Bertrand Brasil,2005

MORIN.E. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro .3. ed.,São Paulo:Cortez,2001

MORIN.E. A cabeça Bem-feita: Repensar a Reforma, Reformar o pensamento.Tradução de Eloá Jacobina.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil .3. ed.,São Paulo:Cortez,2001

BEHRENS,Marilda Aparecida;OLIANI,Anadir Luiza Thomé. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional à complexidade.Diálogo Educ.,Curitiba,v.7,n 22, p 53-66, set/dez. 2007.

PEREIRA, J. Formação de profissionais da educação. Revista Educação e Sociedade,Campinas. n 68, 2ª edição, 1999.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Disponível em acesso em : 05 jun.2010.
Autor: Maria Cavalcante


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