PRÁTICAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA



RESUMO

O ensino da matemática, atualmente, vem sendo realizado de uma forma desmotivadora, como uma ciência pronta e exata que exige do aluno uma memória fantástica, onde na maioria das vezes acaba-se perdendo o verdadeiro sentido da matemática. Tendo isto em vista, surge esta pesquisa que apresenta uma proposta de uso de práticas alternativas para a educação da matemática em escolas de nível fundamental, associada ao resgate de procedimentos eficazes do passado e a técnicas que facilitam a realização de cálculos. Dentro desta proposta também estão inseridas atividades focadas na aprendizagem matemática de caráter mais significativo e motivador ao aluno, tornando a educação mais prazerosa tanto para quem ensina como para quem aprende. Através de uma metodologia qualitativa, embasada em pesquisa bibliográfica, foi possível resgatar práticas, procedimentos e métodos que acabaram sendo "esquecidos" no decorrer da história, além de técnicas e macetes que facilitam os cálculos do cotidiano, inclusive as "mágicas matemáticas", sendo apresentadas de maneira que o professor possa utilizá-las em suas aulas para ensinar uma matemática de forma mais simples e divertida, cativando o aluno para o verdadeiro e abstrato aprendizado.
Palavras-chave: Matemática, práticas e história.
Autor: Franciele Tatto


Artigos Relacionados


Rcnei De Matemática: Uma Perspectiva Para O Cotidiano Da Criança

A Matemática Em Sala De Aula

Ensino Da Matemática Na Educação Infantil E Especial

A ImportÂncia Do LÚdico No Ensino Da MatemÁtica

Os Desafios Ao Ensinar Matemática

A Viagem À Procura De Uma Velha Conhecida AtravÉs Dos Tempos

Proporção Áurea