Resíduos da Imagem



RESÍDUOS DA IMAGEM


Yuri Almeida Prates*

RESUMO

A preservação do meio ambiente configura-se como um grande desafio para as sociedades humanas, por tanto faz-se necessário ações e iniciativas que venham amenizar os impactos ambientais e a preservação dos recursos naturais. Os processos fotoquímicos geram efluentes que podem causar danos ao meio ambiente e conseqüentemente à saúde da população, estes resíduos podem ser processados e reaproveitados, contribuindo assim para o combate a poluição promovendo economia de recursos naturais e sendo também uma atividade economicamente viável. Portanto demonstra-se fundamental avaliar as problemáticas que envolvem os resíduos fotoquímicos, assim como a sua viabilidade econômica e os danos causados à natureza.



Palavras-chave: Prata, fotoquímico, metal pesado, fixador, películas radiográficas, fotolito



*Tecnólogo em Radiologia
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Pós Graduando do Curso de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Email: [email protected]






INTRODUÇÃO

Cada vez é mais latente a preocupação do homem com a preservação e a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, assim como o desenvolvimento de técnicas que venham poluir menos e reduzir os impactos ambientais.
A radiologia é um relevante recurso tecnológico para diversas áreas de atuação humana, inclusive na área de saúde, pois permite a elaboração de diagnósticos clínicos, entretanto produzem resíduos que podem ocasionar danos ao meio ambiente, o que é alvo de preocupação para a população e órgãos governamentais.
Este artigo cientifico objetiva analisar e discutir os impactos ambientais causados pelos resíduos fotoquímicos, assim como o seu processamento e reaproveitamento, que são aspectos relevantes para o manuseio e manipulação das respectivas substâncias. Aborda o aspecto econômico, pois o processamento dessas substancias configura-se como atividade geradora de renda e de empregos, enfocando também a análise e compreensão da legislação ambiental vigente no que tange os resíduos fotoquímicos.

DESENVOLVIMENTO

A radiologia é uma relevante tecnologia para o desenvolvimento das atividades humanas, sendo indispensável instrumento em varias áreas do trabalho humano como em hospitais, clinicas, empresas de revelação fotográfica entre outras, porem estas instituições produzem resíduos fotoquímicos que prejudicam o meio ambiente e respectivamente a saúde da comunidade.
Demonstra-se de suma importância pesquisar e analisar os resíduos fotoquímicos e seus respectivos efluentes, o processo de revelação radiográfica envolve dois agentes básicos, o revelador e o fixador, o revelador sofre irrelevantes mudanças, mas o fixador se torna muito perigoso ao reagir com a película radiografia e se contamina com a prata, em virtude disso faz-se necessário um tratamento e um manuseio especializado e qualificado dessas substancias. Conforme a resolução CONAMA 20 : "O limite para descarte deve ser 0,1 mg/dl".
No decorrer do processo radiológico o fixador acumula prata em media 3g/l, o que esta muito acima da recomendação proposta pela resolução do CONAMA, portanto esse material que possui um alto valor comercial pode ser reaproveitado para outras atividades, alem de favorecer para a preservação da fauna, flora e humanidade, pois a prata se ingerida representa danos devido ao seu poder cumulativo.
É perceptível o descarte da prata sem qualquer cuidado ou procedimento técnico cientifico, sendo essa iniciativa contraria a regulamentação ambiental vigente, alem dos transtornos já citados.
De acordo com o artigo RDC 306/04 ANVISA: "Os reveladores utilizados em radiologia podem ser submetidos a processo de neutralização para alcançarem pH entre 7 e 9, sendo posteriormente lançados na rede coletora de esgoto ou em corpo receptor, desde que atendam as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes."
"Os fixadores usados em radiologia podem ser submetidos a processo de recuperação da prata ou então serem submetidos ao constante do item abaixo"
"Os demais resíduos sólidos contendo metais pesados podem ser encaminhados a Aterro de Resíduos Perigosos-Classe I ou serem submetidos a tratamento de acordo com as orientações do órgão local de meio ambiente, em instalações licenciadas para este fim. Os resíduos líquidos deste grupo devem seguir orientações específicas dos órgãos ambientais locais".
Os resíduos fotoquímicos possuem elevados índices de desajustes químicos, em função disso torna-se necessário o seu tratamento com a finalidade de torná-los menos poluentes, reduzindo assim os impactos ambientais através de medidas que obedeçam os parâmetros e leis ambientais
Os órgãos governamentais fiscalizadores possuem uma importante missão no que tange a fiscalização do cumprimento das leis por parte das empresas, a atuação dos mesmos, é decisivo para que os estabelecimentos cumpram suas obrigações e responsabilidades para com o meio ambiente.
Uma medida importante é a entrega desses resíduos a empresas especializadas em seu recolhimento e tratamento, pois representaria um enorme avanço contra a poluição e lançamento indevido no meio ambiente.

CONCLUSÃO

O combate à poluição e a preservação dos recursos naturais é resultante de uma serie de atitudes e ações que devem ser tomadas por diversos setores da sociedade e dos órgãos governamentais.
Revela-se de extrema importância o reaproveitamento e o tratamento dos resíduos fotoquímicos com o intuito de torná-los menos nocivos, reduzindo consideravelmente os impactos ambientais e contribuindo para promoção da qualidade de vida.
As empresas que utilizam essa tecnologia de produção de imagem necessitam adotar uma postura que demonstre responsabilidade ambiental e social, pois esta é vital para que se reduza os danos ambientais causados, e uma dessas ações é a contratação de empresas especializadas para manipular os resíduos fotoquímicos.
Os órgãos governamentais devem assumir suas responsabilidades com relação ao seu caráter fiscalizador, fazendo com que as instituições respeitem e cumpram as leis ambientais.
Portanto, os problemas referentes aos resíduos fotoquímicos podem ser resolvidos, e para que isso se concretize é necessário uma maior integração entre os seguimentos envolvidos nesse processo como empresas, órgãos públicos e sociedade, sempre objetivando prioritariamente a conservação da nossa biosfera.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE ? CONAMA - Resolução nº 283 e 12/07/2001. Dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos dos serviços de saúde. Diário oficial da união, Brasília, 01/10/2001
Resolução 357/05 CONAMA
RCD 306/2004 da ANVISA
PRATES, Y. A. IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO POR RESIDUOS FOTOQUIMICOS (ORIUNDOS DA RADIOLOGIA INDÚSTRIA GRAFICA E FOTOGRAFICA) Itapetinga - BA: UESB, 2008. p. (Monografia ? Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento)
STALIKAS, C.D., LUMAR, L, RUBIO, S., PEREZ-BENDITO D., wat. Res. Vol. 35 nº16, 3845-3856, 2001.




Autor: Yuri Almeida Prates


Artigos Relacionados


Lixo Eletrônico: O Preço Do Avanço Tecnológico.

Avaliação De Impactos Ambientais Do Lixão Do Município De Estância – Sergipe

GestÃo De ResÍduos: A Política Nacional De Resíduos Sólidos

A Situação Dos Resíduos Sólidos Urbanos No Município De Ubá (mg)

ResÍduos: Leis E DisposiÇÕes

Cores Para Identificar Os Tipos De Lixo

ResÍduos SÓlidos