NÍVEL DE SATISFAÇÃO SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES ? ATENDIMENTO AO ESTUDANTE- EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR



NÍVEL DE SATISFAÇÃO SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES ? ATENDIMENTO AO ESTUDANTE- EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.
Ana Paula Lucas Vaccaro
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Resumo
O objetivo principal é conhecer o quanto os colaboradores se realizam em trabalhar em instituições de Ensino Superior. Foram coletados dados junto ao setor de Atendimento ao Estudante. Estes dados foram analisados a luz das abordagens teóricas que permeiam este tema, esclarecendo os fatores motivacionais que movem os colaboradores. Como resultados obtidos os funcionários participantes da pesquisa de maneira geral estão satisfeitos, entretanto ainda existem importantes espaços de melhoria, que requerem uma ação de gestão vinculada, principalmente, a implementação de políticas e práticas de retenção dos funcionários.

PALAVRAS-CHAVE: motivação, organização, colaborador, satisfação, trabalho.


Introdução

Hoje, apesar de toda a tecnologia existente no mercado, o homem ainda é indispensável para
realização de muitas tarefas, é o fator humano que faz a diferença no mundo competitivo. As organizações passam por um processo de adaptação decorrente da introdução dos avanços tecnológicos.
As mudanças provocadas dentro das empresas na busca de novas tecnologias, com exigência de um mercado cada vez mais competitivo, têm reflexos significativos na forma de gerenciamento das
organizações. (VERGARA, 2005). Conforme Chiavenato (2000, p.67), "estamos vivendo a terceira revolução industrial, cujoprotagonista da história é o computador". De qualquer forma não é possível ignorar a importância dos seres humanos neste fato, repetindo o pensamento vigente durante a primeira revolução industrial. O homem não pode ser pensado como um ativo que pode ser substituído pela máquina, é bem verdade que algumas tarefas passaram a ser realizadas por máquinas, entretanto, o cérebro humano ainda é o queoferece voz de comando para o trabalho automatizado. (BERGAMINI, 1997). Hersey (2005) informa que por mais que o trabalho seja intelectualizado e menos braçal, e a
tecnologia desempenhe um papel fundamental nos dias atuais, é preciso investir no material humano, é
preciso planejar de forma estratégica, para assim utilizar da melhor forma possível da tecnologia atrelada ao trabalho desenvolvido por que cada colaborador, desta forma a organização e os profissionais poderão sobreviver às incertezas e constantes mudanças do mercado atual.
Com o desenvolvimento das teorias acerca da administração percebeu-se a importância do papelda motivação no âmbito profissional. Segundo Hersey e Blanchard, (1977) acreditava-se na concepção de que o homem era motivado apenas pelo aspecto econômico, acreditava-se na idéia que este seria o único fator de motivação na vida profissional das pessoas. Mas teorias contemporâneas comprovam que é preciso ir além deste caminho, é vital para o sucesso da organização conhecer seus colaboradores,conhecer suas necessidades, desejos e sonhos, deve-se ir além do ambiente profissional, é preciso investir em pessoas, investir em seus talentos. Esta busca por entender o que motiva um funcionário deve fazer parte da rotina dos administradores e é preciso ter sempre presente que as pessoas são diferentes um das outras e por conta disto necessitam de motivações diferentes.
Em meio a este cenário é fácil perceber que o principal desafio dos gestores está centrado em
encontrar o equilíbrio entre a necessidade da organização com a realização de cada colaborador, afinal
funcionário motivado produz mais e produção é o caminho para o lucro. (IAIN MAITLAND, 2000)
Diante do que foi pesquisado percebe-se que motivação no âmbito profissional é primordial nos dias atuais, é fundamental conhecer o que de fato motiva um colaborador, mas para isto é necessário que as organizações compreendam que as pessoas são diferentes, pois possuem necessidades e emoções distintas e que o homem é um ser insaciável. As organizações precisam focar nos seus colaboradores para obter o resultado desejado e para aumentar a produtividade é preciso cada vez mais investir em pessoas, é possível concluir que o homem precisa do trabalho para ser feliz.
"A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ouenergizado por algum tipo de motivo ou razão. Motivo, motor e emoção são palavras que têm a mesma raiz." MAXIMINIANO ( 2004, p. 268).

Considerações Finais

É possível concluir com base nesta pesquisa que estímulos para manter o profissional motivado nem sempre têm o efeito desejado, pois o simples fato de cada indivíduo ser único na forma de pensar e agir, com suas experiências positivas e negativas, acaba condicionando suas motivações. Não há uma teoria que garanta a motivação, pois supor que os mesmos estímulos causem as mesmas reações em todos os colaboradores é desconsiderar suas individualidades. Lidar com essas diferenças é um dos desafios dos gestores da atualidade.
É preciso que os administradores aceitem e entendam o caráter individual da motivação e se conscientizem de que dificilmente os colaboradores estarão completamente satisfeitos, pois sempre existirá uma necessidade não atendida, caberá, portanto, ao próprio colaborador a decisão de estar ou não motivado, mudando sua atitude e se comprometendo com os resultados da empresa. Havendo por parte da instituição a disposição em ouvir, esclarecer o que precisa ser realizado e proporcionar um ambiente agradável, assim estará mostrando que se preocupa e acredita no funcionário. Desta forma seja possível que o funcionário não valorize o trabalho apenas como um meio de sobrevivência e veja na organização que trabalha uma oportunidade real de desenvolvimento profissional e como pessoal. A empresa deve atentar para as condições de trabalho e conforto, modelo de gestão, para as relações gestor-colaborador, deve estar atenta para que cada colaborador faça uso pleno das habilidades pessoais e delegação de responsabilidade. Esta é uma boa alternativa para motivar os colaboradores, pois assim perceberão sua contribuição para a empresa. E se houver reconhecimento por parte dos gestores e dos colegas, além da perspectiva de desenvolvimento, certamente serão formadas equipes com mais qualidade. Desta forma, será possível diminuir o processo da desmotivação, que parte não somente de fatores psicológicos, mas também de fatores relacionados com o ambiente físico. Afinal o bem mais importante de uma empresa são as pessoas. Um ponto comum que a maioria das empresas precisa desenvolver é a comunicação entre os setores. Muitas vezes ocorre o retrabalho, a má interpretação de uma atividade, a falta de informação, isto ocorre justamente por haver deficiência de comunicação entre as equipes. É preciso que processos sejam claros, é necessários que todos saibam onde inicia e onde termina sua atividade, bem como o impacto do trabalho de cada tem na instituição. É preciso, também, estimulo contínuo da motivação, pois a motivação surge dentro das pessoas. Cabe a empresa oferecer os incentivos necessários para o êxito deste processo motivacional, seja através de plano de carreira, promoções ou por meios monetários.
O presente trabalho contém informações que poderão ser utilizadas em caráter estratégico, para melhorar a retenção de funcionários; podendo, conseqüentemente, ser aplicada em toda organização.

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Autor: Paula Vaccaro


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