IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA OCUPAÇÃO DESORDENADA NO ECOSSISTEMA MANGUEZAL DA FOZ DO RIO PRATAGY EM ALAGOAS



RESUMO

As percepções sociais da importância dos manguezais variaram drasticamente no Brasil, desde os tempos coloniais até os dias de hoje. Os manguezais passaram a ser considerados como áreas insalubres, desde o final do século XIX até meados do século XX. Como conseqüência desta concepção, manguezais eram rotineiramente erradicados para reduzir a insalubridade de áreas costeiras ou mesmo convertidos para outros usos. Esse tão importante ecossistema foi sempre considerado um ambiente sem valor econômico e menos atrativo, embora sua importância econômica e social seja muito grande. Este estudo foi efetuado, através da pesquisa bibliográfica e documental, com objetivo de diagnosticar os problemas adversos, como ocupação desordenada e os impactos identificados. Como resultado, foi observado que o mangue é objeto de ocupação desordenada pela ação antrópica, causando desmatamento e o aterro de suas áreas, para a construção de casas e para a expansão do turismo. Suas águas servem como depósito de esgotos domésticos e de lixo.
PALAVRAS-CHAVE:

SILVA, MARIA ANTÔNIA da. Orientador: Prof. Dr. Manoel da Rocha Toledo Filho. Ambient impacts in the Manguezal Ecosystem of the Estuary of Rio Pratagy in Alagoas. Monografia (Programa de Pós-Graduação (Lato Senso) em Ciências Ambientais). Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Universidade Federal de Alagoas ? UFAL. Maceió, Alagoas, Brasil. 2007. (XXXp).


ABSATRACT

The social perceptions of the importance of the manguezal had varied drastically in Brazil since the colonial times until the present. The manguezais had passed to be considered as unhealthy areas, since the end of century XIX until middle of century XX. As consequence of this conception, manguezal routinely were eradicated to reduce the insalubrities of coastal areas or exactly converted for other uses. This so important ecosystem always was considered an environment without economic value and less attractive, even so its economic and social importance is very great. This study it was affected through documentary the bibliographical research and with objective to effect a diagnosis of the adverse problems as disordered occupation and the identified impacts. As result was observed that the fen is object of disordered occupation for the atrophic action causing deforestation that fills with earth its areas for the construction of houses with the expansion of the tourism. Its waters are objects of domestic sewers and garbage.
KEY WORDS:

1 - INTRODUÇÃO

À medida que a espécie humana foi desenvolvendo novas tecnologias e ampliando seu domínio sobre os elementos da natureza em geral, os impactos ambientais foram se ampliando em intensidade e extensão.
A riqueza biológica do ecossistema manguezal, faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, quanto para outros animais que migram para áreas costeiras. Os manguezais estão entre os grandes responsáveis pela integração das espécies ameaçadas de extinção e fornecem uma rica alimentação protéica para a população litorânea. Segundo especialistas, o manguezal sempre foi considerado um ambiente sem valor econômico e menos atrativo (ambiente brasil,2006).
Entretanto, é um ecossistema que está sofrendo com a ação antrópica, sendo levado à destruição e à ocupação desordenada do ambiente pelo homem. Isto deve-se principalmente ao fato desses locais apresentarem condições para a construção de casas, marinas e indústrias locais, sendo favoráveis à instalação de empreendimentos voltados diretamente a atender interesses particulares. Apesar de sua grande importância sócio-ambiental, os manguezais, distribuídos ao longo do litoral brasileiro e no mundo, vêm sofrendo inúmeros impactos. Toneladas de lixo, esgoto doméstico e industrial, aliados à especulação imobiliária e à pesca predatória, fazem com que diversas comunidades tradicionais sejam obrigadas a abandonar suas atividades, buscando outras fontes de subsistência (NUNES, 1998).

Este trabalho tem como objetivo geral identificar e analisar informações relevantes sobre impactos relativos ao estado do meio ambiente, gerados pela ocupação desordenada nas áreas de manguezal em torno da foz do Rio Pratagy e como objetivos específicos fazer um diagnóstico da área estudada prováveis impactos ambientais causados pela ocupação desordenada; estudar a importância do ecossistema manguezal; mostrar que as áreas de manguezais podem ser perfeitamente voltadas para o ecoturismo, desde que sejam respeitados os seus valores ecológicos, e que podem ser utilizados para fins econômicos, ou seja, de modo sustentável, ordenado e planejado; mostrar que as áreas de manguezais são áreas de preservação permanente e são protegidas por lei; indagar e avaliar estratégias para o manejo e o uso sustentável no ecossistema manguezal; propor ao poder público estadual, com a conscientização que se faz necessária, o desenvolvimento de estratégias para promover a conservação dos manguezais, transformando a idéia de que a preservação ambiental não é somente dos órgãos competentes, mas sim de todos os cidadãos, que têm direito a usufruir de um meio ambiente equilibrado.
Autor: Maria Da Silva


Artigos Relacionados


Importância Dos Manguezais E Os Tipos De Mangues

Realidade HistÓrica Dos Manguezais Com Enfoque Em Aracaju

A Urbanização Do Verde: O Uso Das áreas De Proteção Ambiental E Parques Urbanos De Fortaleza - Ceará

A Representação Sócio-econômica Do Mangue Do Rio Cocó

Impactos Do Desmatamento Na Borda Da Reserva Extrativista Chico Mendes ? Acre ? Brasil

O Uso Do Sensoriamento Remoto E Processamento Digital De Imagens Utilizadas Para Mapear A Degradação Da Vegetação Nativa Do Município De Rio Quente-go

PrÁtica Investigativa: Parque EcolÓgico Municipal TramandaÍ, Aracaju-se