Desenvolvimento Educativo Digital



O conteúdo do texto é a maneira de expressar não só o nosso conhecimento do mundo, mas a forma como o construímos e inventamo-lo. As tecnologias da Informação e comunicação têm melhorado exponencialmente na criação de conteúdo, sua concepção, construção, produção, reprodução e recepção; geraram novas formas de representação com base na criatividade de novos paradigmas, e propuseram uma nova conversa entre o autor e o leitor através de uma pragmática digital, com elevada participação do leitor. A digitalização dos materiais (imagem, som textos verbais, gráficos) a partir de diferentes fontes adquirem uma mesma natureza expressiva, que podem ser reutilizados e combinados de forma criativa, testando o potencial deste recurso e a definição do discurso digital que trouxe a quarta onda de comunicação de acordo com *Toffler.

A atualização da informação e dos conteúdos multimídia depende em grande medida das habilidades desenvolvidas pelos atores da comunicação, a ser realizado por meio da educação ativa e participativa. E como você, professor, lida com a quarta onda?

* Alvin Toffler, 3 de Outubro de 1928, é um escritor e futurista norte-americano doutorado em Letras, Leis e Ciência, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica.

Por Jorgeval Gomes

Autor: Jorgeval Lima Gomes


Artigos Relacionados


Conteúdos Digitais E Educação

Responsabilidade Legal Na Era Digital

A Importância Da Utilização Das Tecnologias De Informação E Comunicação (tics) Na Sala De Aula

As MÍdias Na ProduÇÃo De Material PedagÓgico E A InclusÃo Digital

ConvergÊncia De MÍdias

Pertinência E Relevância

Aprendizagens Escolares Mediantes A Alfabetização E O Letramento Digital