Se Fernando Alonso fosse seu colaborador



No último domingo, 25 de julho de 2010, parte do mundo assistiu perplexa a situação criada pela Ferrari em mais um grande Premio de fórmula 1. Desta vez na Alemanha.
Um Engenheiro da equipe ordenou que Felipe Massa permitisse ser ultrapassado pelo "companheiro", Fernando Alonso. Todavia, sabe-se que esta situação foi fruto de uma reclamação do piloto espanhol, feita diretamente a este engenheiro.
Isto existe em uma corporação?
O comportamento do espanhol me remeteu diretamente ao ambiente de uma empresa qualquer, onde um colaborador por sentir-se acuado em relação ao crescimento de um colega, ou pior, pensando que o sucesso profissional deste está dificultando o seu próprio, decide "reclamar" ao superior imediato (neste momento não analisarei o comportamento deste superior, que na situação da Alemanha foi desastroso) solicitando providências.
As corporações estão repletas de pessoas que resolvem culpar os outros pelos fracassos contabilizados na tentativa de crescer profissionalmente e "enviam uma mensagem" a sala da chefia, ao invés de identificar e corrigir as causas do fracasso.
O comportamento ideal destes indivíduos é descobrir um ponto na pista para mostrar que é capaz de avançar; e saber o que fazer quando chegar neste ponto, ao invés de utilizar o "rádio".
Refiro-me agora a você que ocupa um cargo de liderança na sua empresa. O que você faz quando um dos seus comandados solicita o posto mais elevado do podium, e não mostra competência para tal?
Autor: Sergio Sodre


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