Segurança Pública Efetiva



Conquistando territórios

O presente artigo segere ao governo a criação de uma política de segurança publica fundamentada em conceito de territórios, métodos de Gestão de Riscos e princípios de Auditoria Contínua.

Gestão de Riscos:

Identifica, mede e prioriza o tratamento dos riscos, que de forma direta expõe a segurança do cidadão. A avaliação de risco consegue de forma clara identificar as áreas dentro da sociedade de maior criticidade.

Auditoria Contínua:

"Tipo de auditoria que produz resultados simultaneamente ou em um pequeno período de tempo, após a ocorrência de um evento relevante" ? Prof. Miklos Vasarhelyi (KPMG, AICPA, Rutgers University). Evento relevante = possível quebra de controle

O modelo defendido é baseado em sistemas de monitoramento de áreas, considerando a matriz de risco do local (importância econômica, densidade populacional e o índice de criminalidade registrada no semestre anterior) e os recursos policiais disponíveis (humanos e materiais).

A alocação dos recursos se dá de acordo com a data, horário e matriz de risco do local.

Uma vez definido os pesos de cada variável, a matriz deverá ser tratada de igual forma para toda sociedade.

Um exemplo prático é o sistema de CFTV moderno, com câmeras com gravação continua 24hs, câmeras com gravação por detecção de movimento, sensores de presença com detecção 24hs e sensores de presença com detecção de movimento agendada. E, baseado neste modelo, dependendo da criticidade do perímetro a ser protegido, seria interessante que essas áreas de maior risco tivessem proteção 24hs ou, monitoramento agendado.

O controle efetivo da criminalidade se obtém através do monitoramento constante e da resposta policial tempestiva em caso de evento em andamento. O melhor modelo de resposta tempestiva se baseia em zonas de atendimento, onde uma viatura da polícia militar com 03 policiais e 02 celulares cujos números são de conhecimento dos comerciantes e moradores da região patrulhada e uma moto com 02 policiais trabalham em uma área média de 01 km², dependendo da densidade populacional o tamanho da área patrulhada pode ser aumentado, de forma que, todas as ocorrências em andamento naquela região são comunicadas via telefone celular pela população local diretamente à guarnição de serviço na viatura, ficando registrado no aparelho o número do telefone do solicitante e a pronta resposta é imediata. A comunicação ao CIODES é realizada pelos próprios policiais via rádio.

O ganho de tempo no atendimento às chamadas nesse sistema é imenso e a redução de trotes também.

Para que haja êxito, é imprescindível que viatura e a moto só deixem o quadrante defendido nesse sistema mediante chamado do Comando Central, exclusivamente, para reforço à ocorrências de vulto em andamento.

No livro A Arte da Guerra, Sun Tzu escreve: "Aquele que conhece o inimigo e conhece a si mesmo não ficará em perigo diante de centenas de batalhas. Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo às vezes vence, às vezes perde. Aquele que não conhece a si mesmo invariavelmente perde todas as batalhas".

O conhecer a si mesmo e o conhecer a criminalidade ajuda a polícia a analisar e prever as ações delituosas. Na realidade existe uma guerra por territórios. As facções criminosas saíram na frente e o Estado não pode ficar alheio a este combate.

A segurança não pode ser localizada e passageira, ela precisa ser geral e permanente, todo território conquistado deve ser continuamente patrulhado e defendido, até mesmo os animais agem assim.

A criminalidade é uma doença contagiosa e como tal deve ser detectada, isolada e combatida.

Um outro estágio a ser alcançado é a participação efetiva do cidadão no combate a criminalidade, para tanto, o Estado deve criar políticas claras de investimento que permitam a integração dos esforços realizados pelo cidadão com os investimentos em segurança pública realizados pelo Estado, trataremos desse assunto em outra oportunidade.

Ijanai dos Santos Sobrinho
Auditor Interno de Instituição Financeira
Especialista em Segurança Perimetral
Autor: Ijanai Dos Santos Sobrinho


Artigos Relacionados


A SeguranÇa PÚblica No Atual Estado DemocrÁtico De Direito

Projeto Unidade De Polícia Pacificadora E Sua Influência Na Sociedade Do Rio De Janeiro

O Gerenciamento Da Troca De Turnos Policiais Orientado Pela Filosofia De Polícia Comunitária

Alarme Supervisionado Por Cftv (circuito Fechado De Televisão)

As Variáveis De Segurança E Defesa E Seus Impactos Na Violência E Criminalidade No País

As OrganizaÇÕes E A PolÍcia: Vertentes De PossÍvel ColaboraÇÃo

A Necessidade Da Interatividade Entre A Polícia E O Povo