O divórcio à luz da Bíblia Sagrada



O DIVÓRCIO À LUZ DA BÍBLIA SAGRADA

Tão antigo quanto o mundo, o divórcio é um desses assuntos que geram acirrada controvérsia nos círculos religiosos. E isto é por causa da relutância do ser humano em aceitar o ensino a respeito do mesmo, exatamente como é dado pelas Escrituras Sagradas.

Portanto, empenho-me em expor, de forma simples e breve, aos corações sedentos de retidão, o divórcio à luz da Bíblia Sagrada, a Palavra Viva e Eficaz (Hb.4:12) do Senhor nosso Deus.

E anelo aqui tecer este esclarecimento estribado tão-somente nas Escrituras Sagradas, porque é nelas que eu procuro diligenciar a minha vida.

De início, lemos esta informação bíblica: "Pois EU DETESTO O DIVÓRCIO, diz o Senhor Deus de Israel," (Ml.2:16)

Acaso não seria um bom alvitre amarmos tudo o que o Senhor Deus ama, e detestarmos tudo o que Ele detesta?

O Apóstolo Paulo ensina-nos: "A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor." (1Co.7:39). "Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive? Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas se ele morrer, ela está livre da lei do marido. De sorte que, enquanto viver o marido, será chamada ADÚLTERA, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será ADÚLTERA se for de outro marido." (Rm.7:1-3)

Penso que o ensino aqui está bem claro, e dispensa quaisquer interpretações.

Pela Lei (Mandamento de Deus - Cartório - Tabelionato - Certidão de Casamento) estou ligado à minha esposa enquanto ela viver. E se - olha a condicional se! -, se ela morrer, somente se ela morrer, eu fico livre desta Lei. De sorte que, enquanto a minha esposa viver, serei chamado ADÚLTERO, se for de outra mulher...

Bem, talvez seja o momento de se perguntar: Mas, e o divórcio, não resolve o imbróglio? Não é o divórcio uma coisa legal, que me dá a liberdade necessária para contrair novo matrimônio, ou a cognominada "união estável" com outra pessoa?

Voltemos à Palavra de Deus! Ouçamos o Senhor Jesus Cristo falar: "Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra, comete ADULTÉRIO contra ela; e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete ADULTÉRIO." (Mc.10:11,12). "Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério." (Lc.16:18)

Jesus está explicando aos seus discípulos que, qualquer que repudiar, ou seja, divorciar-se de sua mulher e casar com outra, comete ADULTÉRIO contra ela; e vice-versa.

Percebe-se, então, que a coisa é muito mais séria do que imaginamos!

Tanto é que, por entenderem perfeitamente o rigor das Palavras de Jesus, "Disseram-lhe os discípulos: Se tal é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem aceitar esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado." (Mt.19:10,11)

Nem todos, caros leitores, podem aceitar a Palavra de Jesus, mas somente aqueles a quem é dado, isto é, dado por Ele, Jesus, aceitá-la.

Como se vê, sob a ótica Divina o divórcio simplesmente não existe. Não possui valor nenhum para Deus. É uma obra meramente humana (Mt.19:8)!

Nos textos aqui transcritos, eu maiusculizei os vocábulos ADÚLTERO e ADULTÉRIO, visando mostrar os seguintes textos: "Não sabeis que os injustos NÃO HERDARÃO o reino de Deus? Não vos enganeis: Nem os devassos (...) NEM OS ADÚLTEROS (...) herdarão o reino de Deus." (1Co.6:9,10). "Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, OS ADÚLTEROS..." (Ap.22:15). "Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e ADÚLTEROS, Deus os julgará." (Hb.13:4)

Quanto à decantada "incompatibilidade de gênios", bandeira assaz arvorada por casais pró-desmantelamento familiar, a Palavra de Deus também ensina como superá-la, em Cl.3:18,19.

Concluindo, quero dizer que, não obstante as leis humanas sofrerem tantas mutações com o passar do tempo, a Lei Soberana do Senhor Deus, por ser Eterna e Imutável, para sempre permanecerá (Is.40:8)!

Ao ensejo de mais um triste avanço no processo divorcista brasileiro, entrego mais este artigo, rogando a Deus que nos abençoe, para aceitarmos, sem parcialidades, a sua Santa, Bendita, Inerrante, Eterna e Imutável Palavra!

Lázaro Justo Jacinto


Autor: Lázaro Justo Jacinto


Artigos Relacionados


Duas Ou Três

Cheio De Segredo

A Luz De Deus

RelaÇÃo

Cocaína Na Cintura

Foge Sempre

O Homem Quedou