Fundamentos de SEO



Os Fundamentos do SEO
Um meio de ter certeza que seu site receberá a máxima visibilidade é a Otimização para os Motores de Busca - Search Engine Optimization (SEO). Você deve pensar em termos de SEO, desde os primeiros estágios do planejamento e design do seu site, se você deseja receber o tráfego pesado dos principais motores de busca. A fim de otimizar o seu site, você precisa entender como funcionam os motores ou , como os internautas pesquisam, e quais os elementos do site contribuiem para uma colocação de sucesso. Embora muita informação (e desinformação), exista a respeito de SEO, os especialistas concordam que os elementos nos quais você deve concentrar-se são: palavras-chave, meta tags e links de outros sites.

Como funcionam os motores de busca

Antes de nos aprofundarmos em elementos específicos, é necessário entender como funcionam os motores de busca. Os motores de busca usam um programa chamado "robô" ou "aranha" para "rastrear" a web este programa coleta e indexa as informações que encontrarem e cria uma base de dados com estas informações. Infelizmente, todos os motores de pesquisa tem seus próprios critérios de indexação de sites, e outros critérios para determinar o ranking dos sites. é virtualmente impossível para um único webmaster ou profissional de SEO conhecer todas as regras que irão otimizar o site para todos os motores de busca.

Embora para que uma campanha de SEO tenha sucesso total seja necessária a contratação de um profissional de SEO, os especialistas tendem a concordar que existem algumas regras que qualquer pessoa pode aplicar para otimizar seu site.

Os Motores ou Mecanismos de Busca

Podemos dizer que existem centenas de motores de busca, mas, a maioria dos internautas fazem a sua busca em poucos destes sites. Entre os motores de busca, os mais populares são: Google, Yahoo! e Bing. Segundo dados recentes relativos aos Estados Unidos(janeiro 2010) divulgados pela Nielsen Reports, o Google lidera com 67.3% das buscas, seguido pelo Yahoo! com 14.4% e o MSN/Bing com 9.9%, o restante da fatia fica dividido entre outros motores.

Otimização de Site

A fim de certificar-se que seu site está listado nas buscas que se aplicam diretamente para o seu tipo de negócio, é essencial usar as melhores frases e palavras-chave. Palavras-chave são as palavras que os pesquisadores usam para encontrar sites que lhes darão a informação que querem. A fim de aproveitar o poder das palavras-chave, você deve descobrir quais palavras-chave e frases-chave são mais populares entre os pesquisadores que pretende atrair para o seu site, use o Google Adwords para descobrir as palavras e frases que os pesquisadores estão usando. Depois de determinar isso, você deve colocar as palavras e frases nos pontos em que a página será mais notada pelos motores de busca. Os especialistas tendem a concordar que os melhores lugares para usar palavras-chave são: no título da página, nos primeiros parágrafos e nas meta tags do site.

O título da página é provavelmente o lugar mais importante para usar as palavras apropriadas, como todas as aranhas do Search Engine tendem a olhar para ele. Precisão é a chave - use as palavras-chave que são mais prováveis de trazer os visitantes direto para essa página específica. Não utilize o mesmo título para todas as páginas do seu site. Alguns consultores sugerem o uso de muitas palavras-chave, ou muitas variações de palavras-chave, ou repetidas palavras-chave, os motores de busca "percebem" essas estratégias e podem realmente penalizar o seu site se forem usadas tais táticas. É melhor não incluir palavras extras, como o nome da empresa, usando apenas as palavras-chave como o título do site, isso geralmente traz melhores resultados.

Também é importante usar essas palavras e frases nos primeiros parágrafos da página, o mais próximo possível da tag , sempre que possível não deve haver outras tags entre e o primeiro parágrafo. As aranhas e robôs também observam isto ao indexar as páginas na web.

O terceiro lugar é usar palavras-chave nas meta tags do site, meta tag Keywords e Description, que fazem parte da codificação da página. Novamente, o melhor é usar apenas as palavras que trarão os melhores resultados a repetição excessiva das variações pode prejudicar a sua otimização e até mesmo, em alguns casos, causar o banimento do site.

A popularidade dos Links

Outro critério que muitos motores de busca utilizam para a classificação é a popularidade dos links. Essencialmente, são links para o seu site a partir de outros sites, quanto maior o pagerank do site com link para seu, melhor. Deve-se ter atenção também categoria ou assunto do site que aponta para o seu, é muito pouco significante para os motores de busca, por exemplo um site que fala sobre Hospedagem de Site apontando para o seu site que fala sobre Carros. Para a obtenção de links em outras páginas, geralmente é necessário entrar em contato com o proprietário da página e pedir um anúncio ou a aceitação de uma troca de "links": você coloca um link na sua página, e eles fazem o mesmo por você, existem também outros meios de ganhar links como anúncios em diretórios gratuitos, postagem de artigos com link para o seu site, comentários pertinentes em blogs, entre outros.

Algumas considerações finais

Ao otimizar seu site para os motores de busca, é também importante lembrar que uma alta classificação em uma pesquisa não significa necessariamente tráfego mais qualificado. Se o anúncio no motor de busca parece claro e profissional, é mais provável que seu site receba mais tráfego qualificado. Neste contexto a meta tag Description é muito importante já que alguns motores usam estas informações para a descrição do site. Quando você quiser usar palavras-chave e frases na tag Description, faça de uma forma que tenha sentido para um internauta procurando um site como o seu.
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Autor: Nelson Rabello


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