Língua natural, preconceitos e cultura



Por Amilton da Silva Gomes¹ em 29/07/2010

Quando se busca em dicionários de língua portuguesa o significado da palavra semântica, encontra-se o seguinte: "semântica é o estudo das mudanças ou trasladações sofridas, no tempo e no espaço, pela significação das palavras". Isso talvez não provoque muito o seu interesse em fazer algum estudo semântico. Pois, basicamente, fazer esse tipo de estudo seria ater-se ao sentido da palavra.

Atualmente, surgiu uma nova concepção de semântica: a SCC (Semântica de Contextos e Cenários), que tem como sustentáculo teórico a idéia de que uma língua natural é um sistema de representação do mundo e de seus eventos. Essa idéia é muito acertada, tendo em vista que, toda língua natural representa, de fato, a identidade de um povo e também seus aspectos socioculturais.

A relação entre língua e cultura é algo inegável. Não há como escapar disso, haja vista que, é através da cultura que o indivíduo ver o mundo. Pois a visão de mundo de cada pessoa está intimamente ligada ao contexto cultural em que cada um está inserido. Acrescente-se a isso o fato de a língua ser um bem social. Nela, toda mudança só ocorre quando todos permitem.

Então, sendo a língua um bem social, devemos considerar também o fato de que ela está em constante transformação. Ela não pára; está sempre em uso por seus falantes nativos. É por isso que existem os estudos pragmáticos da língua, ou seja, a linguagem em uso; a prática da linguagem. É utilizando-se dessa língua que cada falante vai construindo o sentido de seus enunciados; conseguido, desse modo, comunicar-se

Inserido na escola, o conceito de Semântica de Contexto e Cenários, seria de grande proveito para a prática do professor em sala de aula no ensino de língua materna. Pois, o suporte teórico da SCC leva em consideração não só o fator língua materna, mas também a interligação entre ela e a cultura, ou, em outras palavras, a SCC relaciona o uso e a cultura com a língua que é falada pelo aluno.

As vantagens de o professor utilizar-se da SCC são muitas. Pois quando o aluno é levado a enxergar, no ambiente escolar, outras possibilidades de uso de sua língua, ele percebe que existem outras realidades lingüísticas além da dele. Isso, infelizmente, não tem sido levado em conta pela maioria dos professores.

É de grande relevância que o aluno perceba que a variante lingüística utilizada em seu meio sociocultural também é importante. Desse modo, o aluno se sentirá incentivado a aprender mais sobre sua língua, e aprenderá também a ter menos preconceito lingüístico de outras variantes usuais em seu meio social, como por exemplo, a variante culta da língua portuguesa, que é passada para ele na escola.

Cabe ao professor, que conhece o suporte teórico de trabalho que a SCC proporciona, despertar no aluno esse interesse pela língua, mostrando que ela é algo muito mais amplo, e que, à medida que se conhece mais sobre a mesma, amplia-se também sua visão.
Autor: Amilton Da Silva Gomes


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