Nossa Fauna Atual
FACULDADE RENASCENÇA
FACULDADES INTEGRADAS TERESA MARTIN
Antonio Sebastião de Sousa RN 09104200
Prof. Ms. Enrique de castro
FICHAMENTO
Geografia do Brasil
Jurandir Ross
Nossa Fauna Atual
A fauna não ocorre separada do ambiente em que vive participando de inúmeros processos ecológicos, a colonização, dispersão de sementes, o Brasil tem uma rica diversificada natureza por isso dificulta a listagem de animais que ocorrem no país.
A BIOGEOGRAFIA E A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS
Ecossistema, ambiente e paisagem são categorias muito diferentes:
Pois entende-se como ambiente como entorno do homem, o palco de suas ações;
ecossistema, é um termo que vem da ecologia e compreende a idéia de sistema natural que é comandada por fluxos de energia e ciclo de matérias, dos quais participam fatores do meio físico e biológico;
paisagem pode-se dizer que é que é o arranjo espaciall é formada pela natureza transformada pelo homem, é o ambiente transformado pela cultura.
O termo ambiente ganhou projeção devido a crise ecológica planetária pela qual a humanidade passa.
No campo das ciências que estudam a natureza o conceito de meio ambiente aparece como conjunto onde sistêmico onde tudo depende de tudo.
RECURSOS NATURAIS E SUA CONSERVAÇÃO:
È definido com conjunto de riquezas minerais, animais, vegetais, energéticos que constítue a parte essencial da economia de uma região, país ou continente.
Na visão socioeconômica, são meios úteis e que ao mesmo tempo são escassos mas necessários para vida material dos homens.Sendo finitos na dimensão das necessidades, pois são formados pela natureza estes produtos onde não se reproduzem ou se recuperam.
Na visão tradicional, o homem utiliza dos produtos agrícola, água, ferro, os peixes, recursos naturais sem a preocupação conservacionista.E os bens livres,o ar, a luz, a paisagem, vem se tornando escassos devido a degradação ambiental: ex; o "verde" o ar despoluindo. o espaço aberto, a luz do sol, a vida silvestre em geral.
CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E USO DOS RECURSOS NATURAIS
A exploração dos recursos naturais evoluiram com a história do homem sobre a terra. No passado sua economia dependia da caça, pesca, coleta.Ocorre a descoberta de processos para aproveitar os processos, para aproveitar os metais onde se torna mais intensa a intervenção humana.
A agricultura torna o homem sedentário, e sua ação sobre o meio mais agressiva. E com a Revolução Industrial ganha projeção planetária no consumo.
Onde ocorre aumento da população, inovação tecnológica, aliados e formas de gerir recursos, com possibilidades de previsão e de controle do próprio homem.
No Brasil com a consequência do desenvolvimento em 1960 industrial a poluição crescimento da sociedade de consumo cresce a preocupação das grandes metrópoles em relação a degradação ao meio ambiente, com movimentos ambientalistas.
CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS AMBIENTAIS
Depende de uma forma planejada de utilização do ambiente, tendo dois princípios para atender qualquer outro tipo de tentativa:
Na natureza todos depende de todos;
O manejo de recursos naturais tem sua melhor expressão no conceito de "produção sustentada" ou sustentabilidade de recursos.
O consumismo da sociedade atual tem ultrapassando a capacidade do ambiente de absorver os impactos da utilização dos recursos naturais, pois a pressão gerada pelas necessidades de consumo que define os objetivos do planejamento territorial, e não a capacidade de suporte do ambiente e os impactos da atividade transformadora.
Sociedades pautada exclusivamente pelo incentivo ao consumo desenfreado têm poucas chances de harmonizar exploração e conservação.
O USO DE RECURSOS NATURAIS DE UMA REGIÃO PODE SER PODE SER PLANEJADO DA SEGUINTE SEQUÊNCIA:
- estabelecimento dos objetivos da conservação;
- levanatamento das características físicas, biológicas e culturais do território;
- valorização dos temas inventários em termos de sua qualidade e grau de excelência. prioridade, urgência social, fragilidade do meio;
- predição da relação uso X território, avaliando-se o grau de impacto de acordo com as aptidões apresentadas pela região;
- gestão e avaliação constantes, visando à maximização da aptidão global com a minimização do impacto
Conservação e Preservação Ambiental à Brasileira;
1972 Conferência de Estocolmo, onde foi proposto pelo Brasil desenvolvimento a qualquer custo, em
1973 criou - se a (SEMA) Secretaria Especial de Meio Ambiente, com a função de atuar nos campos de pesquisa, planejamento, coordenação e do assessoramento no combate à poluição e na preservação da qualidade dos recursos hídricos.
Vinculada ao ministério do interior e outorgada pelo Estado pode-se:
- acompanhar as transformações do ambiente por meio de técnicas de aferição direta e sensoriamento remoto, identificando as ocorrências adversas e atuando no sentido de sua correção;
- assessorar órgãos e entidades incumbidos da conservação do meio ambiente tendo em vista o uso racional dos recursos naturais;
- promover a elaboração e o estabelecimento de normas e padrões relativos à preservação do meio ambiente principalmente os recursos hidricos;
- realizar diretamente ou colaborar com órgãos especializados no controle e na fiscalização das normas e padrões estabelecidos.
Após a constituição, foram feitos inúmeros dispositivos de regulação das atividades, de ordenamento territorial.
O ibama é responsável, entre outras funções, pela política nacional de unidades de conservação, ou seja, é uma unidade de conservação, é uma amostra representativa de ecossistemas brasileiros que deverá ser regida por regras especiais de uso do solo. Umas são bastante restritivas, quanto a exploração, outras assemelham -se a unidade de planejamento nas quais as atividades tem que obedecer a regras estabelecidas pelo poder público.
O tamanho mínimo efetivo para as unidades de conservação não esta ainda bem definidos as leis brasileiras, além das unidades de conservação, metade da terra incluída em qualquer projeto econômico deve ser mantida como floresta.
Na Amazônia, foi decidido basear o tamanho de áreas protegidas nas espécies de aves neotropicais de florestas úmidas de planície.
PARQUES NACIONAIS E RESERVAS ECOLÓGICAS
Em 1937, começou o sistema de parques nacionais brasileiros, onde estabeleceu o Parque Nacional de Itatiaia, no sudeste do Brasil;
Em 1972 já haviam dezesseis parques nacionais e quatro reservas biológicas,nenhuma unidade de conservação na Amazônia;
Atualmente o Brasil possui 53 parques, 23 reservas biológicas federais, 5 reservas ecológicas ecológica federais, 21 estações ecológicas federais, 38 florestas nacionais, 24 APAS federais, 9 reservas extrativistas, 18 áreas de levante interesse ecológico, 150 reservas particulares do patrimônio natural
ESTAÇÕES ECOLÓGICAS E ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
No Brasil a política de preservação de recursos ambientais consiste em, proteger amostras representativas dos principais ecossistemas brasieliros, onde uma estação ecológica é uma extensão de área natural, de valor ecológico, destinada à pesquisa e experimentação científica.
Lei nº 6902(27/4/81).
PARQUES URBANOS
Os parques urbanos tem como principal objetivo preservar áreas verdes,que diminuem cada vez mais com crescimento urbano, e também proporciona lazer à população.
Porém no plano de vista do planejamento, são poucos os trabalhos que visam ao conhecimento e monitoramento das áreas citadas.E a pesquisa que principia é lenta quando comparada à velocidade que ocorre a degradação ambiental neste país.
Autor: Tony Sousa
Artigos Relacionados
Os Tipos De Ucs Desenvolvidas No Território Amazônico
Impactos Do Desmatamento Na Borda Da Reserva Extrativista Chico Mendes ? Acre ? Brasil
Desafios Ambientais No SÉculo Xxi
Unidades De ConservaÇÃo
GestÃo Ambiental
Unidades De ConservaÇÃo No Brasil E O Parque Estadual Da Serra Dos MartÍrios/andorinhas - Pa
Etica E Meio Ambiente