Perfil do Líder Financeiro de uma Transportadora



José Luiz Marin ([email protected])

Resumo
O objetivo deste artigo é a identificação do perfil ideal de um líder financeiro em uma transportadora, sendo que muitos de seus proprietários começaram como caminhoneiros transformando suas empresas em grande sucesso empresarial, sendo que, com muito trabalho e esforço conseguiram abrir suas empresas adquirindo grandes frotas de caminhões, crescendo sem nenhuma estrutura, estudo, e com funcionários que só sabem desempenhar o papel trivial do dia-a-dia.
Este estudo apresenta e compara os diversos perfis de lideranças e os líderes existentes no mercado atual, tornando cada vez mais necessária a presença de um líder na área financeira.
Drucker, (1996, p. 31) assegura que "a tarefa do líder é assegurar que as pessoas ou grupos são competentes para exercer a responsabilidade a eles atribuída, que compreendam as metas da organização e se comprometam com elas".
Notam-se muitos perfis e características de liderança em nossos dias, porém todos com suas particularidades para alcançar o resultado esperado. A atuação do gestor perante sua equipe é de fundamental importância para a colaboração do grupo e sua responsabilidade.
A pesquisa de campo conta com a participação de 32 pessoas atuantes na área financeira de transportadoras estabelecidas em São Paulo, Manaus, Recife, Belém e Porto Alegre e volta-se a resolução do problema para verificar qual o perfil específico de um líder financeiro em uma transportadora.

Palavras-Chaves: Liderança, Visão, Gestão.

Abstract
The objective of this article is the identification of the ideal profile of a financial leader in a transporter, being that many of its proprietors had started as truck drivers transforming its companies into great enterprise success, being that, with very work and effort great fleets of trucks had obtained to open its companies acquiring, growing without no structure, study, and with employees whom they only know to play the trivial role of day-by-day. This study it presents and it compares the diverse profiles of leaderships and the existing leaders in the current market, becoming each more necessary time the presence of a leader in the financial area. Drucker, (1996, P. 31) assures that "the task of the leader is to assure that the people or groups are competent to exert the responsibility they attributed, that they understand the goals of the organization and if they compromise to them". Many profiles and characteristics of leadership in our days, however all with its particularitities are noticed to reach the waited result. The performance of the manager before its team is of basic importance for the contribution of the group and its responsibility. The field research counts on the participation of 32 operating people in the financial area of transporters established in São Paulo, Manaus, Recife, Belem and Porto Alegre and turns it resolution of the problem to verify which the specific profile of a financial leader in a transporter.

Keywords: Leadership, Vision, Management.
INTRODUÇÃO
Em um mercado cada vez mais competitivo o papel do líder empresarial tem feito a diferença em todos os setores da economia e de uma empresa pela necessidade de profissionais com visão, gestão, e principalmente liderança.
Diante das mudanças ocorridas ao longo dos tempos, desde os antigos guarda-livros, gerentes, chefes, surge enfim a figura atual do líder, sendo que, cada um com suas características pessoais, alcançam êxito profissional, de sua empresa e equipe.
Cada área e setor de nossa economia requerem um perfil de liderança. Qual será o perfil específico de um líder financeiro em uma transportadora?
Dessa forma o objetivo deste artigo é conhecer o perfil de líder ideal para gerir esta área, conceituando e identificando os perfis e características da liderança, comparando e entendendo a combinação de possíveis fatores que um líder deve ter, porém em uma empresa transportadora, sendo muitos de seus proprietários antigos caminhoneiros, que com muito trabalho e esforço conseguiram abrir suas empresas, adquirindo grandes frotas de caminhões, crescendo sem nenhuma estrutura, estudo, e com funcionários que só sabem desempenhar o papel trivial do dia-a-dia.
Analisar-se-á perfis dos lideres e suas características de liderança existentes no mercado atual. O conjunto de características forma o líder em uma área importante e vital para a saúde da empresa, demonstrando como este tipo de líder irá proporcionar a melhor liderança a ser tomada pelos antigos caminhoneiros hoje gestores de grandes empresas transportadoras e de logística em nosso país.
Trata-se de um estudo através do método dedutivo que "tem o propósito de explicar o conteúdo das premissas" que parte do geral para o particular segundo Lakatos e Marconi (2005, p. 92) e de pesquisa quantitativo-descritiva de base bibliográfica realizada em empresas transportadoras de diversas cidades e estados brasileiros utilizando-se de questionários eletrônicos.

REVISÃO DA LITERATURA

Para Carnegie (2000, p. 109), "quando indivíduos se reúnem em equipes, a individualidade de cada um não se evapora de repente. Eles continuam a ter personalidades diferentes. E habilidades diferentes".
Nos dias atuais em que o mundo vive constantes mudanças, o papel da liderança é fundamental para qualquer empresa. A liderança é o espelho dos colaboradores que são essenciais ao sucesso empresarial. É necessário agregar valor profissional e incentivar o colaborador para que este tenha capacidade de tomar decisões para se tornar o líder de amanhã, portanto ir de encontro e levando conhecimento a sua equipe o líder estará a um passo de ter mais sucesso em sua promissora carreira.
Tzu (2009, p. 09), diz que "para vencer, deve conhecer perfeitamente a terra e os homens. O resto é uma questão de cálculo" ensinando que, o líder deve conhecer perfeitamente a terra e os homens seus quantos do inimigo para que assim possa alcançar a vitória em qualquer circunstância.
Segundo Hunter (2004, p. 25), "liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum".
Shinyashiki (2000, p. 21), cita que "é preciso trabalhar juntos, crescer juntos, aprender e fazer parte de um time, seja no trabalho, seja em casa" relatando que Líder é um ser que se doa a um objetivo maior.
Exemplo disto Kadomoto (2002, p. 14) afirma que "é preciso sair da chamada zona de conforto, que nada mais é que a acomodação. Nela, assistimos a nossos sonhos perder-se no tempo e no espaço enquanto ficamos imóveis, pois a insegurança impede a ação". Assim é em qualquer empresa, simples desse jeito. O óbvio é o caminho mais simples e correto a se percorrer.
Citando Vries (1997, p. 26) "o líder tem que ter visões de futuro, delegar poder, transmitir energia e motivar seus liderados, mas também precisa estruturar projetar, controlar e recompensar comportamentos", referindo-se aos colaboradores da equipe que devem ser incentivados e treinados para trilhar novos horizontes alcançando os objetivos da empresa.
De acordo com Dolabela (2006, p. 72) ressalta que, "uma das principais características do empreendedor de sucesso é sua capacidade de estabelecer relações com pessoas que podem contribuir para o negócio". Ressalta-se neste caso que o líder deve guardar seus melhores colaboradores.
Segundo Silva (2000, p. 39) os lideres "são pessoas honestas, competentes, dedicadas, que se destacavam na administração".
Drucker, (1996, p. 31) assegura que "a tarefa do líder é assegurar que as pessoas ou grupos são competentes para exercer a responsabilidade a eles atribuída, que compreendam as metas da organização e se comprometam com elas".

História da Liderança

Para Hunter (2004, p. 24), os princípios da liderança "são tão velhos quanto às escrituras e, no entanto são novos e revigorantes como o nascer do sol. Esses princípios se aplicam a cada um e a todos os papéis de liderança que vocês tem o privilégio de exercer". A história da liderança segundo o autor data de tempos passados e são tão velhos quanto à escritura sagrada, assim é como a liderança deve ser revigorando-se a cada dia através da pessoa de um Líder em busca de resultados para a empresa e para a equipe.
Atualmente temos infindáveis estilos e definições de líderes e liderança que de acordo com Vries (1997, p. 23) descreve que "infelizmente, quando mergulhamos na literatura organizacional sobre liderança, nos perdemos em um labirinto: há infindáveis definições, incontáveis artigos e intermináveis polêmicas".
Entenderemos melhor sobre liderança com visão e gestão voltando ao passado como citado por Hunter para compreendermos melhor sua história. Sabemos que existem vários cientistas que estudaram as teorias e escolas da administração no que diz respeito à divisão de tarefas, especialização e teorias.
Maximiano (2006, p. 55) corrobora Taylor na administração científica que "a ênfase deslocou-se, da produtividade do trabalhador para o aprimoramento dos métodos de trabalho", conforme descreve Chiavenato (1999, p. 35) que "método é a maneira de se fazer alguma coisa para obter um determinado resultado. O estudo dos tempos e movimentos permite a racionalização dos métodos e a fixação dos tempos para a execução das tarefas", compreendendo nestas citações um grande avanço na época da produção para os métodos de trabalhos e suas divisões de tarefas onde começa a solidificar o incentivo dos trabalhadores para seu crescimento profissional.
Segundo Maximiano (2006, p. 57) cita que "a prosperidade máxima de cada empregado significa não apenas salários mais altos, mas também, e mais importante, significa o desenvolvimento do homem à sua condição de eficiência máxima", e de acordo com Chiavenato (1999, p. 34), "o principal objetivo da Administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado", portanto esta eficiência máxima alcançada do ser humano já significa o surgimento da liderança, de uma pessoa líder que se destaca com suas características e diferença individual perante o grupo em que a mesma esta inserida.
Relata Maximiano que Fayol (2006, p. 74) na escola do processo de administração institui e tem seu reconhecimento citando "que a administração deveria ser vista como função separada das demais funções da empresa", segundo Chiavenato (1999, p. 58) afirma que a administração Fayol "adota a denominação princípio, afastando dela qualquer idéia de rigidez, pois nada existe de rígido ou de absoluto em matéria administrativa", concluindo que a divisão de tarefas acarretará a especialização de trabalhadores nas diversas áreas empresarias. Citamos alguns dos 16 deveres dos gerentes segundo Fayol e os que mais se aproximam da realidade das empresas (Quadro 1) nos dias atuais, como também os princípios de Administração (Quadro 2).

Quadro 1: Deveres dos Gerentes, Segundo Fayol
Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única.
Harmonizar atividades e coordenar esforços
Organizar a seleção eficiente do pessoal
Definir claramente as obrigações
Manter a Disciplina
Combater o excesso de regulamentos, burocracia e papelada
Encorajar e iniciativa e o senso de responsabilidade
Subordinar os interesses individuais ao interesse geral
Fonte: Adaptado de Maximiano (2006, p. 73)

Quadro 2: Princípios de Administração de Fayol
Divisão do Trabalho Designação de tarefas especifica para cada pessoa.
Autoridade e Responsabilidade Direito de Mandar e recompensa ou penalidade.
Interesse Geral Subordinação do interesse individual ao interesse geral.
Cadeia Escalar (Linha de Comando) Hierarquia
Equidade Igualdade no tratamento de pessoas
Iniciativa Faz aumentar o zelo e a atividade dos agentes
Centralização Equilíbrio na concentração de poderes do chefe.
Espírito de Equipe Desenvolvimento e manutenção da harmonia dentro da força de trabalho.
Fonte: Adaptado de Maximiano (2006, p. 74)
Conclui-se que a combinação dos fatores deveres dos gerentes e a divisão do trabalho propostas por Fayol se estendem até os dias atuais em praticamente grande parte das empresas surgindo também à figura da liderança.
De acordo com Maximiano (2006, p. 99) o cientista alemão Max Weber define que "a sociedade organizacional é uma sociedade burocratizada. Todas as organizações com as quais você está ligado são burocracias, regidas por regulamentos que criam direitos e obrigações".
Chiavenato corrobora (1999, p. 227), descrevendo que "a burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito", portanto vemos claramente nesta escola de administração o líder autoritário de Weber que de acordo com Maximiano (2006, p. 101) "no tipo ideal de burocracia, o que conta é o cargo e não a pessoa", afirmando Muniz (2001, p. 46) que "a burocracia é a organização eficiente por excelência e para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar nos mínimos detalhes como as coisas deveram ser feitas".
Conclui-se que o autoritarismo deste cientista nesta época vale-se do cargo, que para ocupá-lo em geral os trabalhadores deveriam se aprimorar em suas qualificações.
De acordo com Maximiano (2006, p. 213), o professor australiano Elton Mayo, de Harvard, fez nascer à chamada escola de relações humanas "porque demonstrou que entre os fatores mais importantes para o desempenho individual estão as relações com os colegas e os administradores" sendo que as principais conclusões de Mayo dizem respeito ao desempenho humano, lealdade ao grupo, esforço coletivo e conceito de autoridade, segundo Chiavenato (1999, p. 82), "para Mayo o conflito social deve ser evitado a todo custo por meio de uma administração humanizada que faça um tratamento preventivo e profilático".
Diante das conclusões de Mayo concluem-se os estilos de liderança Democrático (esforço coletivo), Autoritário (conceito de autoridade) e Liberal (desempenho humano).
Likert, apud Maximiano (2006, p. 375) "propôs-se a comparar o modelo tradicional com o modelo participativo de organização", criando para isso uma régua de medir organizações que vai do sistema 1 ao sistema 4. Quanto mais proximo as organizações ficavam do sistema 4 elas tinham melhor desempenho. Propõe um esquema, no qual ele relaciona modelos de organizações em uma regua , podendo ser Sistema 1- Autoritário Coercitivo, Sistema 2 ? Autoritário-Benevolente, Sistema 3-Consultivo e Sistema 4 -Participativo.
Chiavenato (1999, p. 294) de acordo com Likert que "propõe uma classificação de sistemas de administração, definindo quatro diferentes perfis organizacionais" que são o autoritário-coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo.
Conclui-se que o Sistema 1 é um sistema totalmente autoritário, o Sistema 2 é autoritário porém com uma variação em função da benevolência, o Sistema 3 que é o participativo e o Sistema 4 onde as organizações tinham melhor desempenho é democrático por excelencia, sendo o mais aberto dos sistemas estudados.
Maximiano (2006, p. 376), entende que, com as mudanças e o exemplo das empresas em teoria comportamental nos anos 80 para os 90 sendo como "um grande avanço, no campo da teoria e da prática, ocorreu na passagem dos anos 80 para os 90. Nesse período, algumas empresas começaram a utilizar técnicas de administração participativa". Em 1980 surgiu o empowerment, uma inovação em gestão de pessoas, conceito que propõe a delegação de poderes aos funcionários, e incentivo a uma maior participação destes. As razões para as empresas utilizarem este tipo de administração era reduzir o numero de chefes na hierarquia dos cargos.
Chiavenato (1999, p. 24), entende que "dirigir grandes empresas não era apenas uma questão de habilidade pessoal como muitos empreendedores pensavam. Estavam criadas as condições para o aparecimento dos grandes organizadores da empresa moderna".
Nota-se que com a diminuição do número de chefes e com a autogestão inserida no dia a dia possibilitou maior eficiência dos serviços e economia às empresas por terem iniciado a administração participativa com todos os trabalhadores da empresa envolvidos em seu processo, tendo suas responsabilidades perante a empresa.
Conclui-se que foram vários os fatores e desenvolvimentos na história passada que contribuiram para melhoria das organizações em nossos dias através de métodos , estudos e teorias sendo que Taylor foi um dos precursores da Administração Cientifica . O seu conceito é padronizar as ferramentas e instrumentos de trabalho objetivando principalmente a melhor qualidade e maior quantidade de produtos. Fayol se preocupava fundamentalmente com a análise da estrutura hierárquica das empresas ou organizações. Vimos que Weber é um acadêmico alemão, sociólogo que tinha idéias burocráticas que ainda nos nossos dias são exercidas por grande parte das organizações e Mayo volta-se ao respeito humano com lealdade ao grupo, evitando o conflito social a qualquer custo. Likert corrobora em comparar o modelo tradicional com o modelo participativo de organização criando para isso uma régua para medir as organizações.

Conceito de Liderança

Liderança é "espírito de chefia, posição ou característica de líder, pessoa que possui esse espírito ou pessoa (s) que exerce(m) essa chefia" e líder "é chefe, guia, individuo ou equipe que ocupa o primeiro lugar numa competição, quem atrai seguidores". Houaiss (2004, p. 456)
Conforme Maximiano (2006, p. 277) "liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas". Em outra definição "liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores".
Hunter (2004, p. 25) define que "liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum".
Para Drucker (1996, p. 47) "a mudança na distribuição do poder manifesta-se de modo claro na crescente ênfase sobre o papel das equipes. Uma verdadeira equipe, ao contrário, tanto define os próprios objetivos como encontra os meios para atingi-los".
"Seja quem você for, seja qualquer posição que você tenha na vida, do nível altíssimo ao mais baixo e social, tenha sempre como meta, muita força e determinação e sempre faça tudo com muito amor e muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá" (Airton Senna).
Conclui-se que o conceito de liderança é vasto e amplo entre os autores pesquisados. A liderança é uma virtude onde os lideres sabem interpretar seus liderados. É ter visão sistêmica entre o homem e o ambiente no qual está inserido. Liderança visa buscar a realização das metas de uma empresa e seu líder tem papel fundamental para ser o gestor desta situação. É aquele que principalmente aprende no dia a dia buscando melhores resultados à sua empresa e sua equipe. Precisa alcançar profissionalmente um lugar maior deixando um de seus liderados em seu lugar. É como uma promoção. Se ninguém souber desempenhar suas atividades você não será promovido por falta de substituto.

Perfis e Características do Líder
Para Maximiano (2006, p. 286) os estilos de liderança pode ser o "autocrático, democrático e situacional" (2006, p. 292), "liderança carismática" (2006, p. 295) e "liderança transacional" (2006, p. 297).
Quadro 3: Perfil e Característica do Líder
Perfil Característica
Líder Autocrático (Autoritário) Concentração do poder de decisão no líder.
Líder Democrático As decisões são influenciadas pelos integrantes do grupo.
Líder Situacional O líder se ajusta as situações.
Líder Carismático Significa que o líder tem dom divino, que causa forte impressão nos seguidores.
Líder Transacional Líder que oferece recompensa materiais
Fonte: Maximiano, Antônio César Amaru (2006, p. 286: 292: 295: 297)

De acordo com Chiavenato (2004, p. 454: 473) temos os estilos assim definidos:
Quadro 4: Perfil e Característica do Líder
Perfil Característica
Líder Autoritário / Autocrático O líder centraliza a tomada de decisão.
Líder Liberal Permite total liberdade para tomada de decisões.
Líder Democrático Líder encoraja participação das pessoas.
Líder Carismático Influencia fortemente as pessoas.
Fonte: Chiavenato, Idalberto (2004, p. 454: 473)
Segundo www.administradores.com.br, que é o portal da Administração existe 06 tipos de líderes inseridos no mercado atual. São eles:
Quadro 5: Perfil e Característica do Líder
Perfil Característica
Líder Autoritário Determina as idéias e o que será executado pela sua equipe sendo dominador, ditador, gerenciando e pensando somente em si.
Líder Indeciso Não assume responsabilidade, nem toma direção e partido deixando tudo como está para ver como fica.
Líder Democrático É o líder do povo. A reação do grupo é de interação, participação, colaboração e entusiasmo.
Líder Liberal Participa o mínimo possível do processo administrativo dando total liberdade ao grupo para traçar diretrizes.
Líder Situacional Assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade.
Líder Emergente Assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir a equipe. O grupo reage bem, participa, colabora, sabendo que se houver emergência este líder saberá o que fazer porque sempre consegue sair de crises fazendo acontecer e dando resultados.
Fonte: www.administradores.com.br
Comparando os quadros apresentados citaram entre os vários perfis de lideranças, 03 que se destacam entre os autores pesquisados e também os que mais se aproximam da realidade das empresas: Autoritário, Democrático e Carismático.
Perfil Responsabilidade Atitude do Grupo
Autoritário No Líder Obediência / Medo
Democrático Líder e Grupo Iniciativa
Carismático Líder e Grupo Cooperação

Conclui-se que entre todos os perfis e características de lideranças citados 03 se destacam entre os autores e que estão também inseridos no mercado atual, cada um com seu jeito peculiar de ser, porém todos com o objetivo de criar os meios para alcançar os fins. Com seus diferentes perfis e características os líderes encorajam seus liderados no alcance das metas empresariais e pessoais. Superam cada vez mais seu desempenho e também reavivam seu interesse pessoal dentro da organização que o mesmo está inserido.


Objetivos e Estratégias de um Líder
Shinyashiki (2000, p. 27) afirma que "os donos do futuro são aqueles que conhecem o poder da cooperação: trabalham sempre em equipe, armam seus times antes de realizar um projeto e lutam até alcançar seus sonhos".
De acordo com Maximiano (2006, p. 281) "lideres são os que, em um grupo, ocupam uma posição de poder que tem condições de influenciar, de forma determinante, todas as decisões de caráter estratégico".
Para Shinyashiki (1997, p.189) "o ser humano atua motivado pela realização de seus objetivos. Toda ação tem um alvo mais adiante".
Como já vimos líder é o responsável em deixar seus seguidores em seu lugar para alcançar degraus maiores. Os objetivos é alcançar as metas estabelecidas pela empresa com os menores custos possíveis, usando de sua inovação, visão e gestão de pessoas. Também é saber reforçar o salário e benefícios dos seus colaboradores.
Para cada objetivo existe uma estratégica a ser seguida. Por exemplo, o objetivo de uma empresa é crescer 15% ao ano e a estratégia para que isso ocorra é a diminuição de seus custos em que o líder tem papel fundamental para estes cortes. O objetivo do líder é alcançar esta meta e sua estratégia é colocar sua equipe em campo.
O objetivo do líder é ter a capacidade de inovação do seu time alinhando as suas estratégias à empresa, tendo visão pela gestão do clima organizacional e pela retenção de seus talentos, pela competitividade sadia existente no ambiente.
Portanto cada integrante da equipe deverá entregar o resultado esperado de forma concreta para que seu desempenho seja avaliado pelos gestores da empresa. Vencer o desafio e ser reconhecido por ele. É o caminho do sucesso profissional. Objetivos empresariais alinhados a estratégias para alcance dos resultados delineados pela direção da empresa.

ÁREA FINANCEIRA
Finança pode ser conceituada como sendo "recursos em dinheiro, títulos, conjunto de receitas e despesas", portanto ciência que estuda a movimentação de recursos financeiros entre os agentes econômicos e as empresas. Houaiss (2004, p. 343)
A área financeira de uma empresa é o coração dela. É nela que se concentram todos os esforços envolvidos por outras áreas como o departamento comercial que vende e leva a imagem da empresa, recursos humanos que cuida e desenvolvem as pessoas, o departamento de tecnologia que permite estar atento com a inovação tecnologia, enfim é a engrenagem de qualquer empresa.
Conforme Neto (2007, p. 36) "a própria evolução da área financeira imprimiu no administrador uma necessidade maior de visualizar toda a empresa", realçando suas estratégias de competitividade, continuidade e crescimento futuro.
Ter uma boa administração financeira implica em uma visão e gestão profissional da área que mantém o bom andamento financeiro de seus proprietários. Administrar recursos financeiros, fluxo de caixa, receitas e despesas para que se mantenham em dia, investimentos na empresa e em novas tecnologias é fruto de um árduo trabalho do Líder Financeiro e sua equipe.
Financista é "especialista em finanças, pessoa responsável pelas finanças de uma empresa, instituição". Houaiss (2004, p. 343)
Conforme Ross, Westerfield e Jordan (2008, p. 36) as atividades relacionadas à área financeira "é que elas são muito exigentes e competitivas e, portanto, definitivamente, não são para qualquer pessoa".
Recursos financeiros disponíveis são de fácil administração, porém surge o líder quando estes recursos são escassos ou intangíveis. É nele que a empresa deposita suas confianças em se conseguir capital de giro num momento infortuno ou uma excelente negociação com clientes e fornecedores, pois seu papel é maximizar os lucros da empresa, sendo que a estrutura e divisão da área financeira são peculiares em praticamente todos os tipos de empresas. Em sua hierarquia esta área tem o seu diretor financeiro, gestor financeiro e seus liderados que cumprem a rotina diária da administração financeira como um todo, passando em especial pelas contas a pagar e a receber, cadastro e faturamento.
Para Ross, Westerfield e Jordan (2008, p. 36) "os tópicos em finanças são agrupados em quatro áreas principais: Finanças Corporativas, Investimentos, Instituições Financeiras e Finanças Internacionais".
Neto (2007, p. 36) complementa e abrange que a área financeira volta-se basicamente as funções de "planejamento financeiro, controle financeiro, administração de ativos e passivos".
O objetivo da Área Financeira e sua administração é o de "maximizar a riqueza dos sócio-acionistas" de acordo com Ortega, Administração Financeira (2008, p. 1) maximizando os lucros da empresa com suas análises e planejamento financeiro tomando decisões assertivas.
Segundo Neto (2007, p. 43) "a administração financeira assume como objetivo, no processo de tomada de decisões financeiras, a maximização da riqueza (bem-estar econômico) de seus proprietários".
A curto e médio prazo o objetivo é equilibrar receitas e despesas dentro de um patamar de existência da empresa, o equilíbrio entre o que se tem a pagar e a receber, seus riscos e retornos previamente calculados sendo em longo prazo fazer grandes investimentos da colheita feita a curto e médio prazo. É o momento de pensar em mudar sua capacidade de produção, sua gestão comercial, industrial ou de serviços. Contratação de tecnologias de ponta agregando novos valores e diferencias que farão a diferença em um mercado casa vez mais competitivo.
Dolabela (2006, p. 72) ressalta que "uma das características do líder de sucesso é sua capacidade de estabelecer relações com pessoas que podem contribuir para o negócio", sendo assim na área financeira o objetivo de estabelecer relacionamentos com instituições bancárias, clientes internos e externos para melhorar suas negociações financeiras, índices menores de taxas e renegociação de prazos, estabelecendo padrão de confiabilidade entre receitas e custos.
De acordo com Ross (2008, p. 67) "é essencial que uma empresa preste atenção a seu fluxo de caixa".
Além de todos os tipos de análises financeiras, como confecção de planilhas, gráficos e índices mensuráveis como fluxo de caixa, estudos de inadimplência entre pequenos, médios e grandes clientes de sua carteira. Análises e estudos de viabilidade financeira também são encontrados na área, porém a ferramenta mais poderosa é o fluxo de caixa bem administrado.
Segundo Kotter (2002, p. 98), "o segredo da capacidade dos líderes esta relacionada à força do crescimento composto alinhado com os colaboradores diante dos obstáculos", e a área de recursos humanos exerce papel importante para o desenvolvimento das pessoas e como as pessoas são inseridas na organização, de buscá-las no mercado de trabalho até o seu desenvolvimento na empresa.
Neto (2007, p. 49) ressalta que "não se verificando qualquer iniciativa para incentivar e controlar o trabalho da administração financeira, certamente os acionistas passam a conviver com uma situação de destruição de valor".
Nota-se que a figura de um líder é essencial ao pleno desempenho e valorização da área onde todos os liderados têm que dar tudo de si para superar os obstáculos, cabendo ao RH mudar a visão deles para que o sucesso ocorra com eles e a empresa que passa a valorizar esta área, valorizando seu preço e suas ações. Administrar recursos financeiros da empresa é de vital importância para sua não mortalidade, portanto ao RH cabe o desenvolvimento e integração de todas as áreas quebrando velhos paradigmas.

PESQUISA DE CAMPO

A pesquisa de campo possibilitou identificar o perfil de líder ideal para gerir a área financeira de uma empresa transportadora de cargas.
A atuação da área financeira é abrangente englobando todo o processo do faturamento, cadastro, cobrança, contas a pagar, investimentos, análise de relatórios gerencias e a administração de todos os contratos firmados e a todos que prestam serviços a esta transportadora
A pesquisa de campo conta com a participação de 32 pessoas atuantes na área financeira de transportadoras estabelecidas em São Paulo, Manaus, Recife, Belém e Porto Alegre, através de questionário (Anexo I) com 03 perguntas fechadas sendo que na pergunta número 1 descreve-se as características essenciais do perfil de um líder, da mesma forma as atitudes do grupo (pergunta 2) e as responsabilidades (pergunta 3) que o grupo tem perante o seu líder.
Nota-se na figura 1 que dos tipos de líderes, 88% dos entrevistados assinalou a alternativa de que o líder assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir a equipe. O grupo reage bem, participa, colabora, sabendo que se houver emergência este líder saberá o que fazer porque sempre consegue sair de crises fazendo acontecer e dando resultados o que se trata das características do Líder Emergente, alternativa (f) do questionário (ANEXOI).
Figura 1
Percebe-se na figura 2 que 84% dos entrevistados assinalam a alternativa (d) do questionário (ANEXO I) de que o grupo tem a atitude de cooperar perante o seu líder.
Figura 2

Nota-se na figura 3 que 78% dos entrevistados respondem que o líder e seu grupo devem ser responsabilizados por um eventual erro (alternativa b) do questionário (ANEXO I), enquanto que para 22% o líder deve assumir sozinho a responsabilidade por um eventual erro, demonstrando claramente a integração atualmente existente entre líderes e liderados.

Figura 3
CONCLUSÃO

Este artigo permite entrelaçar a história da liderança com a literatura sendo que o líder desenvolve-se de uma forma histórica, social e cultural. Além disso, possibilita a comparação entre os diversos perfis de liderança, atitudes e responsabilidades do líder e seu grupo. O líder tem a necessidade básica de entender aquilo que não vê e não ouve. Citando Vries (1997, p. 26) "o líder tem que ter visões de futuro, delegar poder, transmitir energia e motivar seus liderados, mas também precisa estruturar projetar, controlar e recompensar comportamentos".
Notam-se muitos perfis e características de liderança em nossos dias, porém todos com suas particularidades para alcançar o resultado esperado. A atuação do gestor perante sua equipe é de fundamental importância para a colaboração do grupo e sua responsabilidade.
Para Carnegie (2000, p. 109), "quando indivíduos se reúnem em equipes, a individualidade de cada um não se evapora de repente. Eles continuam a ter personalidades diferentes. E habilidades diferentes".
De acordo com Vries (1997, p. 23) que descreve "infelizmente, quando mergulhamos na literatura organizacional sobre liderança, nos perdemos em um labirinto: há infindáveis definições, incontáveis artigos e intermináveis polêmicas".
Na área financeira de uma transportadora como estudado e pesquisado o líder emergente surge com absoluto destaque no mercado o que sugere como resultado final que as transportadoras precisem com urgência do perfil de liderança emergente capaz de suprir suas necessidades, com cooperação de sua equipe e responsabilidade do grupo perante os resultados.
Assim sendo, fica registrado através deste artigo, a importância do papel do líder emergente para gerir a área financeira das transportadoras no século XXI e a contribuição deste trabalho a sociedade que procura por perfis de lideranças em todos os segmentos de mercados e ao meio acadêmico para que estimulem novos estudos e pesquisas do tipo de perfil de liderança específica em todas as áreas empresarias.




















ANEXO I


QUESTIONÁRIO


Qual o perfil ideal de um líder financeiro para você entre as características citadas.

(a) Determina as idéias e o que será executado pela sua equipe sendo dominador, ditador, gerenciando e pensando somente em si.
(b) Não assume responsabilidade, nem toma direção e partido deixando tudo como está para ver como fica.
(c) A reação do grupo é de interação, participação, colaboração e entusiasmo.
(d) Participa o mínimo possível do processo administrativo dando total liberdade ao grupo para traçar diretrizes.
(e) Assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade.
(f) Assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir a equipe. O grupo reage bem, participa, colabora, sabendo que se houver emergência este líder saberá o que fazer porque sempre consegue sair de crises fazendo acontecer e dando resultados.
(g) Influencia fortemente as pessoas.
(h) Oferece recompensa materiais.

Qual a atitude que o grupo tem que ter perante o seu líder.

(a) Obediência
(b) Medo
(c) Iniciativa
(d) Cooperação

A responsabilidade de cada um assume papel fundamental para a área em qual o colaborador atua. Qual a sua visão a respeito de quem deve ser responsabilizado por um eventual erro na área financeira.

(a) O Líder.
(b) O Líder e seu grupo.


COLETA DE SEUS DADOS PESSOAIS:

SEXO
() M
() F


IDADE: _____




Referências Bibliográficas


CARNEGIE, Dale & Associates, Inc.; LEVINE, Stuart; CROM, Michael - O Líder em Você - 9º Ed. - Ed. Record (2000)
CHIAVENATO, Idalberto ? Administração nos Novos Tempos ? 2°Ed. - Ed. Campus (2004)
CHIAVENATO, Idalberto ? Introdução à Teoria Geral da Administração ? Edição Compacta - Ed.Makron Books (1999)
DOLABELA, Fernando - O Segredo de Luísa - 2º Ed.- Ed. De Cultura (2006)
DRUCKER, Peter F.- O Líder do Futuro - 11º Ed. - Ed. Futura (1996)
Fonte: www.administradores.com.br
HOUAISS - Dicionário da Língua Portuguesa - 2º Ed. - Ed. Tilibra (2004)
HUNTER, James C. - O Monge e o Executivo - Uma História sobre a Essência da Liderança - 15º Ed. - Ed. Sextante (2004).
KADOMOTO, Tadashi - Ninguém Tropeça em Montanha - 3º Ed. - Ed. Gente (2002)
KOTTER, John P. - Liderando Mudança - 15º Ed. - Editora Campus (2002)
LAKATOS, Eva Maria: MARCONI, Marina de Andrade - Fundamentos de Metodologia Científica - 6º Ed. (2005)
MAXIMIANO, Antônio César Amaru ? Teoria Geral da Administração ? Da Revolução Urbana à Revolução Digital ? 6ª Ed. - Ed. Atlas (2006)
MUNIZ, Adair Jaime de Oliveira; FARIA, Hermínio Augusto ? Teoria Geral da Administração ? 4ª Ed. ? Ed. Atlas (2001)
NETO, Alexandre Assaf ? Finanças Corporativas e Valor ? 3º Ed. ? Ed. Atlas (2007)
ORTEGA, Antônio Professor - Apostila de Administração Financeira ? Universidade Nove de Julho. (2008)
ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W; JORDAN, Bradford Dom? Princípios de Administração Financeira ? 2ª Ed. ? Ed. Atlas (2008)
SHINYASHIKI, Roberto - Os Donos do Futuro - 30º Ed. - Ed. Gente (2000)
SHINYASHIKI, Roberto ? O Sucesso é Ser Feliz ? 94ª Ed. Gente (1997)
SILVA, Arlindo - A Fantástica História de Silvio Santos - 5ºed.- Ed. Do Brasil (2000).
TZU, Sun - A Arte da Guerra - 1º Ed. - Ed. L&PM Pocket (2009)
VRIES, Manfred F.R.Kets - Liderança na Empresa - Ed. Atlas (1997).
Autor: José Luiz Marin


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