Referência como Estratégia de Marketing



Maria Leonildes Dutra**

RESUMO
O presente artigo trata da utilização e relevância da aplicação de estratégias de marketing em Unidades de Informação,esclarecendo a finalidade e aplicabilidade das citadas estratégias em bibliotecas pelos gestor em suas funções gerenciais e o perfil do profissional de referência pautado em estratégias de marketing como agente transformador.

Palavras-chaves: Biblioteca, Marketing, Bibliotecário de Referência, Serviço de Referência.

1 INTRODUÇÃO

A Biblioteconomia é uma profissão sócio-humanista que se caracteriza pelo prestação de serviços de informações diretos e indiretos à sociedade e pela mediação competente entre os mercados consumidor e produtos de informações. Enquanto que o bibliotecário deve ser Criativo, determinado, persistente, dinâmico, energético e ao mesmo tempo educado e que saiba valorizar o cliente como principal bem da empresa. Este é o perfil do profissional do futuro, aquele que terá sucesso.
Neste fazer diuturno, os bibliotecários precisam dominar certas habilidades técnicas e assumir atitudes propositivas, com vistas ao alcance dos objetivos sociais da profissão, pois para ser competente em informação é necessário ter a capacidade para localizar, avaliar e suprir efetivamente a necessidade da mesma.
*Artigo apresentado a disciplina de Referência em Unidade de Informação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão **Alunos do 6ª período do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão
Neste contexto, o serviço de referência é considerado um dos fazeres bibliotecário de grande relevância, pois, este dinamiza, socializa e inova informações atuando como estratégia de marketing em Unidades de Informações, tornando-se proveitoso para a gestão e planejamento dos novos serviços de referência e informação que fomenta a satisfação as necessidades dos usuários.
Segundo (Viana,2009) a bibloteconomia é uma ciência que que possui diversas áreas de atuação. Para atuar como bibliotecário é necessário conhecer os serviços de uma e ao produtos por ela gerados: gerência e planejamento, seleção e desenvolvimento de coleções, processamento técnico e atendimento ao usuário. Este ultimo refere-se diretamente ao marketing e muitos são os recursos disponíveis pelo referido.
A utilização de estratégias de marketing servem para otimização nos serviços oferecidos pelas Unidades de Informação, pois, diante da publicidade que é uma das armas do marketing pode-se medir o grau de sucesso da unidade no meio da comunidade em que se insere, pode-se afirmar que esta vertente mudou o conceito tradicional da biblioteca. A partir da inclusão deste seguimento da administração chamado marketing tornou-se efetiva a divulgação de bens, serviços informaçionais produzidos pelas unidades, adquirindo assim excelência no atendimento ao público. Enfim a Biblioteconomia é um curso de comunicação, não por lei, se assim fosse, seria uma habilidade de comunicação social. É comunicação, sendo o mediador entre fonte e receptor, utilizando-se de mensagens (disponibilizada em quais quer formato). Para efetivar essa medicação, o profissional, Gerente de informação é formado essencialmente esse fim.

2 BREVE HISTÓRICO DO MARKETING
Afirma-se que o marketing é um campo novo se comparado com os demais campos do saber. O estudo do marketing surgiu da necessidade dos industriais de administrar a nova realidade oriunda da Revolução Industrial. Neste estágio o marketing ainda é inseparável da economia e da administração clássica, pois inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade, para a maximização dos lucros. Entende-se que tal realidade manteve inalterada até fins da Segunda Guerra quando então, reagindo ao crescimento da concorrência mercadológica começaram a teorizar sobre como atrair e lidar com seus consumidores. Então torna-se em arte de charlatanismo.
Na década de 1950 Peter Drucker lança seu livro a pratica de administração onde fazia referência ao marketing foi o primeiro registro escrito sobre o citado assunto, na década de 1960 Theodore Levitt, mais tarde intitulado o pai do marketing,no seu artigo na revista Harward Business Rewien intitulado miopia do marketing, revelou uma série de erros de percepções, mostrou-se a importância da satisfação dos clientes, um estudo sério do mercado. Em 1967, Philip Kotler, lança a primeira edição de seu livro Administração de marketing, onde pôs a reunir revistar, testar e consolidar as bases daquilo que hoje formam o cânone do marketing. Em 1970, multiplicam-se vários tipos de empresas, e a contribuição do marketing é tão forte que influência em outros setores da atividade humana como exemplo podemos citar a Biblioteca. Então na década de 1980, Tom Peters e Bob Waterman inauguram a era dos gurus de marketing os seus livros focavam completamente a satisfação dos clientes, o marketing passou então a ser uma preocupação direta da alta direção das empresas. Na década de 1990 tiveram um forte impacto no mundo do marketing, a Internet, o comercio eletrônico era a época do maximarketing, o fortalecimento do marketing societal, tornou-se uma exigência de mercado o bem-estar da sociedade, na década de 2000, como virada de milênio a segmentação da televisão a cabo, a popularidade da telefonia celular, surgiram pesquisas e publicações sobre webmarketing.

3 PROCESSO DE MARKETING ADOTADO NA REFERÊNCIA DE BIBLIOTECA
A referência está normalmente associada ao mundo dos negócios, e de fato as técnicas de marketing desenvolveram-se nas organizações que visam lucros, porém as que não visam perceberam que podiam beneficiar-se das técnicas para melhorar sua imagem e serviços perante os seus usuários.
Com novos desafios da Sociedade de Informação, a Biblioteca teve que rever seus conceitos e quebrar tradições para atender as necessidades der seus usuários. Coube a esta instituição utilizar todos os tipos de informação e suportes, com o objetivo de conquistar sua clientela. Portanto o marketing é uma realidade para os bibliotecários no sentido de tornar a informação mais atrativa e real.
A função do marketing é reconhecer as necessidades e desejos e satisfazê-los. Ou seja, as empresas pesquisam as necessidades das pessoas e procuram oferecer produtos que estejam à altura dessas necessidades e tornem o dia-a-dia mais prazeroso. Contribuindo para elevar o padrão de vida da sociedade. O fazer bibliotecário utilizando destas estratégias no âmbito educacional, também proporciona essa satisfação aos seus clientes e [ou] usuários.
O debate sobre o marketing não é nova no meio biblioteconômico,Pinto e Barrullas apud Renborg (1997), explica: há cem anos na American Libbrary Association Conference de 1896, Lutie Stearns falou acerca da publicidade das Bibliotecas e muitos foram os autores estrangeiros que se dedicaram a estas questões ao longo dos tempos, pois o bibliotecário com sua experiência, já se preocupava com o atendimento de serviços de serviços oferecidos pelas Bibliotecas,assim demonstrando seu profissionalismo e respeito a seus clientes reais e potenciais.
Apesar das Bibliotecas não visarem lucros, elas possuem um mercado, ou seja, mantêm relações de troca com seu público, ajustando-se a si e aos seus produtos em função dessas necessidades de modo a assegurar a sua satisfação. Assim as técnicas poderão desempenhar um papel fundamental, contribuindo para o bom funcionamento da instituição, vigorando os serviços de atenção aos usuários e despertando nos funcionários o contato com o funcionamento real das Bibliotecas.

4 VANTAGENS DA ADOÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
O marketing possui ferramentas que podem auxiliar a Unidade de Informação no relacionamento entre seus setores e sua clientela constituído tantos pelos usuários, uma vez que detecta as necessidades dos utilizadores.
Este seguimento da administração pode ser para a referência uma arma de sucesso para contribuir para melhoria do desempenho deste setor bem como da própria instituição no todo. Sendo assim, o marketing promove um melhor investimento dos recursos financeiros destinados as Bibliotecas, decorrente do ajustamento dos serviços já existentes.
O marketing ainda impulsiona no sentido da divulgação tornando-o determinado serviço reconhecido perante a comunidade que ainda não o utiliza.
A Biblioteca conta com as estratégias do marketing para estimular, a utilização os seus serviços por intermédio do Serviço de Referência devido à atração de um maior número de utilizadores, podendo até mesmo gerar uma rentabilidade dos investimentos realizados pela comunidade nesta instituição.
Depreende-se claramente que é de suma importância o papel do marketing para a Unidade de Informação uma vez que possibilita realizações dos variados fatores para que se possa alcançar o reconhecimento da citada instituição.

5 A UTILIZAÇÃO DO MARKETING EM BIBLIOTECAS
A Ciência da Informação é uma ciência interdisciplinar, relacionada entre outros campos, com o da gestão. A necessidade de utilização do marketing a Biblioteca surge para melhorar a qualidade do sistema gerencial a ampliação da função da Unidade de Informação de catalisadora para disseminação de informação e enfatizar o usuário como consumidor de produtos e serviços informacionais.
O marketing é uma abordagem do gerencial, seu estudo está, consequentemente, relacionado com a Ciência da Informação, no que diz respeito à gestão da informação e do conhecimento.
A implementação do ensino de noções de marketing nas bibliotecas e nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação acontece da seguinte forma, em 1993 a UNESCO e a IFLA publicaram o documento Intoduction to policies on marketing library and information services de Sylvia R.H James, em que se reconhece as vantagens do marketing para este setor.
Foi reconhecido em 1987 pela própria UNESCO com a publicação do artigo A modular curriculum in information studies e em 1998 com o documento Principes directeurs pour I?enseignement du marketing dans La formation dans bibliotecas documentalistes et archivistes de autoria Réjean Savard que disciplinava sobre a obrigatoriedade do ensino de marketing para estudantes de Biblioteconomia e atribuir as vantagens a esse setor.
No ano de 2000 a IFLA publicou o documento Adaptingmarketing to libraries in a changing and Word-wide everiment, editado por Réjean Savard que veio confirmaras tendências de utilização do marketing em Unidades de Informação.
Os objetivos de marketing que se constituem basicamente na satisfação dos funcionários e retenção dos clientes, garantem adaptação dos serviços já existentes na Unidade de Informação e oportuniza melhoria da acessibilidade, do conhecimento e reduz o tempo de acesso ao produto informacional.
O marketing no serviço de referência não é uma função a parte, ele compete a todos. Abrangendo duas dimensões: a promoção das Bibliotecas e dos serviços entre os usuários (marketing externo) e a promoção da idéia de marketing dentro da própria instituição, entre os funcionários (marketing interno) de modo eu essas pessoas possam interagir melhor com a instituição.
No marketing interno o profissional de referência tem papel fundamental, ao contribuir para uma boa reputação da Unidade e dos produtos informacionais e por serem o elo entre biblioteca e usuário.
Segundo Figueiredo (1996, p.15-17), o profissional de referência de Unidade de Informação é considerado como aquele que possui uma das mais importantes posições, é o individuo que interage com os usuários. É um profissional que deve conhecer a área de assunto, as operações, e também como relacionar com os usuários ? sem dúvida uma grande pedida. [...] Mas o relacionamento com os usuários é considerado, contudo o trabalho mais difícil. [...] o esforço deve ser muito mais em estudo das necessidades e do uso da informação, em primeiro lugar, para, com base neste conhecimento e nos dados coletados, se desenvolverá coleções mais adequadas ao atendimento daquelas necessidades.
O bibliotecário de referência vem se conscientizando do valor da informação e como o marketing promove uma comunicação atraente, e contribui para o aumento da visibilidade da Biblioteca e desde profissional como agente transformador que auxilia na justificação dos investimentos feitos pela comunidade e desta maneira garante o desenvolvimento social, econômico, político e cultural.

6 AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING ADOTADAS NA REFERÊNCIA
As estratégias são importantes para as organizações e sugerem com suas ações que a pesquisa de mercado e estudos em busca de conhecimento são fundamentais para o êxito dessas organizações, e mesmo que tragam duvidas estas devem estar conectadas com o planejamento, pois, este dá o norte para novos caminhos, não há como agir sem saber o caminho onde se está e que novos rumos serão dados para o sucesso diante da nova posição adotada.
Por trás de cada estratégia, são variáveis que devem ser estudadas, e as melhores podem ser utilizadas para dar aos consumidores e [ou] usuários melhores produtos e serviços, com diferenciais que realmente estejam associados com os desejos dos clientes, a necessidade de pesquisar o mercado, conhecer o consumidor e a própria e a própria empresa (Biblioteca)
Há uma enorme variedade de estratégias no meio empresarial, que o bibliotecário pode adotar em serviços de referência, primeiramente ele traça questionamentos quanto ao acervo e seus usuários ou clientes em potencial, realizando atividade que contribuirão certamente para o aumento do prestígio da empresa (Biblioteca) no seio da comunidade a qual está inserida.
O bibliotecário e sua equipe traçam um balanceamento racional partindo de objetivos formulados, apoaiando-se numa avaliação precisa dos recursos disponíveis e da atratividade ambiental. Gomes Hernandez (P.? 2002), afirma que aos objetivos são melhorar a acessibilidade, disponibilidade e conhecimento dos fundos documentais, reduzir o tempo de acesso a informação e aos documentos e ir adaptando a Biblioteca, a cada momento, as procuras de informação dos utilizadores, utilizando os recursos informativos e tecnológicos disponíveis para o efeito.
Objetivos que visam satisfazer a necessidade de informação do usuário, que em busca das respostas, recorre ao bibliotecário em caso de dúvidas, mas outro alvo culminante destas estratégias de marketing é dissociar a imagem estereotipada do bibliotecário diante de seus usuários e de si mesmo. Pois para alguns usuários o bibliotecário é apenas um adorno no balcão de referência, Grogan (p. 9, 2001) ressalta: infelizmente muitos usuários foram levados a acreditar que, numa coleção adequadamente organizada eles mesmos encontrariam sem ajuda as respostas que buscavam [...]. esta expõe muito bem a visão do usuário quanto ao bibliotecário, deixando evidente a necessidade de uma estratégia de marketing no ambiente biblioteconômico.
A adoção de estratégias de marketing mesmo que adotadas empiricamente, podem efetivamente influenciar de forma positiva o grau de sucesso de uma Biblioteca, mesmo a Biblioteca não tendo uma estratégia planejada e é nesse contexto que o bibliotecário responsável faz o que pode e o que sabe de acordo com sua sensibilidade para o assunto, contudo exclusivamente com sua equipe.
7 CONCLUSÃO
Ao longo do estudo notamos uma preocupação cada vez mais generalizada dos profissionais da informação em fornecer serviços de qualidade que satisfaçam verdadeiramente as necessidades de informaçionais dos usuários. É nesse sentido que a referência como estratégia de marketing. Poderá constituir uma ferramenta para se conseguir uma gestão mais eficiente das Bibliotecas, além dessas possuírem um mercado próprio, tal como qualquer outra organização lucrativa ou não, tem necessidade crescente de técnicas que as auxiliem a conhecê-lo e a relacionar-se com este mesmo mercado que é constituído pelos reais e potenciais.
Notamos que no ato de aperfeiçoar o serviço de referência,esta desempenha um ponto culminante nos serviços de Biblioteca, servindo como apoio e difusor da imagem da instituição com objetivo de conquistar seu usuário.

ABSTRACT
This article discusses the use of marketing in unitis information esclarence the purpose and applicablility of marketing in libraries by managers in their jobs and the professional management of reference based on marketing as a processor
Key-Word: Marketing,library,librarian,reference reference

REFERÊNCIAS

DE FELLIPE, Junior Bernardo. Marketing para a pequena empresa: o que é e para que serve,Brasilia: Ed. SEBRAE, 1994.
FIGUEIREDO,Nice, Textos avançados em referência & informação. São Paulo: Pólis APB, 1996.
GROGAN,Denis. A prática do serviço de referência. Brasilia, DF Briquet de Lemos/Livros,2001.
PINTO, Maria Leonor;BARRULAS, Maria Joaquina. A disciplina de marketing e a prática do bibliotecário: Estudos de Caso em Bibliotecas da RNBP. Google. Disponível em: HTTP://artigos.com.br/2008.html.Acesso em: 10 nov. 2008.
Referência em estratégia em marketing,Google,Disponiível em: Marketing/.Google,Disponível em :http://blogs.abril.com.br/marketing/2008/01/referência-estratégias-em-marketingPostado por Rafael Mauricio por Rafael Mauricio Mnshhein,11:00 Acesso em: 10 nov.2008.
GOMEZ HERNANDEZ, j.A Gestion de biblioteca: (La planificacion y El marketing da série). Disponível em http://gtil.edu.um.es.8080/JGomes/bibgen/ acesso em 14/jul./2010.
Autor: Maria Leonildes Monteiro Dutra


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