Cultura de Paz e Língua Portuguesa



Marcelo Bernardo (UFPE/FBV/MOVPAZ)1

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Resumo: A Linguística da Paz ainda se configura como uma área investigativa deveras recente e o quantitativo de obras científicas que tratam sobre o assunto ainda é bastante pequeno, não obstante as indeléveis e valorosas contribuições do emérito professor Dr. Francisco Gomes de Matos, bem como das professoras e pesquisadoras Gilda Lins e Maria José Luna, entre outros. Este trabalho foi elaborado com o intuito de fornecer um modesto contributo para a formação de uma perspectiva mais humanizadora e pacífica no ensino da língua materna, mediante uma breve reflexão acerca do uso de textos com discurso pacifista na sala de aula como recurso didático-pedagógico. Por se tratar de um artigo, não intentamos aprofundar múltiplas visões ou perspectivas teóricas, tampouco nos ater a um vasto corpus para análise, em função da própria natureza estrutural desse gênero. Todavia, propusemo-nos a abordar alguns questionamentos julgados relevantes, notadamente os que envolvem conceitos como 'Paz', 'Discurso Pacifista', 'Educação pela Paz' e 'Cultura de Paz', relacionando-os à língua como prática social e ao ensino de língua materna numa perspectiva discursiva sociointeracionista e multimodalizada.
Palavras-chave: Paz; Cultura de Paz; Discurso Pacifista; Ensino de Língua Materna.
Autor: Marcelo Bernardo


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