O CALVÁRIO DOS REVOLTADOS



O CALVÁRIO DOS REVOLTADOS

Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Sl 2.3.

A rebelião ou rebeldia é um dos sentimentos e atitudes mais horríveis que podem existir no coração de um ser humano.

Ele gera as guerras, as revoluções, as dissensões, os divórcios, os desentendimentos, a malícia, o ódio familiar e a violência em geral.

Muita gente não gosta de disciplina, de ordem, de limitações. Detestam obedecer. Não gostam de se submeter à vontade do Senhor, por isso chegam ao desplante de chamar os mandamentos divinos de ataduras e suas orientações de cordas.

Em Psicologia um dos maiores problemas é o sentimento de revolta. Ele vem de longe, lá do Jardim do Éden e tem, desde então, assolado a história do homem.

O ser humano tem aversão à autoridade, mas, principalmente, à autoridade divina, à autoridade do Deus que nos atrai com cordas de amor.

Deus quer que dependamos humildemente de toda a ajuda que ele deseja nos dar, que tenhamos plena confiança que essa ajuda virá.

Jesus disse: "Sem mim nada podereis fazer". Isto implica em termos espírito de súplica, de humilde dependência, pois nossa capacidade vem de Deus.

A Bíblia chama os rebeldes de "homens de dura cerviz", de "obstinados", de "incircuncisos de coração".

Tiago escreveu: "Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará". Tg 4.6,10.

Josué passou um bom período de tempo sendo servo de Moisés, mas foi ele a quem Deus colocou como sucessor de Moisés e comandante de todo o Israel.

Eliseu era um simples servo de Elias mas quando o Senhor arrebatou o grande profeta, quem se tornou o sucessor de Elias? Eliseu. E com porção dobrada do seu espírito.

No reino de Deus ninguém, jamais, se arrependeu de servir. No reino de Deus todo servo fiel é exaltado.

Um importante pastor de uma grande igreja disse-me certa vez:

- Aqui eu sou o pastor. Eu nem pego em uma cadeira. Chamo um diácono e mando que ele pegue.

Nem preciso dizer como ele terminou.

Acredito que conheci neste país o homem mais soberbo dentre os ministros evangélicos. Ele chegou a ser um dos mais famosos do Brasil. Quando me apresentaram a ele, recebi um olhar de menosprezo tão terrível que me fez tremer nas bases. Cheguei para meu filho, o Pastor André, que me acompanhava e, sem espírito de retaliação, sem mágoa e com muita dó no coração, afirmei:

- Este coitado vai cair fragorosamente e grande será a sua queda.

Dezenove dias depois essa tragédia aconteceu.

Como diz a santa palavra de Deus:

"O que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado". Mt 23.12.

Quando o rei Nabucodonosor se exaltou, Deus o sentenciou a viver com os animais e a comer erva como os bois. Foi molhado do orvalho do céu e lhe cresceu pêlos, como as penas da águia, e unhas como das aves. Dn 4.33.

Depois de sete anos Deus o restaurou e ele reconheceu toda a essência do processo pelo qual passara. Arrependido e humilhado, ele declarou:

Mas, ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o meu entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?No mesmo tempo, me tornou a vir o meu entendimento, e, para a dignidade do meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e me buscaram os meus capitães e os meus grandes; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada. Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, e exalto, e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.Dn 4.34-37.

Os que temem ficar totalmente sob o domínio de Deus devem lembrar-se, sempre, das palavras do meigo Nazareno:

O meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mt 11.30.

- ooOoo -

Autor: Paulo De Aragão Lins


Artigos Relacionados


O Reino De Deus é Virtude.

Elias, Um Profeta Misterioso

Deus Leva A Sério O Que Pedimos

O Pastor Que Ensina Mas Não Faz!

Como Eu FaÇo Para Me Consagrar Ao Senhor?

Matéria Ilusória

Dê-me Porção Dobrada De Ti,,,