O Meio Ambiente Modificado



Através do estudo concomitante com uma aula de Ciências tendo como objetivo levar os educando a perceber o Meio Ambiente modificado, fez se compreender as possíveis razões e causas para se chegar as transformações e destruições até então percebida no mundo em que vivemos.
Pois por meio de observação da realidade do ambiente de hoje e voltando a pesquisa sobre o ambiente do passado, a uns cinco anos atrás já da para começar a perceber as mudanças sem precisar observar muito longe, sendo somente observado o meio que o cerca fica bem visível as transformações ocorridas nesse intervalo de tempo. Uma vez que estas transformações iniciam se em um lugar que há cinco anos não existia um prédio onde se localiza a escola e várias casas construídas onde ali só existiam mato e um rio sem sua vegetação primordial para a existência.
No decorrer destes cinco anos inicia se a construção de casas, e se tem moradia, tem moradores e estes necessitam de um ambiente para que seus filhos comecem a estudar e em pouco tempo este lugar se torna um Bairro, uma Vila e até mesmo uma cidade dependendo de sua proporção.
Estas mudanças ocorrem principalmente devido ao grande aumento de indústrias e o crescimento populacional juntamente com o desenvolvimento social, sem uma educação econômica e sustentável, pois se as pessoas têm acesso com facilidade a meios de consumo estas consomem mais,e se estas não tem uma educação econômica e sustentável gera o mundo em que se vive, com poluição de gases e lixos nas ruas.
Sendo assim o consumo e a conseqüente industrialização esgotam ao longo do tempo os recursos da natureza. Todos esses procedimentos industriais modificam o meio ambiente, poluindo o ar, a água, o solo, destruindo florestas, modificando a paisagem natural, devastando e degradando a natureza, e assim, por conseguinte muitos desastres naturais são causados pela ação do homem no meio ambiente. Ao contrário de muitos que pensam que "a natureza é violenta", pode ser, mas seu maior agressor é o homem, que não se deu conta de que deve sua existência a ela, cabendo ao mesmo a preservação e a instrução para as futuras gerações.
E a preservação do meio ambiente deve ser transmitida e compreendida pelos educando buscando como principio perguntas simples como, o que existia neste local há alguns anos atrás? Fazendo com que ele perceba que as mudanças do meio ambiente são necessárias, no entanto tendo a consciência de que não se deve prejudicar a natureza, porque depois quem sofrera as conseqüências serão eles mesmos.
O governo tem investido muito em programas para auxiliar na preservação do meio ambiente, como a Agenda 21 que foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92. A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.

As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
E isso nos mostra que o planejamento da agenda 21 agrega a sustentabilidade social e ambiental de que para se ter a preservação do meio ambiente deve se valorizar o desenvolvimento social e econômico fazendo com que o conhecimento chegue ao alcance de todos.
Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.Resumindo este programa vem buscando a transformação de uma sociedade mais humana e sustentatavel.
E para alcançarmos os planejamentos de sustentabilidade e desenvolvimento do País deve se olhar com carinho para as crianças, os professores devem sempre estar aguçando a curiosidade do educando trabalhando o meio ambiente partindo de um ponto de observação, fazendo com que eles entendam o porque preservar e por qual motivo o ambiente foi modificado, se havia tanta necessidade assim em se modificar o ambiente natural.

Referência

AGENDA 21. Desenvolvimento sustentável. - Ministério do Meio Ambiente
Disponível em: Acesso em: 10 julho. 2010.
Autor: Regiane Aparecida Alves Monteiro Siqueira


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