O sistema que funciona contra o sistema que corrompe



Falemos sobre esses dois sistemas em que vivemos atualmente, digo sobre o sistema formado pelos traficantes e o nosso sistema, sistema o primeiro, que atua paralelamente ao nosso, passando até despercebido, mas que funciona. Pergunto-lhes: Por que quando falamos de política ficamos tão indignados, e quando falamos sobre tráfico ficamos tão perplexos? Deveríamos estar acostumados, pois o tráfico está longe de acabar, sabemos disso, mas ainda nos iludimos pensando que os que podem fazer alguma coisa, vão fazer, porém acabam eles nos iludindo. Até fazem, mas como direi a vocês, não fazem da melhor maneira. Não estou em defesa de traficantes, alerto-lhes, estou descrevendo sobre a capacidade em que eles têm de fazer funcionar o "sistema" em que "trabalham".
Um grande amigo me falou um dia sobre uma entrevista do famoso "Marcola" ao programa dominical "Fantástico" (mostrada já há algum tempo), e isso ficou passando em minha cabeça muitas vezes, me fazendo pensar o quão diferente pode ser o "trabalho" do traficante e o trabalho de um político, ou alguém que seja encarregado de movimentar verbas, por exemplo. Nesta entrevista Marcola fala: "O sistema de vocês está falido, não funciona, é muita corrupção; se alguém mandar dinheiro, ou qualquer outra coisa para alguma instituição, ou para outra pessoa, no final não chegará nem metade do que era no começo. Já o meu não, se eu mandar que levem dinheiro para alguém essa quantia chegará inteira, sem nenhum centavo faltando." E é verdade, pois quantas vezes já vimos desvio de verba, lavagem de dinheiro, desvio de dinheiro de merenda escolar, obras superfaturadas e o que acontece com quem fez isso? Pode até ir preso, porém é beneficiado por seu status, por suas ligações, não ficando muito tempo na cadeia. Sim, isto é um crime, não muito diferente do que um traficante faz. O traficante por sua vez, se aproveita da busca incessante de "clientes" aos seus "produtos", pessoas estas que fazem o capital girar, fazendo os traficantes ficarem cada vez mais poderosos e comprando mais "produtos", vivem num mundo em que sua "rede de trabalho" ganha continuidade, quando ele é preso outros assumem em seu lugar, fazendo assim o sistema continuar do mesmo jeito como era antes.
O "Estado" deles funciona, tem organização e conseguem isso porque sabem que quando fazem algo de errado, as conseqüências são pesadas, diferentemente do nosso Estado que "ajuda" quem erra, beneficia, acoberta. Estamos preocupados em curar os males da sociedade, queremos que tudo seja melhor, mas estamos tão desorganizados que não conseguimos nem nos igualar ao sistema paralelo dos marginais. Repito que não estou querendo defender bandidos, vocês já sabem, isto é só uma crítica ao Sistema em que vivemos onde querem enriquecer mais e mais passando por tudo e por todos, ajudando aqueles que também querem enriquecer ilicitamente, isto é uma vergonha. Enriquecer é ótimo, mas que seja por seu trabalho, por sua inteligência, por seu esmero, não fazendo isso e acabando a todo custo com a vida de outras pessoas, sendo jogadas nas ruas.
Para o sucesso do nosso Sistema devemos acabar com toda a corja que suja a administração, as entidades que têm por obrigação cuidar do nosso bem estar e não o fazem como deveriam. Mas ainda por cima tem os frutos podres que denigrem a imagem dessas classes as quais deveríamos nos orgulhar, são corruptos: policiais milicianos, membros de administração pública. Não estou generalizando, mas todos nós sabemos do que estou falando.
Estamos em época de eleição, portanto, não sejam burros, repito, não sejam burros de colocarem novamente aqueles candidatos que um dia sujaram a política brasileira, estes são os responsáveis por todos termos a visão ruim de nossos governantes, responsáveis por grande parte das mazelas existentes em nossa sociedade. Não vendam seus votos, eles têm uma importância enorme, vocês podem não saber o valor dessa importância, mas os candidatos sabem.
Quero ainda um dia poder ver amplamente tudo ficar em ordem, a sociedade desmarginalizada e sem corrupções, uma sociedade justa e sem mazelas onde meus filhos e netos convivam diariamente com o que é certo e honrado, um pouco diferente do que vivo hoje.

Autor: Tiago Damian


Artigos Relacionados


Aos Proletários

Metáfora Lógica.

Carta Sincera De Um Candidato Politico

O Patrocinador Do Tráfico

Combater A CorrupÇÃo É Dever De Todos

Impunidade Zero

Pai, MÃe E Filhos