Jeremias: Um Sucesso Ou Um Fracasso?



O que é um sucesso? A maioria das definições inclui referências a alcançar metas e a adquirir riqueza, prestígio, favor e poder. As pessoas bem-sucedidas desfrutam de uma boa vida, sentem-se financeira e emocionalmente seguras, por estarem cercadas de admiradores e desfrutarem do fruto de seu trabalho.

Normalmente, são líderes e/ou formadores de opinião que ditam as tendências. Seu exemplo é imitado; suas realizações são notadas. Eles sabem quem são e para onde estão indo e, a passos largos e confiantemente, vão ao encontro de seus objetivos.

De acordo com essas definições, Jeremias foi um pobre fracassado. Por 40 anos serviu como porta-voz de Deus para Judá, mas quando falava, ninguém o ouvia. Constantemente, com paixão, ele os exortava a agir, mas ninguém se movia. Jeremias não conseguiu sucesso material. Era pobre e sofreu severas privações para que pudesse entregar suas profecias.

Foi lançado na prisão e em uma cisterna. Foi levado para o Egito, contra a sua vontade. Foi rejeitado por seus vizinhos, sua família, pelos sacerdotes e falsos profetas; por seus amigos, seu público e pelos reis.

Ao longo de sua vida, Jeremias esteve só, proclamando as mensagens de Deus de destruição, anunciando a nova aliança e chorando sobre o destino de sua amada nação.

Aos olhos do mundo, Jeremias não foi um sucesso. Mas aos olhos de Deus, Jeremias foi uma das pessoas mais bem-sucedidas da história. De acordo com o padrão divino, o sucesso envolve obediência e fidelidade. A despeito da oposição e dos custos pessoais, Jeremias corajosa e fielmente proclamou a Palavra de Deus. Foi um profeta obediente a seu chamado.

O livro de Jeremias inicia com o seu chamado para ser profeta. O tema básico da mensagem de Jeremias é simples: Israel deveria arrepender-se e voltar a Deus, caso contrário Ele castigaria a nação. Como o povo rejeitou esta advertência, Jeremias começou a predizer a destruição de Jerusalém.

À medida que você ler o livro de Jeremias, imagine a agonia que ele sentiu em relação à mensagem que deveria entregar, ore como ele fez por aqueles que se recusam a responder à verdade e observe o exemplo de fé e coragem de Jeremias. Então, comprometa-se a ser bem-sucedido aos olhos de Deus!

Resumindo, Jeremias serviu fielmente a Deus por 40 anos. Durante este período, o povo de Judá o ignorou, rejeitou e perseguiu. De acordo com os padrões humanos, a pregação de Jeremias, foi um fracasso, embora ele não tenha falhado em sua tarefa, permanecendo fiel a Deus.

Nosso sucesso não deve ser medido pela aceitação ou pela rejeição das pessoas. Somente a aprovação de Deus deve ser o padrão de nosso serviço. Devemos levar a mensagem do Senhor a outros, mesmo quando formos rejeitados. Devemos fazer a obra de Deus, ainda que isto signifique sofrer.

O Senhor tem um propósito para cada cristão, mas,algumas pessoas são designadas por Ele para trabalhos específicos. Se Deus lhe der uma tarefa específica, aceite-a alegremente e cumpra-a com zelo. Se Ele não o fez, procure cumprir a missão comum a todos os crentes: amar, obedecer e servir a Deus, até que a direção divina se torne mais clara.

Freqüentemente, as pessoas relutam com novos desafios, porque lhes falta autoconfiança; elas sentem que não têm a habilidade, o treinamento ou a experiência adequados. Jeremias se considerava "uma criança", alguém sem experiência para ser um profeta de Deus diante das nações.

Mas o Senhor prometeu estar com ele. Não devemos permitir que sentimentos de incapacidade nos impeçam de obedecer a Deus. Ele sempre estará conosco. Se Ele lhe der um trabalho a fazer, proverá tudo o que você precisa para fazê-lo.

Fonte: Bíblia de Estudo – Aplicação Pessoal - CPAD


Autor: João Placoná


Artigos Relacionados


Dor!

Eu Jamais Entenderei

Minha Mãe Como Te Amo

Nossa Literatura

Soneto Ii

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Pra Lhe Ter...