A proteção de informações estratégicas no País



Atualmente, é fácil perceber no País a facilidade com que dados importantes sobre instituições, empresas e indivíduos podem ser obtidos através de simples consultas a fontes abertas ao público em geral. Dependendo da forma como são utilizados, tais conhecimentos podem criar conseqüências positivas ou negativas, boas ou más, para os diferentes sujeitos com os quais se relacionam.
Dentro deste contexto, o ramo da atividade de Inteligência voltado para a salvaguarda de assuntos relacionados a pessoas e Instituições (ramo Contra-Inteligência) tem sido de vital importância nos cenários da vida atual em instituições públicas e privadas, ao ponto de muitas de tais organizações já estarem envidando esforços no sentido de desenvolver e consolidar uma mentalidade de proteção de conhecimentos em seus integrantes, adequando-a as exigências da atual "Sociedade do Conhecimento".
Em virtude de avanços significativos em áreas estratégicas que conferem vantagens competitivas no cenário internacional, o Estado Brasileiro vem manifestando sua preocupação com a proteção de conhecimentos sensíveis, através da criação de leis e decretos que regulamentam os procedimentos relativos à salvaguarda de assuntos sensíveis.
O Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), por intermédio da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) como seu órgão central, vem buscando uma coordenação e orientando as atividades de proteção do conhecimento na Administração Pública e em alguns casos também vem estabelecendo parcerias com instituições privadas.
Desta forma, nota-se que a mentalidade de proteção de conhecimentos sensíveis é uma necessidade estratégica para o País e vem sendo estimulada em muitas instituições nacionais (públicas e privadas), através da implementação de programas específicos para o desenvolvimento de tal mentalidade.

Autor: João Silva Néto


Artigos Relacionados


A ImportÂncia Da Auditoria Operacional E Gerencial Para As InstituiÇÕes PÚblicas E Privadas

Sus - Base Constitucional

Brasileiros Confiam Mais Na Mídia

Gestão Do Conhecimento

Ongs Nos Governos

Atribuição Para Técnico Florestal

A InversÃo De Valores