AS IDEOLOGIAS DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA E SUA CONTRIBUÇÃO PARA A HISTORIOGRAFIA



Sérgio Buarque de Holanda trabalha um paralelo entre tipos ideais, uma estrutura que se pauta em tipos "ideais opostos". Ele utiliza os tipos ideais de Weber para trabalhar com a ação tradicional, ação efetiva, ação relativa a fins e ação relativa a valores.
Em sua obra ele se baseia na interpretação, racionalidade, investigação, erudição, objetivo e intuição. Holanda promove uma distinção entre conhecimento da sociedade, da natureza e da compreensão empática.
Podemos perceber que Holanda busca reconhecer as nossas raízes ibéricas; afirmando que os portugueses no momento de descobrimento não eram totalmente europeus; pois havia uma correlação entre europeus, africanos e arabiado, portanto a mentalidade portuguesa não era "totalmente original".
Em suma, análise notamos que Holanda promove uma diferenciação entre portugueses e espanhóis; de um lado os portugueses, homens aventureiros que utilizava a plasticidade, mas ao mesmo tempo não construíam suas cidades com planejamento e organização com os espanhóis.
Assim podemos notar que em meio a construção da sociedade brasileira, surge o homem cordial, um tipo ideal construído no Brasil. Para Holanda o ser cordial é aquele que sabe agir em meio aos processos sociais; um trabalho realizado com o coração, uma relação afetuosa e ao mesmo tempo agressiva.
Na aurora da análise encontramos problemáticas com relação ao homem cordial que se estrutura em bases violentas. Formulando a nossa identidade brasileira em um presente que nega o passado e fecha as aberturas para o futuro; portanto podemos notar que Holanda busca fazer uma discussão fecunda a respeito do passado, presente e futuro do Brasil.
Autor: Dhiogo José Caetano


Artigos Relacionados


Resenha De Raizes Do Brasil De Sérgio Buarque De Holanda

Indígenas No Brasil: A Relação Da Cultura Matriz Com A Sociedade Brasileira Contemporânea

Max Weber

Resumo: O Homem Cordial. In: Raízes Do Brasil

Eliminação Do Brasil Na Copa Do Mundo 2010

Indentidade Brasileira E Mundo Globalizado.

Os Bestializados