MEIO AMBIENTE E A EDUCAÇÃO: O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA BUSCA DA SUSTENTABILIDADE DO MEIO



KARLA GISELY MACIEL DA SILVA GUEDES
UFRPE/UAG- [email protected]
MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO
UFRPE/UAG- [email protected]
GLÓRIA MARIA DUARTE CAVALCANTI
UFRPE/UAG- [email protected]

Resumo

O presente estudo relata a importância e o papel da educação ambiental, tendo ponto de partida a conscientização dos alunos, através da proposta de intervenção pedagógica com a temática do Meio Ambiente e Educação nas escolas, uma vez que o processo de educação ambiental apresenta-se como estratégia para construção e adoção de comportamentos que irão intervir não apenas na formação do educando, mas em sua própria qualidade de vida e do universo circundante. Em razão das ações antrópicas que o homem vem causando ao longo das décadas, surge à necessidade da compreensão sobre o mundo de forma critíca e comunitária. Em função disso este estudo foi realizado durante 4 horas de aula com os estudantes da 3ª série da escola municipal João Pessoa, localizada no município de Garanhuns-PE, sob orientação da professora Glória Maria Duarte Cavalcanti, que ministra a disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências II no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG durante o segundo semestre de 2009.
Palavras - chave: Educação. Meio ambiente. Prática Pedagógica.
Introdução
A preocupação com as questões ambientais vem se intensificando nas últimas décadas, como resultado da conscientização da sociedade mundial, que passou a cobrar uma postura responsável nos gestos mais simples de todos os cidadãos e, sobretudo, daqueles que atuam na exploração e no uso dos recursos naturais.
Atualmente é visível que a educação ambiental está cada vez mais restrita a escola, uma vez que as crianças, os jovens e os adultos, estão aptos para receber conhecimentos que irão intervir não apenas na sua formação profissional, mas também na sua qualidade de vida.
Por esta razão o projeto voltou-se ao público que por não ter muito acesso a orientações educacionais voltada para as questões ambientais, apontando propostas pedagógicas centradas na conscientização e na mudança de comportamento por partes dos educando.
A concretização deste objetivo, através da conscientização, poderá ser gerador de hábitos de mudanças consideravelmente importantes para o bem-estar dos seres humanos e do nosso planeta. Tendo como objetivo geral a reflexão sobre a importância e o papel da educação ambiental, não só como ferramenta de compreensão sobre o mundo, mas, acima de tudo, como conscientização de uma forma crítica e comunitária em que a qualidade de vida e a harmonia entre os seres humanos e o meio ambiente, sejam sempre metas a serem alcançadas. Mas especificamente entender a importância do meio ambiente para a sobrevivência dos seres vivos e do planeta. Conhecer algumas modificações que o homem faz no ambiente e suas conseqüências. Incentivar os alunos a preservar e conservar o ambiente em que vive e Promover atitudes de conservação do meio ambiente, sobretudo aquelas que os próprios podem ter em seu dia-a-dia.

Desenvolvimento

O desenvolvimento da proposta de intervenção descrita a seguir se inspirou na Pedagogia de Paulo Freire (1975), na qual o respaldo para execução do projeto foi fundamentado na interação dialógica dos sujeitos entre si e com que se encontra sua própria realidade, ou seja, seu habitat, tendo tambem como fundamentação teórica o PCN Meio Ambiente e Saúde.
Esta se caracterizou após tentativas de levantamento de ações junto às mudanças de postura em relação aos ambientes, as imagens e representações que os indivíduos constroem de uma realidade e de um lugar.
A intervenção foi realizada durante 4 horas, no período da manhã, numa sala de 3ª série da escola municipal João pessoa, da zona urbana do município de Garanhuns- PE. A aula iniciou-se no primeiro momento com a apresentação e aplicação do questionário que abordava questões relativas à aula a ser executada que serviria para o levantamento do nível de conhecimento sobre a temática que seria abordada na sala.
A aula transcorreu com a acolhida aos estudantes, através da dinâmica da teia, que representava a importância que cada sujeito tem para com o meio ambiente, mostrando que se faz necessário o trabalho coletivo dos indivíduos para que realmente haja sustentabilidade no nosso planeta, esta dinâmica enfatiza que o trabalho de forma coletiva corrobora não apenas para a estabilidade de uma pessoa, mas a todos que fazem parte do meio.
Em seguida a aula prosseguiu com a explanação e discussão do conteúdo, através do conhecimento prévio sobre a temática, logo depois por ilustrações, através de imagens no data show, com apresentação em Power Point das alterações ambientais causadas pelo homem em todo mundo e no município de Garanhuns, tais como: poluição, mudanças climáticas, exploração da biodiversidade (flora e fauna) de forma ilegal e desmatamento, sendo este o mais abordado.
A participação dos estudantes foi receptiva as imagens, pois muitos deles identificavam seu bairro e o estado em que o mesmo se encontrava, devido às poluições. Outros relatavam conhecer lugares que as imagens mostravam como ponto de comercialização de animais silvestres.
Após esta apresentação na qual os estudantes participaram ativamente, prosseguimos a atividade com uma peça teatral do Sitio do pica pau amarelo, na qual os personagens do fantoche interagiam com os estudantes, questionando os mesmos sobre os conteúdos explicados posteriormente. Para finalizar a peça foi realizado pelos personagens o bingo ecológico que também abordava questões relativas à explanação da aula.
Antes de finalizar a aula, novamente foi entregue o mesmo questionário aos estudantes para verificar se houve evolução dos conhecimentos estudados durante a intervenção pedagógica.
No último momento aconteceu a distribuição de sementes para plantio de espécies ameaçadas de extinção (sucupira) como forma de reflorestamento, onde todos receberam sementes e uma mensagem que ficaria como reflexão para a adoção de novas atitudes e posturas relativas às questões ambientais.

Conclusão

Através dos resultados obtidos durante a intervenção é possível observar que existe uma disparidade em torno do que se ensina e o que se pratica em volta das questões para o desenvolvimento da Educação Ambiental. Esta intervenção possibilitou aos estudantes a adoção de novos valores mediante a visão que se tinha da relação ser humano/ambiente.
Ao ser executado o projeto as expectativas eram inúmeras, uma vez que se previam os resultados esperados, pois o trabalho de educação ambiental é bem relativo à escola, porém pouco trabalhado, isto foi constatado após a aplicação do instrumento de coleta de dados, apesar das manifestações dos estudantes, constatou-se que os mesmos tinham informações superficiais a respeito das questões explanadas na aula, ou seja, conheciam-se as alterações ambientais, entretanto não se entendia o porquê nem como evitá-las.
Ao compreender a temática, alguns aspectos foram percebidos e alguns estudantes se mostraram perplexos e sensibilizados, o que indica uma ampliação na sua visão de mundo a respeito dos problemas ambientais, desta forma mostrando-se dispostos e com vontade de melhorar sua qualidade de vida e a do planeta.
Com base nos instrumentos utilizados durante a aula foi possível tecer considerações após a intervenção realizada na mesma, com representação em dados quantitativos e qualitativos (anexo), que resultaram a representação do nível da percepção, compreensão e preocupação que os estudantes têm para com o meio ambiente. Desta forma a intervenção auxiliou a construção de mudanças conceituais significativas nos alunos, já que os mesmos após a intervenção demonstraram interesse pela temática, com disposição para adoção de novos padrões, construídos coletivamente, para realizações de ações em prol do meio ambiente.
Foi importante, ao final deste trabalho de intervenção observar que os alunos, compreenderam uma realidade onde se percebe que o ser humano é a principal ferramenta, tanto para destruição como para preservação do mundo, por esta razão é possível dizer que os objetivos do trabalho foram alcançados.
Ademais, enfatizamos a importância da práxis em Educação Ambiental, isto significa planejamento de ações pedagógicas realizada em conjunto com o corpo docente das escolas, estas que poderão atuar conforme a compreensão do meio e pelo conhecimento do mesmo, buscando atender a necessidades do processo de conscientização ambiental.
Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, p. 14, 46. 2007.
FRANCO, Paulo. Responsabilidade ecológica versus responsabilidade social. Redação do Ambiente Brasil. Disponível em HTTP://www.ambientes.ambientebrasil.com.br//.../desmatamento.html acesso em 14 abril, 2009, 15h30min.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1975.
JACOBI, Pedro. LUZZI, Daniel. Educação e Meio Ambiente ? Um diálogo em ação. São Paulo. Disponível em acesso em 14 maio, 2009. 13h30min.
OKAMOTO, Jun. Percepção Ambiental e Comportamento. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002.
TREVISOL, Joviles Vitório. Os professores e a Educação Ambiental: Um estudo de representações sociais em docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental. Santa Catarina, março/dezembro, 2003. Disponível em






ANEXOS
Escola:________________________________________________________
Aluno(a):_______________________________________________________

Questionário

1. Você sabe o que meio ambiente?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SEI

2. Meio ambiente é:
( )natureza, ( ) natureza e saúde, ( ) natureza saúde e meio social

3. Você tem consciência do que é alteração ambiental?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SEI

4. Você tem interesse por assunto relacionado ao desflorestamento?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SEI

5. Você sabe quais são as conseqüências do desflorestamento para o M.A.?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SEI

6. Você sabia que a utilização de madeiras das florestas sem licença ambiental é crime?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SEI

7. Você acredita que o desflorestamento possa trazer alterações na vida das pessoas e do planeta?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SEI
Autor: Karla Gisely Maciel Silva Guedes


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