A formação descontinuada



Atualmente na educação observamos diversos movimentos para uma mudança qualitativa. As políticas públicas se esforçam em programas de cursos, formação continuada e palestras com professores no intuito de provocar resultados favoráveis para que a aprendizagem aconteça.

Por outro lado, algumas vezes esse esforço revela um quadro distorcido da necessidade do professor. Mesmo pensando que podemos extrair algo de útil em boa parte das coisas vividas, o educador necessita de uma formação que esteja diretamente relacionado as necessidades do seu grupo de trabalho.

Muitas palestras de formação continuada para educadores são oferecidos fora de sua perspectiva com assuntos que estão desvinculados da realidade do seu trabalho. Podemos perceber desde as saídas de auditórios e na chegada em sala de aula o educador sem o suporte real e formativo sobre como resolver as dificuldades que prevalecem no seu cotidiano.

Entendendo que a educação passa um momento histórico "frágil" e o tempo é impressindível para o desenvolvimento de um trabalho os cursos de formação continuada deveriam acompanhar as necessidades de maneira mais próxima do educador.

A "formação continuada" tem que agregar temas que remetam aos problemas em sala de aula. Nesse caso palestras de caráter ético e estudos laboratoriais com a troca de experiências positivas e negativas de aprendizagens são sugestões oportunas para essa situação.

Portando, saibamos que as necessidades existem e as soluções também. Pensar no projeto político pedagógico de maneira que aproxime a teoria da prática entre todos os responsáveis pela educação é fundamental.
Autor: Kleber Marin


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