O GERENCIAMENTO DA CADEIA DE PRODUÇÃO E SUPRIMENTOS



Introdução Historicamente, o padrão de relacionamento entre clientes e fornecedores nas cadeias de suprimento tem se caracterizado por um comportamento distante e muito competitivo. Cada empresa foca a atenção nas suas próprias atividades, planejando e executando suas operações de forma isolada. Entretanto, o ritmo crescente de competição em todo o mundo, causado pelos processos de abertura comercial, e o aumento do comércio internacional têm levado as empresas a reverem suas antigas práticas de relacionamento. Em função de seu esforço de cortar custos para aumentar a eficiência e competitividade, as empresas estão sendo levadas a se relacionar com os outros integrantes de sua cadeia de suprimentos de forma diferente. Esta nova postura se caracteriza por um comportamento cooperativo e pela troca intensiva de informações entre os diversos membros da cadeia de suprimentos. O conceito de “Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos” com foco não competitivo entre os participantes da cadeia, começou a se desenvolver apenas no início dos anos 90 [2]. Embora muito tenha sido publicado sobre suas vantagens, pouco ainda se conhece sobre como implantar este conceito, como planejar sua implantação e quais os recursos necessários. O avanço da informática, combinado com a revolução nas telecomunicações, criou as condições ideais para se implementar processos eficientes de coordenação desde o fornecedor inicial de matérias-primas até o consumidor final. Portanto os objetivos deste trabalho são: » Sugerir uma forma de implementar um sistema simples mas funcional de “Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos”; » Sugerir soluções complexas, que envolvem uma cadeia produtiva com diversos fornecedores e entregadores, na qual pode-se fazer uso da “Teoria dos Transportes” para otimizar custos e tempo de entrega. Este modelo consiste em um site onde cada membro recebe e fornece informações sobre a cadeia de suprimentos. Continua....
Autor: João Carvalho Albuquerque


Artigos Relacionados


Parceria E Colaboração: Ganhos Para A Cadeia Logística

Parceria E Colaboração: Ganhos Para A Cadeia Logística

''a LogÍstica Como Vantagem Competitiva''

Cadeia De Suprimento

Teste De Conceito No Desenvolvimento De Produtos

Marketing Moderno (cristiano Paiva E Rodrigo Eimantas - Fai - Março/08)

LogÍstica Hospitalar