ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM HOTEL FAZENDA NO VALE DO MAMANGUAPE, PB.



ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM HOTEL FAZENDA NO VALE DO MAMANGUAPE, PB.

Crísthophem Pinto de Oliveira Nóbrega
Jônatas Soares da Costa
José Milton de Almeida Medeiros

Resumo
O turismo é um segmento econômico que se encontra em pleno desenvolvimento, este quando bem organizado e planejado, pode contribuir bastante para o desenvolvimento sócio-econômico de uma determinada área. Possuindo uma grande quantidade de subdivisões e estratificações nas diversas tipologias de ações turísticas. Dentre estas é possível perceber a existência do turismo rural, que pode ser denominado de forma mais correta como turismo em âmbito rural. Referindo-se as ações turísticas desempenhadas no âmbito rural. O Brasil por ser um país de fortes tendências naturais e agrárias, possuindo desta forma uma ampla variedade de opções, na empregabilidade de ações que venham a produzir o desenvolvimento do potencial endógeno das propriedades rurais, através das ações turísticas. Quando neste sentido primeiramente é verificado alguns fatores que precedem a instalação de atividades turísticas em uma cidade ou até mesmo em uma pequena propriedade rural. Contudo, o turismo rural, não pode ser entendido, como a mera transferência para o campo do equipamento turístico, sendo também o aproveitamento das estruturas da propriedade rural. O Vale do Mamanguape constitui-se uma interessante área para a pesquisa de aplicabilidade do uso do potencial rural como meio de atração para as atividades turísticas. Desta forma a implantação de um equipamento hoteleiro como um hotel fazenda, pode garantir que seja suprida a falta de recursos para tais atividades turísticas na região. A presente pesquisa se caracteriza por ter natureza exploratória, possuindo uma abordagem qualitativa. A população sendo composta pelo órgão de turismo público estadual, como também empresas privadas. Sendo os dados obtidos através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas, especificas a cada amostra.
Palavras chaves: Turismo, Turismo rural, Vale do Mamanguape, Hotel Fazenda.

Abstract:

Tourism is an economic sector that is rapidly developing, when this well-organized and planned, can contribute greatly to the socio-economic status of a given area. Possessing a great amount of subdivision and strata in various types of tourist activities. Among these it is possible to perceive the existence of rural tourism, which can be more correctly termed as rural tourism in scope. Referring to the actions performed in the rural tourist. Brazil for being a country of strong agricultural and natural tendencies, thus possessing a wide variety of options, the employability of actions that will occur in the development of endogenous potential of rural properties, through the actions tourist. When this effect is first observed some factors that precede the installation of tourist activities in a city or even in a small rural property. However, rural tourism can not be understood as the mere transfer of equipment for the field tour, and also the use of the structures of rural property. Valley Mamanguape constitutes an interesting area for research use of the potential applicability of rural as a means of attraction for tourist activities. Thus the deployment of a hotel equipment hotel as a farm, can ensure that supplied the lack of resources to such tourist activities in the region. This research is characterized by having an exploratory nature, possessing a qualitative approach. The population is composed of the state public body for tourism, as well as private companies. Since the data obtained through the application of semi-structured, specific to each sample.

Keywords: Tourism, Rural Tourism, Valley Mamanguape Farm Hotel.


INTRODUÇÃO:
A necessidade de hospedagem em outros pontos geográficos diferentes e distantes de sua morada habitual possibilitou o surgimento de instalações que no futuro, seriam chamadas de hotéis.
A hospedagem tem no comércio o responsável histórico, pelo surgimento das formas mais antigas de oferta hoteleira. Contudo, o surgimento de hotéis, como os conhecidos hoje em dia, tratados estritamente como atividade econômica ocorreu no final do século XVIII, estimulados pela revolução industrial (DUARTE, 1995).
No Brasil a hotelaria surge no período colonial, onde viajantes ilustres eram recebidos em colégios e mosteiros. Amazonas e Moraes (2007) citam como exemplo, o Colégio de Jesus, em Salvador, e o Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro.
O turismo em seu inicio, era uma atividade praticada como busca de novos conhecimentos, com o passar do tempo tornou-se mais abrangente. Sendo então realizado de formas diferentes e atendendo públicos diferentes com necessidades heterogêneas.
O turismo, quando bem organizado e planejado, pode contribuir bastante para o desenvolvimento local, uma vez que fomenta a geração de novos empregos, aumenta e distribui a renda, sendo, portanto, uma alternativa viável para o incentivo do desenvolvimento sócio-econômico de uma determinada área.
Neste contexto de diferenciação, o turismo rural surge ante a necessidade de fuga do "estresse urbano" e dos grandes centros, proporcionando uma segmentação no mercado do turismo. Sendo as áreas rurais procuradas pelos habitantes dos grandes centros urbanos.
Turismo rural são todas as atividades desenvolvidas no meio rural, promovendo a integração do patrimônio cultural ao meio ambiente e comprometido com a produção agropecuária.
Esse tipo de turismo, embora um conceito recente para o Brasil, já vem sendo praticado amplamente em países da Europa e segundo Zimmermann (1996) é uma atividade que cresce aceleradamente no mundo, e estima-se que seu crescimento deverá se manter em desenvolvimento.
Contudo, o turismo rural, não pode ser entendido, como a mera transferência para o campo do equipamento turístico, é também o aproveitamento das estruturas da propriedade rural, com a possibilidade da participação de pequenos empresários; integrando desta forma a comunidade local, meio ambiente e a cultura regional a todo equipamento turístico convencional.
A implantação de um hotel fazenda configura para a região do Vale do Mamanguape, uma interessante oportunidade para a valorização de suas reservas florestais de matas virgens, além de executar a gestão do seu território, estimulando o aproveitamento do potencial de desenvolvimento endógeno do local.
A região do Vale do Mamanguape possui boa proporção de áreas verdes e reservas florestais, além de possuir um grande cunho histórico, o que favorece a implantação do turismo rural no mesmo.
E dentro das atividades turísticas rurais a implantação de um hotel fazenda no Vale do Mamanguape, cria a necessidade de uma pesquisa que verifique a viabilidade do mesmo.
A implantação de um hotel tende a envolver os membros da comunidade local, abrindo vagas de emprego; e no caso de um hotel fazenda, possibilitando a inversão do êxodo rural, uma vez que em empreendimentos rurais, se aproveitam as instalações existentes conferindo menor custo de implantação e investimentos. Bem como a mão de obra utilizada no estabelecimento é em sua grande maioria moradores da região.
Assim a presente pesquisa se faz justificada, podendo ser um assunto de grande relevância ao campo das atividades turísticas no Vale do Mamanguape, identificando e explorando o potencial endógeno do meio rural.
O termo Mamanguape, tem sua origem na linguagem indígena e significa "água boa de beber". O Vale do Mamanguape é atualmente composto por dez municípios, sendo eles: Baia da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Mataraca, Marcação, Rio Tinto. Localizando-se na mesorregião da zona da mata e litoral norte paraibano. O município de Mamanguape já abrangeu toda a área ocupada por estas cidades,quando alcançou o titulo de segunda maior cidade da Paraíba, fato que lhe rendeu o privilegio de receber a visita do o imperador Dom Pedro II.
O Vale do Mamanguape é banhado pelo rio Mamanguape, este sofre estragos provocados pelas usinas e plantações de cana. As atividades econômicas em todo o Vale são bastante diversas, indo desde a pesca na região de Baia da Traição, até a produção de açúcar em Mamanguape. Abrangendo outras atividades como: o comercio varejista, a pecuária, a agricultura, principalmente de abacaxi.
Os aspectos turísticos da região correspondente ao Vale não possuem um grande grau de desenvolvimento. Contudo algumas áreas possuem um melhor entendimento do potencial regional. Como foi anteriormente exposto é uma região possuidora de grande potencial histórico, que poderia facilmente ser convertido em atrativo auxiliar para o turismo rural.
A presente pesquisa possui como objetivo geral a verificação da viabilidade para a implantação de um hotel fazendo no Vale do Mamanguape, PB. Bem como outros objetivos secundários, ou aqui nomeados de específicos. Realizar uma pesquisa que informe sobre os aspectos gerais de um hotel fazenda. Além de identificar as potencialidades turísticas rurais do vale do Mamanguape. Verificando ainda a existência de políticas públicas estaduais voltadas para o desenvolvimento turístico no Vale do Mamanguape.
Convém ainda definir a presente pesquisa, caracterizada como possuidora de uma natureza exploratória, possuindo uma abordagem qualitativa. Segundo GIL (2006) pesquisas de natureza exploratória, tem o objetivo de promover maior familiaridade com o problema abordado, possibilitando que os mais variados aspectos do fato estudado sejam analisados e levados em consideração. Fazendo uso de também de uma abordagem bibliográfica e documental. Conforme Gil (2006, p.45): "A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômeno muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente".
Bem como a utilização de entrevistas, como outro instrumento de obtenção de dados. A população sendo composta pelo órgão de turismo público estadual, como também empresas privadas. Sendo as entrevistas semi-estruturadas, especificas a cada amostra.

TURISMO RURAL: CARACTERIZAÇÃO MUNDIAL

O turismo no meio rural é observado como uma atividade antiga, com diversos conceitos e princípios. Segundo a Empresa Brasileira de Turismo, EMBRATUR (1994) em países como os Estados Unidos, encontramos a modalidade de turismo rural voltada para farm houses ou contry vacations, onde suas terras eram cedidas pelos rancheiros da região norte americana para o acolhimento de viajantes e visitantes a região.
Esta forma de acolhimento era gratuita em seu inicio, modificando-se com o decorrer do tempo. A atividade passou a ser observada como lucrativa, que tenderia desta forma por aumentar a renda dentro da propriedade.
Em países europeus, como a França e Portugal, receber turistas no campo é bastante habitual, em Portugal, por exemplo, o turismo rural é caracterizado pelo acolhimento familiar, recebendo a nomenclatura de: "Turismo de Habitação", que se caracteriza por residências de valor arquitetônico do campo.
Sendo inserido também o "Agroturismo", em casas rústicas e fazendas, como aquele que é diretamente integrado a uma exploração agrícola, onde o turista tem contato direto com a exploração e o trabalho rural. Desempenhando atividades ligadas a imagem rural.


O TURISMO NO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO

O Brasil, de acordo com a EMBRATUR (1994) é um dos países que apresenta maior potencial turístico do mundo, sendo este, contudo pouco explorado. Possuindo mais de oito milhões de quilômetros quadrados, fazendo divisa com 10 países, e apresentando em seu território grande riqueza natural. Esta situação indica grande vocação para o turismo, em seus mais diversos segmentos.
O turismo no espaço rural brasileiro adotou múltiplos conceitos, podendo se denominar, turismo de interior, turismo verde, agroturismo, turismo de rotas agrícolas, entre tantas outras denominações. Portanto toda ação turística, voltada para o principio de visitar e conhecer o ambiente rural pode ser entendido como "Turismo no Espaço Rural".
A peculiaridade do turismo no espaço rural é capacidade de integração com as atividades produtivas agrícolas cotidianas da propriedade rural, incrementando desta forma a coletividade local.
No Brasil, as regiões que apresentam particularidades pertinentes à implantação das atividades turísticas no meio rural são inúmeras, principalmente pela forte imagem agrária que o país possui. Mas segundo Zimmermann (1996), os pioneiros do turismo no espaço rural surgiram no município de Lages, na região Sul do país. Essa região possuía a pecuária praticada nas inúmeras propriedades existentes e a exploração da madeira como sua base econômica.
Em 1986 alguns produtores abriram suas propriedades rurais para visitantes que vinham passar o fim de semana e vivenciar o dia-a-dia da fazenda, como forma de diversificar sua área de atuação e principalmente como solução econômica para o problema que a escassez de madeira nativa gerava.
Inicialmente as atividades praticadas forneciam ao visitante um contato direto às atividades rurais, como, tosa de ovelhas e doma dos cavalos, sem, contudo haver o pernoite, o que foi posteriormente denominado de "Agroturismo". Para Graziano da Silva, Vilarinho e Dale (1998, citado por ROQUE e VIVAN 2007) Agroturismo deve ser entendido como parte de um processo de agregação de serviços aos produtos agrícolas e de valorização dos bens não materiais existentes nas propriedades rurais (paisagem, ar puro, etc.).
Todavia aceitar o turista não só para visita, mas também para o pernoite, exigia o surgimento de outros equipamentos, na atividade turística rural. Surgindo desta necessidade os hotéis fazendas e fazendas hotéis.
No contexto do turismo rural, no espaço brasileiro são perceptíveis diversas tipologias, entre as principais citadas por Roque e Vivan (2007)
Hotéis fazendas, propriedades inseridas no espaço rural, relacionadas ou não com atividades agropecuárias, caracterizadas pela grande presença de investimento financeiro na fase inicial do projeto a fim de que a área seja adaptada ao turismo rural com pernoite. Apresentando, além disso, prestadores de serviço qualificados e conscientes de seu papel.
Fazendas Hotéis são propriedades rurais que mantém as atividades relacionadas ao campo, mas com adaptação parcial de suas instalações para receber o turista, proporcionando pernoite, permitindo ao turista a vivencia do ambiente da "roça".
Agroturismo, aonde o turista vai à propriedade rural, passa algumas horas e participa de atividades típicas do cotidiano, sem, contudo haver o pernoite no local.
Turismo Rural de Eventos, caracterizado como atividade temporária ou momentânea dentro do espaço rural, como rodeios e festas folclóricas.
Ecoturismo, atividade que pode incorporar a agregação de valores ao serviço prestado, neste caso especificamente a preservação dos recursos naturais.
Além destas outras tipologias podem ser encontrados, como condomínios rurais, turismo em rios e represas, complexos hípicos, entre outras.
A procura pela preservação e conservação do ambiente rural, e a valorização de sua cultura, promovendo o desenvolvimento das bases locais, pode então ser visto como questão essencial ao que se refere ao turismo no espaço rural brasileiro.


HOTÉIS FAZENDAS: CASOS DE SUCESSO

Um hotel fazenda normalmente representa e preserva os locais de origem, sendo atualmente sinônimo de preservação, não apenas da sede antiga da fazenda, assim como também das atividades e hábitos tópicos do interior.
Em face deste conceito o presente tópico visa mostrar alguns hotéis fazendas de sucesso, no âmbito do turismo rural brasileiro.
O Hotel Fazenda Santa Mônica, localiza se a 15 minutos da cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, cercado de uma natureza exuberante e possuidor de profissionais qualificados para o atendimento direto ao cliente. È cercado de lagos, onde é realizada a pesca esportiva, possuindo também outras áreas de lazer, como playground, cavalgadas, passeios por uma fazenda situada aos arredores, quadras de vôlei, futebol e tênis. O hotel apresenta ainda sessões de massagem, e piscinas ao ar livre. No inverno os hóspedes têm a oportunidade de nadar em águas aquecidas, em um lugar coberto.
No Hotel Fazenda Santa Mônica é possível visitar diversos atrativos de Louveira, como a produção de uva. O hotel também dispõe dos passeios de agroturismo, e fornece ao visitante a oportunidade de comprar produtos artesanais como mel e pinga de alambique.
O Hotel Fazenda Mazzaropi, localizado nas proximidades de Taubaté, possui 150 mil metros quadrados, de áreas verdes com acomodações confortáveis para hospedagem e um centro de convenções onde funcionavam os estúdios de cinema de Mazzaropi. No inicio da década de 70 Mazzaropi construiu um estúdio de cinema, e para acomodar técnicos e atores foi construído um hotel, jardins, lago, piscinas foram pensados como atração do hotel e cenários para os filmes. O Hotel Fazenda Mazzaropi preserva este passado, e apresentam também atividades dedicadas ao entretenimento, lazer, conforto e bem-estar. Como, arvorismo, hidromassagem ao ar livre, parquinho infantil, mine campo de golfe, campo de futebol, cavalgadas agendadas por toda a área verde do hotel, quadra de tênis, cinema, visitar ao Museu Mazzaropi, entre outras atividades. Possui apartamentos amplos e completos, com varanda, sempre promovendo o máximo de contato com a natureza e mantendo o auto nível de conforto para os hóspedes.
Hotel Fazenda Passadero. A Fazenda Passaredo está localizada na Serra da Canastra, em São José do Barreiro, cidade do interior de Minas Gerais, onde está situada a Portaria quatro do Parque Nacional da Serra da Canastra, que dá acesso a cachoeira Casca d'Anta. Possui 50 hectares, estando a 850 metros de altitude, circundando a fazenda existem três riachos com cachoeirinhas e piscinas naturais, existe também uma nascente de água. As atividades propostas aos hóspedes visam promover a máxima interação com o meio natural e rural, cavalgadas, rapel, arvorismo, trekking, caminhadas ecológicas, ações de contato direto com os animais da fazenda, são algumas das muitas atividades que podem ser encontradas no Hotel Fazenda Passadero. Chalés aconchegantes, com varada e rede de frente para o paredão da Canastra.
Os hotéis fazenda de grande, pequeno, ou médio porte, apresentam se transformados em verdadeiros espaços de descanso, cercados pela natureza e atividades de âmbito rural, e pelo conforto e comodidade de suas habitações e áreas de lazer.

IMPLANTAÇÃO DE HOTÉIS

Viajar passou a fazer parte da cultura e das aspirações da população mundial, o setor turístico passou a ser então um segmento de mercado em constante crescimento. Isso gerado pela melhoria do sistema de comunicação mundial fomentou uma maior divulgação das diversas culturas e regiões do planeta, transformando áreas outrora longínquas em regiões de interesse turístico unificado.
Andrade Brito e Jorge (2007, p. 28), reportam-se a importância do turismo como:
A importância do turismo é tal que, em1995, ele representava 3,38 trilhões de dólares no faturamento bruto da economia mundial, 2,98 trilhões de dólares na composição do PIB mundial (10,8 por cento do total) e 212 milhões de empregos (10,7 por cento do total.).

O crescimento da hotelaria, espinha dorsal do setor turístico, fez surgir no sistema hoteleiro à necessidade de trabalhar a demanda, e a segmentação de mercado mostrou se a forma mais adequada para gerir o crescimento hoteleiro.
Neste sentido, segmento de mercado pode ser definido como: "O conjunto de consumidores cujos interesses irão orientar o tipo de produto, no caso o tipo de hotel, que satisfaça especificamente àqueles interesses". (ANDRADE, BRITO E JORGE,2007, p. 29)
E é exatamente com os segmentos de mercado que o setor hoteleiro vem trabalhando, se estruturando em torno do conceito de atender os interesses específicos de determinado público.
A decisão de implantar um hotel no Brasil ocorre normalmente sem estudos suficientes, ou um planejamento coerente e sistemático; o que concentra a administração da maioria dos hotéis brasileiros nas mãos de empresas familiares.
Para quem o hotel é destinado? Que tipo de hotel pretende ser implantado? Onde será realizada a sua implantação? Devem ser os primeiros elementos a serem analisados antes da implantação de um hotel.
As respostas adequadas para essas questões geram a necessidade de conhecimento do mercado, onde tanto a oferta e a demanda, sejam no mínimo compreendidas e levadas em consideração. O tipo de hotel relaciona-se intimamente com os termos de oferta e demanda do mercado local, o produto hoteleiro, portanto refere-se a um local determinado.
A análise da viabilidade de um empreendimento hoteleiro segue uma série de decisões progressivas, que tem atentam para a grandeza do investimento, decidir que tipo de hotel e onde será implantado e o seu tamanho aproximado.
Para Andrade, Brito e Jorge (2007) um empreendimento pode ser considerado viável no sentido econômico, quando ele proporcionar uma remuneração do capital igual ou acima da que é oferecida pelo mercado.
A escolha do local de implantação gera ainda a necessidade de outros estudos, como por exemplo, o estudo sobre um terreno, para que seja realizada a analise se determinado terreno é adequado à implantação de certo tipo de hotel, que vai atender certo segmento de mercado. Avaliando desde a infra-estrutura urbana de determinada localização até a legislação municipal de zoneamento,assim como também verificando o valor imobiliário do terreno,afim de que o capital fixo de investimento não seja mal utilizado, comprometido por um alto valor imobiliário, por exemplo.

ANÁLISE DOS DADOS

Esta secção é referente à análise dos dados, tendo o objetivo de revelar as respostas e observações obtidas através das entrevistas realizadas dentro do contexto pesquisado. Sendo dividida em duas secções: dados de identificação, referente à entrevista realizada ao secretário da PBTUR, e as entrevistas realizadas nas agências de viagens e as posteriores respostas ao questionário de entrevista.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PRIMEIRO QUESTIONÁRIO
Foi entrevistado um responsável pela PBTUR, sendo tratado como entrevistado (1), do sexo masculino, como idade de 33 anos, casado e residente na cidade de João Pessoa-PB. Em relação ao nível de graduação, este possui graduação em nível superior, graduado em História (UFPB), possuindo mestrado em Ciência Política (UFP) e doutorado em Ciências Sociais na Universidade de Brasília
Com estes dados percebe-se que o entrevistado, não possui através do ensino superior, nenhuma especialização diretamente ligada a área do turismo. Sua formação é, portanto voltada para as relações sociais dos seres humanos. Exerce a sua referida função na PBTUR através da experiência adquirida com a prática e passar dos anos.
O VALE DO MAMANGUAPE ATRAVÉS DA VISÃO DA PBTUR
Na primeira questão foi perguntado se o entrevistado (1) já havia visitado o litoral norte. Este questionamento foi exposto para que fosse verificado o nível de conhecimento a respeito da região onde é localizado o Vale do Mamanguape.O entrevistado deixou transparecer um conhecimento reduzido do litoral, uma vez que tendo informado já ter realizado inúmeras visitas a referida região, limitou-se a citar apenas a Barra de Camaratuba.
Na questão seguinte foi perguntado sobre o conhecimento a respeito do Litoral Norte. O entrevistado citou apenas a Barra de Camaratuba e Baia da Traição. Embora Zimmermann (1996) forneça o parecer que o turismo rural é uma atividade que cresce aceleradamente no mundo, e estima-se que seu crescimento deverá manter-se em desenvolvimento. Não é possível perceber uma fácil transposição da déia de que os atrativos turísticos da região se encaixam apenas nos aspectos de região litorânea.
Na questão referente ao conhecimento a respeito do Vale do Mamanguape por parte do entrevistado, o mesmo informou possuir conhecimento sobre as características historias das cidades do Vale, contudo se apresentou reticente ao ser questionado sobre algumas destas características. Manifestou ainda o seu contentamento sobre o Projeto do Peixe Boi, comentando seu possível uso como atrativo turístico. Fato, que fez conexão direta com o quarto questionamento, que inquiria sobre a opinião do entrevistado (1) a respeito das potencialidades turísticas do Vale do Mamanguape.
O entrevistado (1) confirmou a existência de grandes potencialidades, falando sobre um projeto de desenvolvimento criando com o intuito de tornar todo o Litoral Norte, incluindo o Vale do Mamanguape em uma área de exploração turística, em seus aspectos litorâneos e do agro turismo. Para Graziano da Silva, Vilarinho e Dale (1998) O uso do agro turismo como atrativo turístico requer a realização de um processo de agregação de serviços aos produtos agrícolas, bem como a valorização dos bens não materiais existentes nas propriedades rurais. Apenas ao ser encarado desta forma o turismo em ambiente rural pode ser proveitoso.
Contudo o referido programa ("Amanhecer") foi estacionado devido a questões políticas, sendo atualmente colocado em reatualização. Porém como disse o entrevistado (1), "deve haver um primeiro passo das prefeituras". Referindo-se a falta de interesse existente nas prefeituras da região.
O quinto questionamento inquiria sobre a existência de levantamentos das potencialidades turísticas do Vale do Mamanguape, com o intuito de criar de forma clara o quadro atual da situação turística do Vale. O entrevistado assegurou que a PBTUR realiza programas de divulgação do litoral norte, contudo expôs a dificuldade de realizar tais programas uma vez que as próprias prefeituras das cidades do Vale do Mamanguape, não desenvolvem programas de levantamento e de divulgação.
A sexta e a sétima questão inquiriam sobre a existência de políticas públicas e programas de desenvolvimento turístico voltadas para o Vale do Mamanguape. O entrevistado expôs que ao referido órgão cabia apenas questões de divulgação e marketing, não sendo, portanto responsável pelo desenvolvimento de programas de desenvolvimento.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO SEGUNDO QUESTIONÁRIO
Foram realizadas duas entrevistas, em duas agências de viagem, aqui chamadas de agências (A) e (B), sem ordem de importância entre elas, as responsáveis das agências são do sexo feminino, com idades de, 35 anos agência (A) e 42 anos agência (B). Ambas casadas e residentes na cidade de João Pessoa-PB. Em relação ao nível de escolaridade, apenas uma possui nível superior completo, sendo a responsável pela agência (A), graduada em Ciências Contábeis. E a responsável pela agência (B), possuidora de nível superior incompleto.
Através dos dados é possível de perceber uma ausência de preparo, a nível superior, a respeito do ramo de turismo e hotelaria, em ambas as entrevistadas. Bem como uma diferença de idade que pode vir a transformar-se em uma diferença do nível de experiência na área.
O VALE DO MAMANGUAPE ATRAVÉS DA VISÃO DAS AGÊNCIAS DE TURISMO
O primeiro questionamento buscava definir a visão das empresas a respeito do interior do estado da Paraíba. O referido questionamento foi realizado com o intuito de conhecer inicialmente a opinião das agências sobre o possível uso das potencialidades turísticas.
Ambas as agências informaram possuir interesse no interior do estado, porém a agência (A) afirma não possuir pacotes turísticos voltados para este segmento devido à falta de procura.
No questionamento seguinte, foi perguntada sobre a existência de pacotes para o interior do estado, a agência (B) informou possuir alguns pacotes dentro deste segmento, principalmente no que é compreendido como ecoturismo, contudo afirma que mesmo diante da existência dos mesmos, a procura é pequena. A agência culpa a falta de interesse das prefeituras de pequenas cidades no que se refere em promover-se.
A terceira pergunta inquiria sobre a tomada de conhecimento por parte das agências, a respeito do potencial do Vale do Mamanguape. Ambas afirmam que sim, porem de forma unânime as duas afirmam que esta é uma ação dificultosa devido a falta de informação e interesse das cidades.
Quando questionadas sobre o interesse em elaborar e vender pacotes turísticos que possuam como destino o Vale do Mamanguape, tanto a agência (A) como a (B) respondem que existe interesse por parte delas, mas que existe também uma grande falta de estrutura no referido núcleo receptivo. O quarto questionamento faz conexão com o seguinte, que cria a situação hipotética de existência de um hotel fazenda no Vale do Mamanguape, como toda estrutura necessária, e inquire a respeito da venda ou não do destino. Ambas afirmam um real interesse em tal situação, admitindo que venderiam o destino.

CONCLUSÃO
As seguintes conclusões foram obtidas após relacionar o referencial teórico e os dados obtidos através das entrevistas:
1. O turismo rural pode vir a tornar-se um importante segmento de atuação no Vale do Mamanguape. Uma vez que a atuação deste ramo turístico faz uso de potencialidades presentes na referida região, porém que se encontra em relativo descaso ou desuso;
2. Existe um nível de desinteresse acima da média, no poder público estadual e municipal. Onde deveriam ser criados e elaborados programas, e políticas publicas de desenvolvimento turístico mais atuantes.
3. A PBTUR e outros órgãos públicos por possuírem boa credibilidade e idoneidade, poderiam efetuar ações com o intuito de fazer aumentar o interesse no turismo na região do litoral norte;
4. Diante do apresentado é possível criar um cenário em que há interesse em expandir o turismo no estado para a faixa do litoral norte, principalmente no que tange ao Vale do Mamanguape, por parte das agências. Contudo tal situação é exposta por elas como inverossímil no atual momento.

REFERÊNCIAS

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EMBRATUR ? Instituto Brasileiro do Turismo. Manual do turismo rural. Brasília: Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, 1944.
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Hotel Fazenda Mazzaropi. Disponível em: http://www.mazzaropi.com.br/mazzaropi.asp acessado em 07/04/2009
Hotel Fazenda Passadero. Disponível em: http://www.fazendapassaredo.com/index.html acessado em 08/04/2009
Regionalização da Paraíba: Meso e Microrregiões. Disponível em: http://www.algosobre.com.br/geografia/regionalizacao-da-paraiba-meso-e-microrregioes.html acessado em 18-03-2010
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Autor: Crísthophem Pinto De Oliveira Nóbrega


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