A importância da política na sustentabilidade.



Ano de eleições. Muita gente, ao invés de se interessar e de se informar a respeito dos candidatos, faz questão de simplesmente desligar a televisão no horário eleitoral e repetir como um mantra: ?Não me interesso por política, são todos corruptos mesmo!?. Grande erro.
Quantos mais de nós, pensarmos e agirmos assim, maiores serão os prejuízos para sociedade como um todo. Política não é só uma palavra que vem a tona de quatro em quatro anos, e sim uma ferramenta poderosa para conseguirmos conquistar diversos interesses, necessidades e direitos. Direitos esses, que muitas vezes nem sabemos que temos.
Os políticos eleitos têm a grande responsabilidade de nos representar, de sanar problemas sociais e ambientais, além de outras coisas. Por isso, a responsabilidade que nos cabe é ainda maior, pois somos nós quem os colocamos no poder.
Saúde, educação, saneamento básico, segurança pública, fome. Todos são problemas de grande importância e interesse nacional. O que cogita se muito pouco é que devemos nos preocupar com a base de tudo isso, o meio que vivemos. Nosso planeta esta pedindo socorro. Claro que as causas sociais são um enorme problema, mas se não houver um comprometimento muito grande da parte dos eleitos com as causas ambientais também, não chegaremos muito longe.
Devemos conhecer e analisar cada candidato e após eleito cobrar os resultados de tudo que foi prometido. Não adianta apenas votar, participar é essencial.
Além dos candidatos, conhecer o partido qual eles representam também é de vital importância. Cada partido carrega sua bandeira, e geralmente os candidatos adotam os ideais do partido que representam.
No debate do desenvolvimento sustentável identificam se dimensões e escalas definindo a abrangência de sua atuação. Na dimensão política a sustentabilidade é construída através de agentes sociais atuantes em seu ambiente sócio - econômico - cultural, recebendo do poder público possibilidades no controle de recursos para decisões políticas.
Ano de eleição, ano de consciência, ano de confiança. Conhecer é dominar, e o voto consciente é a nossa arma contra os problemas existentes.Política e sustentabilidade devem caminhar de mãos dadas. Se não houver preocupação com o meio ambiente, todo resto automaticamente fica comprometido.Juntos formamos uma nação.E uma nação unida forma um país melhor.

Autor: Camilla Costa De Sousa Machado


Artigos Relacionados


Votar Com Vigor

Demôniocracia

Cuidado! Eles Estão à Solta

AmnÉsia PolÍtica De Cada Dia

Voto E Democracia No Brasil

Eleições: Uma Festa Da Democracia

Artigo: A Oab E O Fim Do Voto De Legenda