TEXTO: MEMÓRIA DA ARTE NA MINHA FORMAÇÃO DE EDUCADORA



UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES I
DOCENTE VITÓRIA AMARAL
DISCENTE MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO

TEXTO: MEMÓRIA DA ARTE NA MINHA FORMAÇÃO DE EDUCADORA

No decorrer do processo educacional pelo qual passei perfazendo até este ano, dezoito anos de escolarização. No segundo grau cursei o normal médio em que sairia habilitada para o processo de ensino. O curso durou 4 anos, porém a arte sempre foi trabalhada pela professora de qualquer jeito, alias esta nunca teve a valorização no processo de escolarização , sempre foi trabalhada na sexta-feira no 2º horário e geralmente a professora era formada em qualquer área de conhecimento menos em arte-educação .
A experiência que tive na escola Jerônimo Gueiros em canhotinho no decorrer do curso que foi de 2002 a 2005, a arte nunca foi trabalhada como deveria ser, teoria não tínhamos e a pratica era precarissima, sempre era trabalhado desenho livre e que a maioria dos estudantes assim como eu, nunca se empenhavam para desenhar eram sempre os mesmos desenhos feitos.
Professor e estudante nunca valorizavam a arte, embora esta seja a essência da existência humana , ela sempre vai alem do que aparenta ser e no espaço escolar não é diferente. Por isso Rejane Coutinho reflete sobre a origem de suas concepções de arte e de ensino de arte , isto quer dizer que o professor não pode atuar de acordo com sua formação, pois esta é arcaica e já não surte mais efeito em sua pratica, assim com esta postura pedagógica o mesmo se compromete com o seu alto-conhecimento, alto formação e alto reflexão. Estes fatores corroboram com o posicionamento político do educador.
Ademais embasada no pensamento de Coutinho se faz necessário que o educador saiba qual a finalidade da arte, pois esta não existe apenas no puro existir .ao contrario do que muitos pensam e conceituam a arte, qual a sua finalidade, a arte vai bem mais alem, vai ao encontro de sua objetividade , finalidade e sua natureza.
De acordo com o estudo feito por coutinho temos quatro respostas para a pergunta que a mesma faz : qual a finalidade do ensino de arte? Então em sua primeira concepção é a formação do gosto para a apreciação da arte e a elevação do espírito , a esta finalidade conceitua-se as obras clássicas que representavam a realidade que a sua época , em que era valorizado o belo perfeito e que sua apreciação levaria ao estase.a segunda era instrumentalizar e profissionalizar para o mundo do trabalho, nesta finalidade dava-se ênfase na reprodução do ensino de arte

Autor: Maria Aparecida Vieira De Melo


Artigos Relacionados


Ensino Da Arte: O DiÁlogo De Diferentes Linguagens

A Formação Docente Como Prática Educativa De Qualidade No Ensino Da Arte

Ensino De Arte No Brasil: Uma Análise Dos Conteúdos Do Ensino Fundamental

A Pedagogia Tecnicista No Ensino E Aprendizagem Da Arte.

O Perfil Profissional Do Professor De EducaÇÃo Infantil

Educação E Artes- Arte – O Segredo Para O Sucesso Na Educação No Ensino Superior

O Que Se Cria Na Escola, E Quem A Escola Cria?