A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO DE PERNAMBUCO PARA O PROGRAMA PROJOVEM CAMPO
Consideramos que os conhecimentos específicos da área de ciências são ferramentas indispensáveis para o ensino de qualidade das escolas do campo. Os conteúdos de ciências ensinados nas escolas do campo devem ser entendidos como parte de um instrumental necessário para que os estudantes compreendam a realidade a sua volta e adquiram as condições necessárias para discutir, debater, opinar e mesmo interferir nas questões sociais, políticas e econômicas que marcam a historia da educação do campo.
A escola do campo sempre foi vista com desprestigio e preconceito, como se seus estudantes só precisassem saber ler, escrever e contar, ou seja, um mínimo de conhecimento que os capacitassem a trabalhar na agricultura. Contudo, com o das tecnologias e o desenvolvimento das técnicas agrícolas faze-se necessário que tanto o educando como o educador, adquira novos conhecimentos, não só para ensinar e aprender a trabalhar no campo, mas para interagir na sociedade modificando-a.
Para tanto, a formação dos educadores do campo deve ser diferenciada e especifica, que responda as reais necessidades dos camponeses, tendo em vista os avanços tecnológicos que estão modificando o modo de produção no campo. Essa formação deve estimular o senso critico do educador, bem como atualiza-lo com os conteúdos específicos, relacionando-os a realidade do estudante da escola do campo.
Este programa "projovem campo: saberes da terra", propõe uma integração na formação do professor, a partir dos princípios político - pedagógicos que norteiam seu projeto base, qual seja:
? A escola formadora de sujeitos articulada a um projeto de emancipação humana;
? A valorização dos diferentes saberes no processo educativo;
? A compreensão dos tempos e espaços de formação dos sujeitos educativos;
? A escola vinculada a realidade dos sujeitos;
? A educação como estratégia para o desenvolvimento sustentável;
? A autonomia e colaboração entre os sujeitos do campo e o sistema nacional de ensino;
? O trabalho como principio educativo;
? A pesquisa como principio educativo.
Considerando a importância do ensino de Ciências da Natureza no nível fundamental da educação e em especial para algumas questões para iniciarmos uma reflexão sobre essa temática: Qual é, afinal, a importância dos conhecimentos científicos para a vida do aluno da escola do campo em relação ao desenvolvimento cientifico ? tecnológico e agrícola? Como os estudantes e a comunidade da escola do campo deveriam agir diante dos desafios científicos e tecnológicos?
Para isso, iniciamos uma pesquisa durante a formação do Eixo 1: Agricultura Familiar: Identidade, Cultura, Etnia e Gênero ? com os educadores de ciências da natureza para inicialmente levantarmos informações sobre qual o perfil desses professores que irão atuar como mediadores nesse programa, bem como suas expectativas com relação a formação que terão durante todo o programa na área especifica de ciências da natureza.
Nesse sentido, solicitamos que os mesmos respondessem a um questionário, com vista a atender suas reais necessidades formativas para atuarem com competência no referido programa.
Autor: Maria Aparecida Vieira De Melo
Artigos Relacionados
Como Pensar A Educação Do Campo
Políticas De Formação De Educadores(as) Do Campo
O Ensino De Geometria No Projovem Campo Saberes Da Terra
Conhecimento CientÍfico E Senso Comum
O Ensino De Português Na Zona Rural: Dificuldades E Perspectivas
Os Desafios Na Educação De Jovens E Adultos Do Programa Projovem Campo: Um Estudo Exploratório Nas Comunidades Do Mandacarú E Curupati No Município De Jaguaribara/ce
Paul Feyerabend E O Ensino De CiÊncias Da Natureza: Anarquismo EpistemolÓgico E Pluralismo MetodolÓgico