Diário Reflexivo Curso de Extensão Universitária: Saberes e Práticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental



_UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
CURSO DE PEDAGOGIA













MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO




Diário Reflexivo
Curso de Extensão Universitária: Saberes e Práticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental








GARANUNS-PE
2010
MARIA APARECIDA VIEIRIA DE MELO












DIÁRIO REFLEXIVO
Curso de Extensão Universitária: Saberes e Práticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
















GARANHUNS-PE
2010
RELATÓRIO DO PRIMEIRO ENCNTRO

No decorrer do dia sete deste ano, aconteceu na Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns, na sala do curso de Pedagogia o primeiro encontro do curso de extensão universitária: saberes e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental, ministrado pela doutora Fabiana Rodrigues Cruvinel.
Ao iniciar nos apresentou o objetivo do curso: possibilitar aos cursistas uma visão geral acerca do currículo das series iniciais do ensino fundamental, aprofundando os estudos acerca de seus fundamentos e praticas em cada disciplina curricular (língua portuguesa, matemática, historia, geografia ciências, artes e educação física. Com carga horária de 16 horas presenciais e 14 horas não presenciais.
Após este momento a professora iniciou o planejado para a manhã com uma musica de Chico Buarque o circo e uma historia sobre o palhaço. Então fizemos uma interpretação e consideração sobre os saberes envolvidos. O que me acrescentou muito, pois perceber o quanto é rico o processo de ensino em relação as áreas de conhecimentos essenciais diante da polivalencia que o professor precisa exercer no ensino fundamental.
Conforme o planejado a professora fez uma explanação interessantíssima sobre o currículo e conhecimento escolar. Assim debatemos sobre as concepções do mesmo e sua finalidade, o currículo formal o que consta na proposta, o em ação e o oculto que devemos considerar, pois este é primordial para compreendermos o que acontece em nossa volta e a nossa forma de agir. Diante disto se faz necessário a promoção da cidadania no espaço escolar que estar fundado no discurso e na pratica. Ressalto que existe princípios que devem ser considerados para a viabilização do currículo. Estes princípios permeiam a interação de todos que fazem a escola, permitindo uma construção coletiva para a promoção da cidadania, autonomia, interação e a qualidade que se faz tão necessário na educação.
A prática curricular deve ser organizada diante dos elementos multi, inter e transdisciplinar, pois só assim é possível alcançar a qualidade que precisamos ter no ambiente escolar. Quem corrobora para esta finalidade é o professor e todos que fazem a escola, PIS só com o compromisso político, ético e pedagógico. O currículo será eficiente em sua real finalidade. Ademais é com a mediação do professor que se desenvolve o processo de ensino e aprendizagem. Logo mais tivemos uma atividade para desenvolvermos embasada em tudo que tínhamos abordado sobre o currículo e sua finalidade, necessidade de construção, e consideração dos elementos que permeiam o fazer curricular.
Nesta manhã tivemos uma ressignificação do tempo, pois a atuação da mestra nos incentiva e motiva a acreditar e, sobretudo mudar a prática em sala de aula para atingir a qualidade de ensino e aprendizagem que se é tão desejada.

O SEGUNDO ENCONTRO 14 ? 04 ? 10

No segundo encontro tivemos o término do planejamento da aula anterior, em que a professora deu continuidade sobre currículo e conhecimento escolar, assim ao terminar nos deu um material para analisarmos e identificarmos: os saberes envolvidos, se o currículo era formal, oculto ou em ação, e se há abordagem interdisciplinar. Então ficamos com o livro da EJA, em que compreendemos rapidamente que o livro de historia de vida da turma do EJA, continha muitos saberes envolvidos, pois em toda e qualquer historia leva-se em conta uma série de fatores, como data, fotografias, acontecimentos e tantos outros.
Diante disso, consideramos que esta prática permeia o currículo formal, oculto e em ação, assim, bem como faz uma abordagem a interdisciplinaridade. Para esta atividade, a turma foi dividida em grupos e logo após houve o momento de socialização, que foi muito interessante, pois são práticas pedagógicas fáceis que só requer uma organização maior, um envolvimento maior e de todos que a desenvolvem, para que sejam alcançados tais objetivos propostos nessas práticas, e foi justamente isso que percebemos durante a socialização de toda a turma.
Contudo, precisamos atuar no campo para promovermos a inovação que se faz tão necessário no campo educativo e que já existe em alguns lugares que tem profissionais envolvidos com a causa e acima de tudo o compromisso político.
Com a abordagem sobre a prática é possível nos despertar para uma atuação mais eficaz e perspicaz para atingirmos a qualidade e sentido no ensinar e aprender, este que necessita da participação de todos.
Este encontro foi muito proveitoso, pois aperfeiçoou em mim o saber, que preciso, para ter uma postura diferente diante da atual de muitos que se pensam, julgam e acham ser o dono da razão, certeza e verdade.
Portanto, finalizo o encontro com o sentimento de satisfação plena, por adquirir conhecimentos que são adicionais ao meu desenvolvimento psíquico, intelectual e que se sobrepõem a prática, o que precisamos é acreditar e se posicionar diante dos saberes que precisamos ter e postura que precisamos assumir como profissionais éticos, responsáveis e, sobretudo comprometidos politicamente.

TERCEIRO ENCONTRO 28 -04 - 10

O nosso terceiro encontro realizado no dia vinte e oito deste mês decorrente do ano letivo foi muito interessante, proveitoso e, sobretudo eficaz para nossa atuação em campo. O currículo foi mais uma vez considerado, o especifico da língua portuguesa que se é fundamental nas series iniciais. Portanto este formal tende a se viabilizar pela língua oral e escrita, leitura, produção de texto e analise e reflexão sobre a língua. Agora eu mim pergunto: isso acontece? Então repondo: deveria acontecer.
O que nós vemos é que na prática vai ao contrario da essência curricular da língua portuguesa. Ao considerar o currículo e a prática devemos nos posicionar diante da sala de aula de acordo com o que aprendemos, haja vista que a leitura deve ser trabalhada para a compreensão e valorização da cultura da escrita, apropriação do sistema de escrita, a leitura, produção de textos e a oralidade. Isso para o 1º, 2º e 3º ano. Para o 4º e o 5º ano acrescenta-se a análise e reflexão sobre a língua. É difícil não, não é difícil requer apenas um comprometimento maior com a sua função de educadora/o.
A unidade básica do ensino da língua portuguesa é texto, gêneros textuais que são instrumentos para agir em situações de linguagem. Tendo então como objetivo geral formar leitores e produtores de texto, utilizando as atividades lingüísticas, epilinguisticas e metalingüísticas. Isto é o principio da língua portuguesa que deveria ser considerado constamente em prática pedagógica. Então o currículo desta língua precisa se eficiente em pratica, pois é com esta consideração que deve ser efetivado a prática.
Após as considerações curriculares, passamos para as sugestões didáticas da língua portuguesa, neste momento foi super interessante, pois aprendemos como se posicionar diante de uma aula de língua portuguesa. Então tivemos como exemplo o poema: moda da menina trombuda de Cecília Meireles, o trabalho com narrativas, o diálogo, concordância verbal e nominal, coerência e coesão: a substituição. Diante destes exemplos, nos foi explicitados o como trabalhá-los de forma eficaz.
Neste encontro tivemos uma aula "arretada de boa", muito significativa que ressignifica a nossa prática, porem o sistema corrompe o processo de ensino, mas não será por causa disso que eu particularmente falando deixarei se dominada por ele, ao contrario pretendo realmente praticar da melhor forma, com muito esforço o que considero como certo no processo de mediação do conhecimento. Seja em qual espaço for, pois é através da convicção do ideal que se pode trabalhar o real.



Autor: Maria Aparecida Vieira De Melo


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