El Ninõ?



El Ninõ?

O que é o tão falado El Niño?

O fenômeno El Niño foi reportado pela primeira vez em 1541 e apresenta, geralmente, periodicidade de ocorrência de 3 a 5 anos, podendo variar também de 2 a 7 anos. Esse fenômeno tem duração de 14 a 22 meses e se inicia com a diminuição da intensidade dos ventos alísios que sopram em direção oeste sobre o Pacífico equatorial (por favor, veja a figura em http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Ni%C3%B1o ).

Esta redução da intensidade dos ventos resulta em uma diminuição da espessura das águas quentes sobre o Pacífico ocidental (sudeste da Ásia) e, ao mesmo tempo, há um aumento das temperaturas superficiais do Pacífico central e oriental estendendo-se até a costa da América do Sul. Este incremento de temperatura se traduz em um aumento de chuvas nas costas secas do Perú e do Equador e uma redução de chuvas em regiões que, normalmente, são chuvosas. Este é o caso da Amazônia brasileira.

As conseqüências dessas alterações de temperatura e precipitação são bem conhecidas. Por exemplo, no Perú, a diminuição dos ventos em direção à Ásia provoca a acumulação de águas quentes na costa deste país e isso suprime a ascensão das águas frias de origem Antártica, ricas em nutrientes. Esse fato ocasiona queda na produção marinha e, portanto, com impactos econômicos sobre a indústria pesqueira.

Preparado a partir de:

CAVELIER, J.; VARGAS, G. Processos Hidrológicos. In: GUARIGUATA, M.R.; KATTAN, G.H. (Ed.). Ecología y Conservación de Bosques Neotropicales. Cartago: Ediciones LUR, 2002. p.145-165.

Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


InfluÊncias Que Influenciam O Clima E Problemas Que Enfrentamnos Hoje No Planeta

Furacões E Ciclones

A Sociedade Humana E O Aquecimento Global

Fatores Que Influenciam As Variações Climáticas

Gotinhas De Amor

As Massas De Ar E As Frentes Que Atuam No TerritÓrio Brasileiro

Clima Um Enigma