Interceptação?



Interceptação?

Esse é um processo de perda de água importante em um ecossistema florestal. Este pequeno texto é uma tentativa de apresentar o conceito desse processo.

Como parte do ciclo hidrológico, a água da chuva que entra num ecossistema florestal atinge primeiramente as folhas das árvores. Com isso, estas se tornam úmidas (molhadas).

Ao acontecer o referido molhamento da copa, pode haver a evaporação dessa água. Dessa maneira, esta porção da chuva que molha as copas é devolvida para a atmosfera sem atingir o solo da floresta e, portanto, não se torna disponível para o uso das plantas. Esse processo é denominado interceptação.

Para se ter idéia este processo de devolução de água para a atmosfera pode representar de 5 a 26% da precipitação anual sobre uma área. Desse modo, a título de exemplo, se em uma loca chove 1000 mm, se há floresta nesse lugar, pode-se esperar uma perda de 50 a 260 mm de água pelo processo de interceptação.

Intuitivamente conhecemos o processo de interceptação. Ao caminharmos em um local descampado, ao iniciar um evento de chuva, logo procuramos uma árvore para permanecermos embaixo para nos proteger da chuva. Em essência, fazemos isso porque as árvores atuam interceptando a chuva. Portanto, a chuva que passa a copa é muito menor e nos molharemos menos.
Preparado a partir de:

CAVELIER, J.; VARGAS, G. Processos Hidrológicos. In: GUARIGUATA, M.R.; KATTAN, G.H. (Ed.). Ecología y conservación de bosques neotropicales. Cartago: Ediciones LUR, 2002. 692p.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Fluxo De Retorno?

Geração De Escoamento Superficial: O Que Seria A Precipitação Efetiva?

A Chuva

Taxa Ou Capacidade De Infiltração?

Escoamento Superficial De Saturação Do Solo?

Condutância Do Dossel?

Os Ganhos De Nutrientes Nos Ecossistemas