Consultoria Educacional



Atualmente, a consultoria têm tido um crescimento significativo tanto no âmbito empresarial quanto no educacional. Tem atendido empresas, comércios, escolas, faculdades, universidades entre outros setores, fazendo com que as mesmas recebam melhorias atingindo o que se espera em qualidade.

Faz-se necessário ressaltar o quanto esta área tem crescido por conseqüência da exigência que a sociedade requer para suas empresas, instituições de ensino e demais áreas do mercado. Godfrey[1](1991), deixa claro o porquê deste crescimento:

O crescimento da atividade de consultoria tem acontecido porque os clientes utilizam cada vez mais os serviços de consultores, não apenas para que estes dêem orientação sobre problemas organizacionais, mas, também, para que executem estudos de viabilidade e cumpram funções mais específicas – essencialmente como subcontratados em áreas onde esteja faltando habilidades dentro da empresa. (GODFREY, 1991,p.111).

Torna-se necessário entender a definição do que vem a ser esta profissão que, para alguns pesquisadores, é uma profissão de ajuda. Contudo, consultoria de acordo com o Instituto de Consultores de Organização do Reino Unido, é definida como:

O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas independentes e qualificadas para identificação e investigação de problemas que digam respeito à política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações (INSTITUTE OF MANAGEMENT CONSULTANTES, 1980, p.3).

Dessa forma, o trabalho de um consultor inicia partindo de uma situação que se julga insatisfatória, que pode ser melhorada, e encerra-se o processo, quando há mudanças significativas a qual deve ser encarada como melhoria.

Para compreender melhor a definição do que é um consultor, Block (1991), afirma:

Um consultor é uma pessoa que está em posição de ter alguma influência sobre um indivíduo, um grupo ou uma organização, mas que não tem poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação. Um gerente é alguém que tem controle direto sobre a ação. (BLOCK, 1991, p.2).

Fica claro, portanto, que o consultor não possui qualquer autoridade direta para tomar decisões sobre mudanças e implementá-las, ou seja, o papel deste é de apresentar planos de ações e acompanhar todo o processo de implementação.

Silva (2001), esclarece que é preciso entender e assumir que consultoria é profissão de ajuda. Portanto, pode-se subentender que tal profissão contribuirá de alguma forma para o crescimento do cliente.

O mesmo autor define que consultoria é mais que um ato, ou seja: é um processo e lida com objetivos de médio e longo prazo. O seu ponto nevrálgico é que o consultor não tem autoridade nem autonomia sobre a implementação de mudanças, as quais dependem e estão a cargo exclusivamente do cliente.

Assim, cabe ressaltar que a questão de ajuda ao cliente, não é de torná-lo dependente do consultor, mas o mesmo deve ter a ética e atender seu cliente naquilo que precisar num determinado tempo seja ele curto, médio ou longo prazo.

O consultor mostra-se apto para realizar e atuar como tal profissional quando desenvolve seu trabalho de modo eficaz, isto é, consegue exercer influência e impacto, fazendo com que suas experiências e recomendações sejam aceitas e aplicadas.


[1] Autor do Livro na área de Administração Geral: O Desafio doTrabalho Autônomo, MAKRON BOOKS editora, 1991.

O que é Consultoria Educacional

Sabe-se que mudanças profundas têm se caracterizado no campo econômico, político e social. Estas, por sua vez, afetam significativamente as instituições educacionais no que diz respeito à formação adequada do aluno, aos métodos de ensino, ao uso de tecnologias na tarefa de educar, à capacitação de professores no compromisso com ensino-aprendizagem, ambiente agradável, enfim, aos padrões educacionais aplicados no cotidiano. Portanto, verifica-se que a consultoria pode ajudar nestas mudanças.

Nem sempre nas instituições existe um profissional para desenvolver um trabalho de consultoria específico em educação, o que colabora para abertura do campo para atender a demanda do setor educacional.

A consultoria educacional pode ser considerada como uma empresa de prestação de serviços educacionais que atende especificamente universidades, faculdades, colégios, entre outros setores ligados a Educação.

Este campo da consultoria ainda pouco explorado tem desenvolvido um papel fundamental no âmbito educacional, haja vista, que instituições de ensino têm dado prioridade no que diz respeito à qualidade do que é oferecido aos seus clientes.

A consultoria educacional acontece de maneiras diferentes. Isto ocorre de acordo com a necessidade do cliente ou ainda a realidade de cada instituição.

Como exemplo disso, podemos citar as mudanças legais para o ensino fundamental de nove anos. Com essa situação, as empresas que prestam serviços educacionais, têm promovido capacitação para melhor desempenho do trabalho escolar, por meio de congressos, encontros, discussões para a garantia e qualidade das atividades pedagógicas, considerando as alterações legais propostas pelo governo.

Outro tipo de serviço educacional comum e de suma importância é a formação continuada de professores. Este tipo de serviço pode ser realizado por meio da consultoria educacional.

Sabe-se que o discurso que gira em torno da Educação é de potencializar a qualidade. Diante desta perspectiva, alguns defensores mais exacerbados dos programas de qualidade chegam mesmo a identificar o postulado da satisfação do cliente como um preceito bíblico. Quanto a isso Mantoan (2002) comenta a idéia de Campos (Apud Assman, 1994, p.34), sobre a chamada Qualidade Total:

O empresariado brasileiro se conscientiza de que a grande saída é investir em qualidade; é preciso que se exercite a capacidade de servir o próximo da melhor maneira possível; a gerência da qualidade pode reformular o sistema educacional no Brasil (...) basta que se tenha em mente a determinação de servir ao próximo – este é o princípio da qualidade; a qualidade total é praticada com a determinação de servir ao próximo da melhor maneira possível; esta máxima vale para pessoas físicas e grandes instituições (...) O desafio maior é levar para dentro das organizações o conceito de priorizar o cliente. (p.32).

Diante desta concepção, oferecer um ensino de qualidade tornou-se um dos maiores discursos no âmbito da educação. Entretanto, nem todas as instituições estão preparadas para oferecer um padrão de qualidade de acordo com a realidade que possuem. Neste sentido, o consultor educacional pode desenvolver tais competências preparando seu cliente para oferecer a qualidade dos seus serviços bem como capacitá-los para que sua clientela não dependa do consultor para todas as atividades institucionais que necessitam levar a qualidade adiante.


Autor: Keren Prado dos Anjos


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