A importância da Produção Textual no Ensino Superior
O que se percebe é que, ao ingressar no Curso superior, muitos acadêmicos questionam a respeito das aulas de Português Instrumental e em regra esta disciplina não é considerada uma das mais importantes do currículo.
No entanto, é cada vez maior a deficiência dos acadêmicos em não conseguir produzir textos coerentes como: resenha, artigos, projetos, monografias, teses e outros. Às vezes o universitário conclui todas as disciplinas do currículo do seu curso, porém fica impossibilitado de receber seu diploma em conseqüência de não ter apresentado seu trabalho de conclusão do ensino superior. Não se pode ser ingênuo ao ponto de acreditar que somente a produção textual é responsável por tamanho problema, claro que existem outros, contudo o maior martírio para os educandos é este (produção textual).
Partindo deste princípio, chama-se a atenção para as contribuições da lingüística e da gramática Normativa ao ensino necessário da produção textual através da disciplina Língua Portuguesa nos cursos acadêmicos e sem dúvida nenhuma este será um passo importantíssimo que fará a diferença na carreira profissional.
Assim, o trabalho com produção textual no Ensino Superior é de suma importância, pois coloca no mercado de trabalho profissional mais preparado no desempenho de funções que exijam o uso de uma linguagem tecnicamente correta, objetiva e clara e por conseqüência, que não estabeleça dúvidas. Claro que o professor tem um papel importante como um fomentador de novas estratégias de ensino do português, pautadas em novos parâmetros, que privilegiem as potencialidades reais dos universitários.
Autor: Ana Maziles De Souza Gama
Artigos Relacionados
Como Programa Minhas Aulas De FonÉtica E Fonologia Do PortuguÊs, Na Uva, Em Sobral
A Leitura Na Prática Escolar
Resenha Livro IntroduÇÃo A LinguÍstica Textual
A ProduÇÃo Textual No Âmbito De Suas Diversidades
Literatura Infantil: Um Recurso Educacional Para O Ensino E Aprendizagem Da Língua Portuguesa No Ensino Fundamental.
LÍngua Portuguesa: O Desafio De Ensinar E Aprender
Ensino Da Língua Mãe