ESTUDO PARTICULAR DO PROBLEMA DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS




Que em relação ao conhecimento estabelecido em nossa civilização, o adulto tem geralmente uma grande ignorância à totalidade destes. Se iletrado, essa ignorância se amplia ainda mais quando pela ausência dos conhecimentos que são definidos como "padrão médio de saber instituído". Em outros termos, é a partir do tipo de definição de um padrão de educação que será maior ou menor o nível de ignorância entre os sujeitos da sociedade e o seu distanciamento dos processos de inserção, participação e contribuição ativa desses sujeitos.
Ser iletrado também é não ter a capacidade de avaliar seu atraso cultural e pobreza geral, e por isso mesmo, não poder inferir sobre esse processo mútuo de exclusão generalizado que se acentua a partir do iletramento.
Então, a alfabetização de adultos deve ser desenvolvida de modo que esse processo contenha tanto a crítica de si como o desenvolvimento do senso crítico do educador e dos educandos. Dessa perspectiva, a educação promoverá nos sujeitos a competência de avaliar a partir de si, o mundo ao seu redor e, a partir desse, também avaliar a si mesmo. Dessa forma, a necessidade do letramento como educação não ingênua é reconhecida pela oportunidade de desenvolver esse senso crítico que é norteado pela empatia e da valorização do outro, como pessoa ? isso é um dos parâmetros freireano do autor - que contribui para o fim da "reflexão por parte do professor" ao aluno.


Autor: Wellington Amâncio Da Silva


Artigos Relacionados


Filosofia:fator De Transformação

Educação De Jovens E Adultos:a Importancia De Aprender Em Todas As Idades

O Papel Da Reflexão Na Atividade Do Educador

A ImportÂncia De Aprender A Ler E A Escrever.

Projeto Escritores Da Liberdade

A FormaÇÃo De Professores Do Estado De Pernambuco Para O Programa Projovem Campo

Aprendizagens Escolares Mediantes A Alfabetização E O Letramento Digital