Cinco Contribuições às Discussões Sobre Educação do Campo



1. O paradigma racionalista cartesiano afirma a razão humana como única e exclusiva faculdade de propiciar o conhecer e estabelecer realidade, rejeitando a intervenção dos sentimentos e das emoções. "as idéias são entidades mentais que representam as coisas do mundo físico" (Dutra, 2000, p. 26), logo, no racionalismo é preciso realizar abstrações, "isolar" a natureza, o ser humano e a sociedade (comparar cada um destes a uma máquina, mais especificamente a um relógio) e por isso mesmo torná-lo "objeto" passivo de investigação, através deste conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como uma matemática. "Ora, quanto mais tornamos abstrato (...) mais nos distanciamos da realidade concreta" (Aranha, 2000, p. 23), esvaziando a intencionalidade holística da Natureza e do ser humano como inter-relação necessária, por isso mesmo, seu enfoque segundo Japiassú, é de intervenção, dominação, controle e uso à mercê da exploração da razão humana, transformando tudo em bens e serviços.
Autor: Wellington Amâncio Da Silva


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