A Coerência Epistemológica e Metodológica no Fazer Pesquisa em Educação sobre Política Educacional na Pós-Graduação no Brasil



Cleidilene Almeida Silva1

Resumo: O presente artigo trata de discussão a respeito da coerência epistemológica e metodológica na produção do conhecimento no campo da pesquisa em educação sobre Política Educacional na pós-graduação no Brasil. O debate se dá a partir da contextualização da pesquisa em educação sobre Política Educacional na pós-graduação no Brasil, o embate a respeito do significado de pesquisa e de ciência e o percurso teórico/metodológico da pesquisa. A partir desta proposta, busca-se contribuir com o debate a respeito do fazer Ciência no campo da Pesquisa Educacional sobre política educacional, fundamentando-se em autores como Santos (1999), Morin (2001), Silva (2007) e Bourdieu (2007). Conclui-se que fazer Ciência no campo da pesquisa educacional requer dentre outros um constante diálogo entre os saberes, pautado em um projeto de sociedade emancipatória.
Palavras-chave: Coerência epistemológico-metodológica. Pesquisa em educação. Política educacional.

___________
1 Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco na linha de Pesquisa em Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. e-mail: [email protected]

Introdução

Nos últimos anos, temos presenciado um questionamento a respeito do que se constitui ciência, pesquisa, quais os procedimentos metodológicos asseguram a cientificidade e em que teoria se fundamentar. Isso se deve é claro a crítica ao paradigma positivista, o qual concebia que a realidade se constitui essencialmente naquilo que nossos sentidos podem perceber e na distinção entre fato e valor, pois para este paradigma a ciência se ocupa do fato e deve buscar se livrar do valor.
Além dessas questões, notamos as mudanças que têm se dado na pós-graduação no Brasil, particularmente, a respeito da linha de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação.
Este artigo se propõe a discussão a respeito da coerência epistemológica e metodológica na produção do conhecimento no campo da pesquisa em educação sobre Política Educacional na pós-graduação no Brasil, através de revisão bibliográfica sobre assunto pertinente.
Espera-se contribuir para o debate a respeito do fazer ciência, particularmente, com a temática política educacional, pois dependendo do marco teórico/metodológico e epistemológico que se adota é possível articular a percepção da realidade social a partir de estudo científico dos problemas envolvidos na questão educacional e as políticas públicas que se fazem presentes.
Autor: Cleidilene Almeida Silva


Artigos Relacionados


Educação Do Campo: Distâncias, Limitações E Seduções No Curso De Pedagogia Da Uefs

Gestão Democrática

Cts E A EducaÇÃo MatemÁtica No Ensino MÉdio

A InterrelaÇÃo Entre A GestÃo Ambiental E A GestÃo Educacional Na Contemporaneidade

Atuação Do Assistente Social No Espaço Escolar

Gestão Participativa Na Escola

Discutindo Educação Ambiental E Cidadania Na Escola Centro Educacional De Aracatu