Paulo Freire e a Autonomia
Paulo Freire critica o método Socratico e o nomeia como método bancário. Em sua proposta de ensino aprendizagem esta o diálogo entre as culturas socioeconômicas e as questões humanas que permeiam e influenciam diretamente e educação e o processo de aprendizagem de um povo. A proposta de Freire afirma o que os indivíduos podem se e educar entre si mediados pelo meio em que vivem ou convivem inseridos como sujeitos e protagonistas de seu desenvolvimento e aprendizagem. Freire ousou afirmar que ninguém educa ninguém, com esta proposta de se fazer ouvir objetivou democratizar a educação sendo esta propulsora de justiça social, incluindo os excluídos e emancipando assim a cultura educacional como forte fonte de expressão do movimento em combate ao conteudismo e a transmissão de conhecimentos por um professor ensinante. A educação é um processo de conscientização humana e o reconhecimento do ser enquanto ser unico, individual, e cheio de conhecimentos e habilidades em diversos aspectos da vida o torna "aprendente" e assim dialoga entre as praticas de Freire para uma educação da massa nacional brasileira.
O modelo de ensino e aprendizagem dos sofistas em nada se assemelha à metodologia EAD a não ser pela preocupação em propagar o saber e valorizar a educação e a democracia.
Já o modelo de ensino e aprendizagem de Sócrates tem em comum com a metodologia EAD a postura ativa do aluno diante do processo de ensino e de aprendizagem, não existindo a figura centralizadora do mestre.
A proposta Lacaniana de que o trabalho próprio da escola, em sua relação à verdade, passe pelo cartel tem em comum com a EAD é o trabalho do próprio aprendiz o que mais importa. O orientador é mais um entre os aprendizes e cada membro do pequeno grupo tem de incluir sua própria condição de pensamento no processo de aprendizagem. O mestre, nesse sentido, acompanha o aprendizado do aluno, favorecendo a autonomia do mesmo.
Autor: Giovanni Cordeiro De Souza
Artigos Relacionados
Mestre Instrutor E O Emancipador
Modalidade Tupiniquim
SÓcrates Na Metodologia Ead
Maieutica
Rcnei De Matemática: Uma Perspectiva Para O Cotidiano Da Criança
Teoria Da Aprendizagem De Ausubel - Resenha.
O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil