O Mestre INSTRUTOR



O movimento Sofístico abriu as perspectivas de uma nova educação para o povo grego, surgiu no contexto da criação da "polis" e da constituição da nova sociedade civil, no espírito do regime democrático.
Tinha como finalidade a superação dos privilégios da antiga educação para qual a "Arete" só era possível ou acessível aos que tinham sangue divino.

O acesso a lugares de destaque político não mais dependia de uma hierarquia natural, mas de um exercício de retórica, que implicava, sobretudo, o bom manejo das palavras.

Os sofistas passaram a exercer na ocasião, o papel de mestres da sabedoria, função antes reservada aos Poetas. Eram, em geral, estrangeiros e cobravam honorários por seus préstimos. Seu ensinamento voltava-se para os chefes e não para o povo.

O modelo sofista partia do pressuposto de que o mestre já possuía o conhecimento a ser transmitido. Utilizava no seu discurso a por meio de sugestão e se apoiava na presença do mestre para induzir o aluno a reprodução do pensamento e nada mais na aquisição do conhecimento e do saber.

Os sofistas não se preocupavam com a verdade, mas com a capacidade de convencimento de seus argumentos fossem eles comprováveis ou não. Sua preocupação residia em envolver a platéia de maneira que se sentissem extasiados com a argumentação do orador e convencidos de uma "verdade" totalmente induzida.


Autor: Giovanni Cordeiro De Souza


Artigos Relacionados


Filosofia Do Direito: O Sofista

Paulo Freire E A Autonomia

O Poder Ao Povo: Democracia

Sofistas E A Quebra De Paradigmas

O Método Dialético De Sócrates E A Sua Finalidade

Sofistas Hoje

Pessoal