Prosperidade



No Dicionário Aurélio, encontramos vários significados em torno da palavra prosperidade.:

1. PROSPERIDADE (do latim, prosperitate). Qualidade ou estado de próspero; situação próspera.

2. PROSPERAR. Tornar-se próspero ou afortunado; enriquecer; ser favorável; progredir; desenvolver.

3. PRÓSPERO. Propício, favorável, ditoso, feliz, venturoso.

4. BIBLICAMENTE, prosperidade é mais que isso. É o que diz o Salmo 1. 1-3.

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará".

Ser próspero não significa necessariamente ser rico. Há muitos ricos que não são prósperos. Nunca estão satisfeitos. Acredito que ser próspero é ter o suficiente para satisfazer-se e repartir e ver recompensa no trabalho de suas mãos, e sentir-se feliz com isto.

Deus quer fazer com que os seus filhos sejam prósperos. Ele se interessa por nós e quer que tenhamos as boas coisas da vida. Sua Palavra nos diz: "Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra" (Is 1.19).

O crente em Jesus tem o direito de ser próspero espiritual e materialmente, segundo a bênção de Deus sobre sua vida, sua família, seu trabalho. Mas isso não significa que todos tenham de ser ricos materialmente, no luxo e na ostentação. Ser pobre não é pecado nem ser rico é sinônimo de santidade

O problema é que algumas pessoas estão mais interessadas em fazer riquezas do que em servir a Deus. Mas as coisas espirituais devem ser priorizadas. É necessário prezar as coisas espirituais, de Deus, mais do que as coisas terrenas.

Uma das condições para que haja prosperidade é estimar pouco as coisas terrenas. Não se pode por as coisas terrenas acima das espirituais e esperar que a prosperidade ocorra da maneira como Deus desejaque prosperemos.

Não é errado ter dinheiro. Errado é o dinheiro ter você. Errado é o dinheiro ser o seu senhor, seu mestre, ou que você gaste seus recursos em seus próprios prazeres.

Deus quer que você prospere financeiramente! Mas sua prosperidade depende de que você coloque o mais importante em primeiro lugar. Preencher essa condição é necessário.

No Antigo Testamento,Deus ordenou aos israelitas que guardassem Seus mandamentos e obedecessem Seus estatutos (Dt 28). Isto significa prosperidade espiritual, resultante de colocar a Palavra de Deus em primeiro lugar e andar na verdade. Deus deseja o mesmo hoje.

Sob a inspiração do Espírito Santo, João escreveu: "Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma" (3 Jo 1.2). Nos dois versículos seguintes, João afirma que ficou sobremodo alegre por ouvir que o povo de Deus de fato estava andando na verdade da Palavra de Deus.

Deus recomendou aos israelitas que andassem nos Seus estatutos e guardassem os Seus mandamentos; que fizessem o que é reto aos Seus olhos, então, Ele tiraria do meio deles as enfermidades (Ex 15.26) e o número dos seus dias completaria (Ex 23.26b). Isso implica prosperidade física, ou seja, saúde e cura divina.

O Senhor também falou aos israelitas sobre seus cestos e suas amassadeiras serem abençoados, seus celeiros serem cheios, e sobre eles serem colocados como cabeça e não cauda (Dt 28.5,8,13; Pv 3.10). Trata-se da prosperidade material. Mas, observe que as prosperidades física e material dependem da prosperidade espiritual.

3 Jo 2

2 – Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.

João se referia à prosperidade material, financeira; prosperidade física e prosperidade espiritual. Observe que a prosperidade física e a prosperidade material dependem da prosperidade espiritual.

Como você pode perceber, Deus quer que prosperemos. Mas, é necessário avaliar como isto se dá: estimando pouco as coisas terrenas e priorizando as espirituais.

Isaias 1.19

Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

A prosperidade é dom de Deus.

Eclesiastes 5.19 - E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e poder para desfrutá-los, receber o seu quinhão, e se regozijar no seu trabalho, isso é dom de Deus.


Autor: João Placoná


Artigos Relacionados


Dor!

Tu és...

Nossa Literatura

Eu Jamais Entenderei

Pra Lhe Ter...

Mulher

Midas