Trabalho: Atividade Humana



O que é o trabalho? Como podemos definir essa atividade? Normalmente escutamos muito no nosso cotidiano o som dessa palavra, muitos sentidos também são atribuídos a mesma, no entanto, não é tarefa fácil definir o significado da palavra trabalho.
O trabalho segundo o pensador Karl Marx coloca frente a frente o homem e a natureza, ou seja, o trabalho é uma atividade que medeia à relação homem e natureza por ser uma prática que aproxima um do outro, provocando transformações materiais e espirituais. Um exemplo bastante singelo desse processo é a construção de um objeto. Vamos pensar em uma cadeira que antes de assumir essa forma de cadeira foi uma árvore e depois foi pedaços de madeira com determinado formato e por fim cadeira. Em cada uma dessas etapas percorridas nos deparamos com uma ação transformadora da natureza, executada pelo homem que é chamada de trabalho, portanto, o trabalho é uma atividade humana transformadora da natureza, porém não só da natureza, mas deixemos esse assunto para adiante.
Você deve estar se perguntado por que é uma atividade exclusivamente humana? Os animais que transformam a natureza também não trabalham?A resposta é não!Nem mesmo as formigas, as abelhas e os cupins que modificam a natureza construindo suas habitações trabalham, pois quando agem, não agem com consciência, seguem apenas seus instintos. Sendo assim, percebemos que há algo fundamental para entendermos o que é o trabalho para além da transformação da natureza, esse algo é o planejamento, a atividade teleológica, a pré-ideação, em outras palavras, o ser humano constrói seu objeto - tendo por base o mundo material - primeiro na sua mente, isto é, cria a idéia do objeto, planeja como construí-lo e depois materializa sua idéia, executa a atividade prática-transformadora da natureza com consciência.
Chegou à hora de entendermos o que mais o trabalho modifica além da natureza.
Essa atividade laboral também transforma o próprio ser que trabalha, em outros termos, essa atividade transforma a natureza e, ao mesmo tempo, transforma o homem, ou melhor, quando o homem produz objetos ele se auto-produz.
É simples entendermos como em uma única atividade ocorre uma dupla transformação.
Para isso vamos relembrar que algumas décadas atrás não existiam computadores, portanto, não havia tanto acesso a informação, tão pouco, informação em tempo real e menos ainda um ambiente virtual de entretenimento e comunicação. Sendo assim, todo o tempo que passamos atualmente utilizando esses computadores se eles não existissem estaríamos fazendo qualquer outra coisa, estaríamos descobrindo coisas diferentes em um ritmo distinto, por conseguinte, seriamos pessoas diferentes. Sendo assim, quando o homem esta ideando tal invenção, simultaneamente esta dando vida a algo que depois de construído irá transformar sua rotina e conseqüentemente sua forma de ser, pensar e agir.
Segue Abaixo um trecho da obra O capital de Marx contendo uma definição mais rigorosa sobre o trabalho:

"O trabalho é, em primeiro lugar, um processo de que participam igualmente o homem e a natureza, e no qual o homem espontaneamente inicia, regula e controla as relações materiais entre si próprio e a natureza. Ele se opõe à natureza como uma de suas próprias forças, pondo em movimento braços e pernas, as forças naturais de seu corpo, a fim de apropriar-se das produções da natureza de forma ajustada a suas próprias necessidades. Pois, atuando assim sobre o mundo exterior e modificando-o, ao mesmo tempo ele modifica a sua própria natureza. Ele desenvolve seus poderes inativos e compele-os a agir em obediência à sua própria autoridade. Não estamos lidando agora com aquelas formas primitivas de trabalho que nos recordam apenas o mero animal. Um intervalo de tempo imensurável separa o estado de coisas em que o homem leva a força de seu trabalho humano ainda se encontrava em sua etapa instintiva inicial. Pressupomos o trabalho em uma forma que caracteriza como exclusivamente humano. Uma aranha leva a cabo operações que lembram as de um tecelão, e uma abelha deixa envergonhados muitos arquitetos na construção de suas colméias. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor das abelhas é que o arquiteto ergue a construção em sua mente antes de erguê-la na realidade. Na extremidade de todo processo de trabalho, chegamos a um resultado já existente antes na imaginação do trabalhador ao começá-lo. Ele não apenas efetua uma mudança de forma no material com que trabalha, mas também concretiza uma finalidade dele próprio que fixa a lei de seu modus operandi, e à qual tem de subordinar sua própria vontade. E essa subordinação não é um ato simplesmente momentâneo. Além do esforço de seus órgãos corporais, o processo exige que durante toda a operação, a vontade do trabalhador permaneça em consonância com sua finalidade. Isso significa cuidadosa atenção. Quanto menos ele se sentir atraído pela natureza de seu trabalho e pela maneira por que é executado, e, por conseguinte, quanto menos gostar disso como algo em que emprega suas capacidades físicas e mentais, tanto maior atenção é obrigado a prestar". (MARX, O capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira)
Autor: Wellington Oliveira Santos


Artigos Relacionados


Filosofia Da Práxis: Filosofia Com Vistas A Transformação Social

Como Nos Tornamos Humanos?

A Relação Sociedade - Natureza No Pensamento De Ratzel, Marx E Engels

"breves ReflexÕes Sobre A ImportÂncia Da Categoria Trabalho Em Karl Marx E Suas ImplicaÇÕes Na Contemporaneidade

Univille: Cultura - Cosmo Humano

Educação Ambiental: Uma Contribuição Aos Estudos Da Relação Entre As Sociedades Humanas E A Natureza Nas Obras Dos Fundadores Do Materialismo Histórico

Faz-se Importante O Ensino Da Biologia