ESCAMBO UM MEIO DE TROCA FUNDAMENTAL PARA A ESTRUTURAÇÃO DAS FEIRAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO



Apresentação:

O mundo encontra-se sobre uma série de inovações tecnológicas e transformações sociais e culturais. Neste contexto, para acompanhar estas mudanças o ensino didático passa por constantes renovações no que se refere às formas de transmissão deste aos alunos.
Dentre esta realidade a proposta da oficina pedagógica "Contando História na sala de aula" elaborada pelos nossos professores orientadores: Cláudio Tavares e Mayra Rúbia; consubstancia-nos uma experiência didática inovadora, trabalhando o conteúdo de História no ensino médio de forma dinâmica e diversificada.
O ponto central de nosso estudo como proposta pedagógica terá como tema "Escambo um meio de troca fundamental para a estruturação das feiras do mundo contemporâneo", este será trabalhado de maneira atrativa e informativa; com uso de imagens, cartazes, vídeos e dinâmicas.
Presumimos conceder uma contribuição satisfatória para os alunos, proporcionando uma interação lúdica entre estes e a temática histórica proposta. Além de nos fornecer uma experiência instigante e compensatória como futuros educadores.

Justificativa:

Ao tentar dar um passo em qualquer direção. Temos que planejar e medir as ações para se chegar a um resultado esperado. O projeto oficina pedagógica tem como base levar e contar a história em sala de aula, com atividades lúdicas. Aprender de uma maneira contextualizada sem nos esquecermos do eixo central de nosso objeto de estudo:

"A proposta de História para o ensino médio apresenta reflexões amplas para estimular o debate da área. Objetiva levar os educadores a refletirem sobre a presença de História no currículo e a debaterem a contribuição do estudo da História na formação dos estudantes". (BRASIL, 2001: 15)



Nossos objetivos vão além de apresentar uma proposta lúdica. Pretendemos expor a grande importância das feiras dentro de suas particularidades, estas aumentavam o fluxo de mercadorias e recursos para diferentes regiões, eram o centro distribuidor onde os mercadores compravam, trocavam e vendiam suas mercadorias. A existência das feiras foi uma solicitação natural de um ambiente que congregava todos os produtos que estivessem disponíveis para outrem.
Temos como objetivo também focar os sinais da forte influência das feiras convencionais fundamentalmente, as livres, na formação da era comercial do mundo contemporâneo. Portanto nossa proposta é a de inovar, sem esquecer que o hábito de contar histórias surge nas primeiras civilizações. As histórias, os mitos, os causos, a música, são elementos mostrados de forma lúdica para poder levar nossos alunos a perceber o quanto às culturas são ricas, e na busca do saber, eles poderão aprender com prazer a importância da história dentre uma formação contextual, real e didática.


Objetivo geral:

- Proporcionar um amplo aprendizado do contexto histórico proposto, demonstrando com uso da oficina, uma forma de promover conhecimento com um estudo atrativo e interativo.

Objetivos específicos:

- Conceituar o que é "escambo";
- Analisar o surgimento das feiras dentro do processo histórico;
- Propor aos alunos uma análise do intercambio presentes nas feiras;
- Fazer compreendê-los as particularidades das feiras, dentro de seu próprio tempo e espaço;
- Expor aos alunos a importância dessa pratica comercial, enfatizando seus reflexos que permanece até a contemporaneidade.
Fundamentação teórica:

Para alcançar os objetivos propostos neste projeto utilizaremos referenciais psicopedagógicos como Içami Tiba e Piaget, além de textos complementares das revistas; Nova Escola, Pátio Revista Pedagógica e o PCN - Parâmetro Curricular Nacional - do ensino fundamental de História. Através de leituras e analises destes podemos refletir e aprender sobre como ser um educador; como trabalhar as propostas pedagógicas com os alunos; enriquecer os conteúdos didáticos e sair da monotonia das aulas diárias.

"Se existem grandes sábios, é porque transcenderam suas
funções de professores.
Quando mais se aprende, mais se quer ensinar. Quando mais
se ensina mais se quer aprender". (Içami Tiba)

Enfocando o tema, utilizaremos referenciais teóricos como: Armando Souto Maior, Léo Huberman, e Karl Marx. Souto Maior descreve sobre a confirmação da consolidação das feiras na idade média, enfatizando as influências das atividades comerciais de Bizâncio, sendo estas importantes para idade média como também para idade moderna. Léo Huberman trabalha as feiras como grandes centros de distribuição onde compravam e vendiam mercadorias estrangeiras.
Karl Marx atribui as feiras o caráter de contribuição para o desenvolvimento e a formação dos mercados, contribuindo para o desaparecimento das tradicionais feiras, dando oportunidade a novas formas de comercializar. O autor coloca que o movimento voluntário entre compradores e vendedores é a melhor forma do mercado atender a todos.
Estes autores nos levam a compreender o processo de formação das feiras na idade antiga, média, moderna e contemporânea, indo da necessidade ao lucro.

Estratégia metodológica:

Ao preparar sua aula, o professor deve escolher os melhores meios ou recursos para ensinar seus objetivos, calcular o que se ganha ou se perde ao usar esta ou aquela metodologia ou recurso de ensino. Como coloca Piaget (1974-Revista Pátio) "A questão das estratégias pode ser resumida na relação entre escolhas ganhos e perdas e zonas de interesse".
Nossa estratégia metodológica perpassa sobre uma série de objetivos planejados, no entanto, flexíveis, que poderão ser alterados de acordo com a interação pedagógica com os alunos. Esta pretende estimular os alunos para uma reflexão e absorção do conteúdo didático de história, levantando um discurso consciente e crítico dos acontecimentos históricos.
A herança didática que nos foi relegada necessita de inovações como bem descreve Gabriel Pensador em Estudo errado: "Quase tudo que aprendi amanhã eu já esqueci. Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi... Não aprendo as causas e as conseqüências, só decoro os fatos. Desse jeito até História fica chato...Eu sei que o estudo é uma coisa boa. O problema é que sem motivação agente enjoa".
Na intenção de desapegar dessa herança didática estereotipada, memorizada e, decorada e em alguns casos etnocêntrica; pretendemos transmitir aos alunos uma análise criteriosa, de maneira atrativa e consciente sobre o tema proposto "Escambo um meio de troca fundamental para a estruturação das feiras do mundo contemporâneo", respeitando as particularidades dos fatos. Abordando sobre um intercambio onde ocorria uma integração de grupos ou indivíduos de diferentes regiões que procuravam mercadorias, as quais necessitavam.
Para cumprir nossos objetivos, faremos a oficina seguindo os seguintes itens:

- Exposição do tema de maneira expositiva e dialogada;
- Utilização de imagens e músicas relacionadas com a temática;
- Propiciar pausas para reflexão e possíveis indagações dos alunos;
- Utilização de dinâmicas para uma interação entre o conteúdo proposto e os alunos;
- Um momento de recreação e laser, onde realizaremos uma feira de escambo entre alunos;
- Ao final buscaremos juntamente com eles, fazer uma análise avaliativa desse momento, sentir o que houve de aprendizado, críticas, e tudo que ocorreu no período da oficina pedagógica. E entregaremos lembrancinhas que possam marcar esse momento tão sublime da oficina.

Recursos humanos:

- Acadêmicos: Angra Cardoso
Catiamar Ferraz
Dhiogo Caetano
Lilian Alice Duarte
Raquel Coelho Soares
Zilda de Sousa

- Professores orientadores: Cláudio Tavares Pinheiro
Mayra Rúbia Garcia

- Funcionários do Colégio Estadual de Itapuranga - CEITA

Recursos materiais e financeiros:

- Papel A4;
- Caneta;
- Data-Show;
- Som e imagens;
- Lembrança da Oficina;
- Cenário.
Com uma expectativa de gasto da ordem de: R$ 50,00.

Data de execução do projeto:

- 27 de agosto de 2010. (período matutino - das 7 h. ás 9:30 h.)

Local:

- Colégio Estadual de Itapuranga - CEITA

Publico alvo:

- Os alunos e o professor de História Ednaldo Antônio Coelho dos 1º ano "A" do ensino médio do Colégio Estadual de Itapuranga ? CEITA.


Referências:

BRASIL, Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares nacionais ? História e Geografia. Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2001.

HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.
MACEDO, de L., Estratégias e procedimento para aprender ou ensinar. Pátio Revista Pedagógica, São Paulo, v.47, p.40-43, ago./out.2008.

MAIOR, A. S. História geral. São Paulo: Editora São Paulo, 1978.

MARX, K. ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Hucitec, 1986.

TIBA, I. Ensinar aprendendo. São Paulo: Editora Gente, 1998.

Autor: Dhiogo José Caetano


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