O Pensamento Reducionista
Das diversas formas de reducionismo encontramos o reducionismo ontológico e metodológico presente na ciência e na sociedade de forma geral. O reducionismo antológico que esta relacionado diretamente ao ser humano e aos objetos, nada mais é que a idéia de que tudo que existe é feito de um pequeno número de substâncias básicas que se comportam de forma regular, ou seja, o ser foi transformado, modificado, lapidado em busca de melhorá-lo ou de buscar a sua essência, a verdade sempre com o uso de um método cientifico racional, onde os fatos e objetos sejam de fato provados verdadeiramente.
Reducionismo metodológico esta relacionado diretamente com a ciência, é a idéia de que as explicações, como as científicas, devem ser continuamente reduzidas às entidades mais simples possíveis, afim de melhor compreendê-la, com o objetivo final de entender o todo. A navalha de Occam[1] é a base deste tipo de reducionismo.
É a idéia de que todos os fenômenos podem ser reduzidos a explicações científicas, através de um método, de uma técnica, onde o objeto de estudo seja particionado em busca de verdade cientifica.
Segundo.Crema (1988, p.16) em seu livro Introdução à visão holística o reducionismo pode ser apresentado como algo a ser melhor analisado por leis precisas, cientificas.
Reducionismo também pode ser considerado como uma explicação que consiste em considerar que certas ordens de fenômenos estão sujeitas a leis mais bem estabelecidas ou mais precisas, exatas. Husserl entendeu que a redução é um momento de reflexão interna sobre o ato, sobre o objeto.
O oposto das idéias do reducionismo constitui o holismo: a idéia de que objetos, fenômenos, teorias e significados têm propriedades como um todo, que não são explicáveis a partir das propriedades de suas partes.
Segundo Capra (1996) a ciência cartesiana, focada no pensamento analítico, acredita que em qualquer sistema complexo o comportamento do todo pode ser analisado em termos das propriedades de suas partes. Assim vários pesquisadores e cientistas vem propondo um novo paradigma para a ciência e para a educação, tendo em vista que precisamos urgentemente de uma profunda revisão e reflexão no modelo de ciência e educação. Na educação essa idéia de fragmentação não é a melhor possível, pois o ser humano não é constituído apenas de uma parte especifica apenas e sim é constituído num todo.
Autor: Robson Stigar
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