INIMIGO MUÇULMANO



Os atentados de 11 de setembro em Nova Iorque e Washington foram intitulados por alguns meios de comunicação como "atentados terroristas', nos quais, como acontece em encenações cinematográficas de Hollywood, ficou determinado quem eram os vilões e os mocinhos.
A "face do mal" ou seja, os vilões, ficaram representados por homens barbudos, devotos de Alá, fundamentalistas,radicais e terroristas.Já o "bem"era representado por uma nação atingida, violada , traumatizada, ou seja a vítima.Mas toda essa história não começa com os atentados de 11 de setembro ,pois os meios de comunicação esqueceram que num passado não muito distante,os "mocinhos"de hoje foram ajudados por aqueles que agora recebem o titulo de "vilões terroristas",os quais nessa ocasião eram vistos como "heróis". Estes heróis foram "fabricados"pelos Estados Unidos em meados dos anos 80, quando o PDPA(Partido Democrático do Afeganistão) subiu ao poder em Cabul, com apoio da então União Soviética.
Neste momento a realidade social e econômica do Afeganistão apresentava um quadro caótico. Os trabalhadores estavam submetidos a um modo de vida quase escravo, no qual o senhor feudal era dono absoluto da terra, da água e até de 90% das colheitas. O índice de analfabetismo era um fator também preocupante,pois 90% dos homens e 95% das mulheres não sabiam ler nem escrever e, além de tudo isso, a população era ainda destituída de direitos políticos.
Algumas reformas de cunho socialista, visando a transformação desta realidade, explicitadas nos projetos do PDPA, foram colocadas em prática e assim, a partir daí, a face do país adquiriu novas características. Se nos lembrarmos dos "vilões terroristas" , na ocasião dos atentados de 11 de setembro,veremos que nos anos 80, eram "heróis ',treinados,financiados e liderados pelos Estados Unidos e seus aliados.Para promover o caos a morte e a desordem no país.
Embriagados com a ideologia norte americana de anti-comunismo, estes grupos acreditavam estar lutando pela liberdade do povo afegão das garras do governo comunista apoiado pelos russos.Esses "heróis"que foram selecionados rigorosamente pelos Estados Unidos,foram compostos por fundamentalistas que existiam na região,justamente por serem de fácil manipulação.Os E.U.A utilizaram-se do argumento de que o governo comunista traria a modernidade para o país e esta seria acompanhada pelo ateísmo ,ou seja o abandono de práticas tradicionais islâmicas. Desses "heróis" selecionados, destacou-se a figura de Osama Bin Laden.
É claro que nesta época houve muitas mortes, destruição e tudo que acompanha uma guerra. Crimes estes custeados por dólares, usados sem limites para matar pessoas, sem nenhuma distinção de sexo ou idade, envenenando água de escolas,jogando bombas em cinemas,lojas e mesquitas ou incendiando patrimônios públicos. Mas, obviamente,isso era justificado pois estava em jogo a "causa do bem", e é em nome deste ideário (o bem sempre vence ) que a luta contra os "terroristas"de hoje é realizada ainda que acidentalmente"muitos inocentes morram e o que ainda há para se destruir num país devastado seja destruído. tudo bem ,pois é por uma "boa causa". Vale tudo quando se está em jogo a luta não aos "heróis"de ontem mas aos "terroristas"ingratos e traidores de hoje que só "acidentalmente"são as mesmas pessoas.

Autor: Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin


Artigos Relacionados


O Artigo Que Te FarÁ Pensar : A Conspiração Americana ? Os Ataques De 11 De Setembro- E A Morte De Osama Bin Laden.

A Política Internacional Dos Eua E O Desrespeito Aos Princípios De Direito Internacional

Terrorismo

Entendendo Melhor A Segunda Guerra

Terrorismo

Terrorismo

Artigo: A Dificuldade Dos Estados Unidos E Da Otan Em Vencer Os Insurgentes Islâmicos No Afeganistão