Como evitar erros fatais na prestação de serviço, durante a Gestão de Projecto?



Como evitar erros fatais na prestação de serviço, durante a Gestão de Projecto?
Cristiane Evangelista - Nutricionista ? Graduada pela Universidade Metodista de São Paulo
Gerenciar é sempre um desafio, pois conciliar a organização da empresa, as necessidades dos clientes e a colaboração dos funcionários, quanto ao compromisso de realizar o seu trabalho adequadamente é uma tarefa árdua, sendo assim é necessário ter um gerente com uma visão holística, ou seja, estar atento a todas as transformações constantes no mercado.
Alguns fatores que podem se tornar críticos caso não haja uma supervisão criteriosa poderá se transformar em um grande desafio gerencial, como complacência na administração, descuido com a qualidade, negligência com as necessidades dos clientes. Para que esses erros não se tornem pedras no sapato é necessário adotar estratégias que consiste em formulação e/ou adoção de métodos que permita superar as dificuldades que o gerente possa deparar no decorrer de seu trabalho.
Este desafio só poderá ser superado se houver um gerenciamento inovador e capacitado.
Portanto quando uma pessoa contrata uma consultoria para o desenvolvimento de um projeto, entende se que este será o cliente portador da idéia, porém não tem aptidão suficiente e técnica para a realização da obra. Após a apresentação da idéia básica do cliente inicia se o processo de organização das tarefas a serem executadas, as pessoas encarregadas de por em prática as ações delegadas sob as responsabilidades deste.
Entende se que todos os envolvidos devem estar em plena sintonia para a realização da gestão do projecto, ou seja, a metodologia deve estar clara para não dificultar a condução dos objetivos traçados, pois os integrantes podem mudar durante ao cumprimento da obra.
Por fim o projeto passara por três fases, o ciclo de vida que é o tempo em que ocorrerão as etapas:
? Preparatória: estudo do projeto, as estratégias, documentação.
? Realização: fase operacional, os responsáveis pela ação e suas atribuições.
? Finalização: fim do projeto onde verifica se a instalação, ou seja, a conformidade da obra quanto às expectativas do cliente.
Essas etapas são conhecidas como os "3C", contextualizar, conduzir, concluir. O essencial é que cliente e consultoria estejam de acordo comum sobre a execução do projeto e as respectivas responsabilidades, o ciclo de decisão.
[email protected]

Autor: Cristiane Romualdo Mascarenhas Evangelista


Artigos Relacionados


A Qualidade Na Prestação De Serviços

O Que é Crm E Como Funciona!

5s Você Sabe O Que Significa Esta Sigla E Qual A Sua Importância Em Uma Empresa.

Análise Da Aplicação Da Gestão Por Processos

Gestão

Construção Civil: Liderando Pessoas Do Projeto à Execução Final

A Importância Da Wbs No Planejamento Do Projeto