O SOFTWARE MATHEMATICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Este artigo teve como base a utilização do software mathematica no ensino da matemática. Dando ênfase ao uso do computador como ferramenta de trabalho, auxiliando o educando no processo de aprendizagem, despertando assim, o interesse e estimulando o raciocínio lógico do mesmo. Para tanto é necessário que se tenha uma noção básica a respeito do software Mathematica para que se possa trabalhar com o mesmo. Dessa forma é possível trabalhar a disciplina matemática através dos recursos disponíveis no próprio programa.
Este software revela-se como instrumento facilitador e desmistificador da disciplina matemática, esta que quando não é transmitida de forma agradável, se mostra de dificuldades imensuráveis. Entretanto as possibilidades de ações, oferecidas, facilitam enormemente questões que demandam de complexidade, entusiasmando e atraindo seu usuário, transformando o manejo matemático em algo atraente.
Para fins de utilização prática, o software apresenta-se como resultado de cálculos, funções equações, gráficos que variam dos mais simples aos mais complexos usos da matemática. De rapidez atuação, realizar as atividades em segundos, sendo indicado inclusive como substantivo de máquinas calculadoras avançadas.
Em suma demonstração de versatilidade é encontrada em uma ferramenta que garante satisfação ao usuário.
_____________________________________________________________________
1- Josele Ferreira dos Santos: Cursista do VI Período do Curso de Matemática à Distância da UNIT, Pólo de Propriá-SE
2- Marcelo Nunes Barros: Cursista do VI Período do Curso de Matemática à Distância da UNIT, Pólo de Propriá-SE e cursista também do 8° Período do curso de Direito da Faculdade de Sergipe-FASE, Pólo de Aracajú.
3- Wilma Maria Cajé: Cursista do VI Período do Curso de Matemática à Distância da UNIT,Polo de Propriá-SE e também licenciada pela Universidade do Vale do Acaraú-UVA, Pólo de Neópolis-SE; atuante como docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-Chave: evolução tecnológica, ensino, ferramenta pedagógica, informatização, software.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi obtido a partir de pesquisas realizadas com o objetivo de apresentar o Software Mathematica, como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista as aplicações que podem ser feitas com o Software Mathematica, minimizando as dificuldades encontradas pelos discentes, e despertando o talento de modo que possam assimilar conteúdos estudados na sala de aula, de maneira mais fácil. Dessa forma, propiciando maior rapidez na resolução de problemas e cálculos, utilizando de forma eficaz as regras, respeitando as normas e transformando o raciocínio lógico em artifício, usado pela maquina para dinamizar as atividades que venham a serem propostas.
Autor: Marcelo Nunes De Barros
Artigos Relacionados
PrÁticas Alternativas Para O Ensino Da MatemÁtica
Ambientes Virtuais E O Ensino Da Matematica: Uma Ressignificação Do Processo Ensino-aprendizagem Para As Crianças Dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental I
A Viagem À Procura De Uma Velha Conhecida AtravÉs Dos Tempos
Xadrez No Ensino Da MatemÁtica: Uma ExperiÊncia De Ensino
A Dificuldade Em Aprender MatemÁtica Sentida Por Aqueles Que A Ensinam
A Importância Da Matemática Para A Formação Das Pessoas
Como Trabalhar Jogos Envolvendo As Quatro OperaÇÕes