As novas tecnologias em sala de aula: Desafios a se transpor em busca de uma educação de qualidade.



RESUMO

O presente artigo busca propor reflexões a cerca da implantação e do uso das novas tecnologias em sala de aula.Procuramos analisar o uso das novas tics a partir da realidade das escolas públicas de nosso Estado,onde as novas tecnologias ou ainda não chegaram ou estão presente nas escolas mas não estão sendo utilizadas adequadamente.Visto que muitos dos laboratórios de informática das nossas escolas encontram-se sem uso,ou por estarem sem condições de uso ou por falta de pessoal preparado para utilizá-los.
O presente artigo também aborda e questiona o uso das novas tics na educação á distancia e na formação de professores. Acreditamos que o uso das novas tics é fundamental e essencial nesse mundo globalizado, na chamada era tecnológica ou era do conhecimento, porém é fundamental que os recursos tecnológicos sejam utilizadas de forma crítica,como um auxiliar na produção de conhecimento.Para que isso aconteça é fundamental que os professores estejam preparados e bem qualificados para utilizar essas ferramentas de forma produtiva sem medo ou sem deslumbramento.
Ao se falar no uso das novas tecnologias não podemos deixar de falar sobre alguns medos que elas provocam como a preocupação em relação a perda de postos de trabalho, pelo emprego desses recursos.A implantação de salas virtuais e de tele salas são sem dúvida formas de inovações tecnológicas que acarretam na diminuição de número de professores necessários ,visto que hoje já existem universidades que estão localizadas na Europa e que possuem alunos espalhados pelo mundo .Porém acreditamos que nada substitui o professor,o qual não deve temer as novas tecnologias e sim se preparar para poder utilizá-las da melhor maneira possível tanto para melhorar a sua qualificação ,quanto para melhorar a qualidade de suas aulas.Sendo fundamental para isso que o professor utilize essas ferramentas de forma crítica ,procurando percebê-las como auxiliares no processo de ensino e aprendizagem.Agindo assim o professor também auxiliará seus alunos na busca por conhecimentos auxiliando ?os a se descobrirem como agentes produtivos na construção do conhecimento.
Vale ressaltar que equipamentos tecnológicos não implicam por si só em aulas mais produtivas e melhores, esses recursos nada mais é que ferramentas as quais só serão bem utilizadas e produtivas se professores e alunos estiverem bem preparados para utilizá-los produtivamente.
Salientamos ainda a necessidade de que as secretarias de educação dos Estados e dos municípios ofereçam cursos de qualificação para seus professores, tendo a preocupação de não só instrumentalizar esses profissionais para o uso técnico desses recursos,mas também promovam a possibilidade de uso criativo e critico desses equipamentos.

Autor: Valdira Vieira Da Rocha


Artigos Relacionados


Produção De Material Pedagógico A Partir Do Uso Das Tic

O Domínio Das Novas Tecnologias Na Sala De Aula

As Funções Do Aluno E Do Professor Frente às Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

Tecnologia E Educação

O Que Nos Oferecem As Tic (tecnologias Da Informática E Da Comunicação) Para As Praticas Docente?

Internet Na Escola, Quem Tem Acesso?

As Possibilidades Que As Novas Tecnologias E A EducaÇÃo...