A imitação representativa no brincar da criança surda



Introdução

Desde o nascimento, a criança conhece o mundo pelo brincar. O bebê explora o seu corpo, brinca com as mãos, os pés, a boca, ouve os sons por eles produzidos, vê variados tons de cores, passando lentamente de um auto-conhecimento para o conhecimento do meio que a cerca (GOLDFELD, 1997, p.72). Todavia, no caso de uma criança surda, cujo sentido da audição é comprometido, há um grande silêncio. O poderoso grito do nascimento, talvez o primeiro sinal distintivo, produzido pelo próprio bebê, só não é ouvido por ele (FONSECA, 2001, p.39).

"Os pais ouvintes usam, desde muito cedo, a comunicação verbal com seus filhos. A fala da mãe está sempre acompanhando suas ações. O tom de sua voz é um importante indicador de seus estados afetivos. Ela confia que o bebê recebe sua mensagem: o cuidado materno se faz envolvido em sons e o estimula usando jogos sonoros.
Referências

BRUNER, J.S. Juego, Pensamiento y lenguaje. In: Perspectivas, UNESCO, 16 (1): 79-86, 1986.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org.). Vygotsky: um século depois. Juiz de Fora: EDUFJF, 1998.

FONSECA, Vera Regina J.R.M. (Org.). Surdez e deficiência auditiva: a trajetória da infância à idade adulta. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001, p. 39-57.

KARNOPP, Lodenir; QUADROS, Ronice Muller de. Educação infantil para surdos. In: ROMAN, Eurilda Dias; STEYER, Vivian Edite (Org.). A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacelado. Canoas: ULBRA e UFRGS/Nuppes, 2001, p. 214-230.

GOLDFELD, Márcia. A criança surda: a linguagem e a cognição numa perspectiva sócio-interacionista. In:______. Sócio-interacionismo e surdez. São Paulo: Plexus. 1997. Cap. 3, p.44-84.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. In:______. Desenvolvimento e aprendizado. São Paulo: Scipione. 1993. Série Pensamento e ação no magistério, nº 21. Cap. 4, p.55-79.

SEBER, Maria da Glória. Psicologia do pré-escolar: uma visão construtivista. In:______. A Importância dos jogos no desenvolvimento psicológico da criança. São Paulo: Moderna, 1995, p. 52-69.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______. Historia Del desarrollo de lãs funciones psíquicas superiores. Ciudad de La Haban: Editorial Científico Técnica, 1987.


Autor: Thiago Cristino


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