Paralinguagem



Paralinguagem refere-se a elementos não-verbais de comunicação utilizado para modificar sentido e transmitir emoção. Paralinguagem pode ser expressa conscientemente ou inconscientemente, e isso inclui o tom de voz, volume, em alguns casos, uma expressão facial. Às vezes, a definição é restrita a sons produzidos vocalmente. O estudo da paralinguagem é conhecido como paralinguísticos.
termo paralinguagem. "às vezes é usado como um termo para a linguagem do corpo, que não está necessariamente ligada à fala e fenômenos paralinguísticos. Os últimos são fenômenos que podem ser observados na fala (Saussure parole), mas que não pertencem ao sistema convencional de código arbitrário da língua (Saussure langue).
As propriedades paralinguísticas da fala desempenha um papel importante na comunicação de voz humana. Não há expressões ou sinais de fala que a falta de imóveis paralinguísticos, desde que o discurso exige a presença de uma voz que pode ser modulada. Esta voz deve ter algumas propriedades, e todas as propriedades da voz, como tal, paralinguísticos. No entanto, a distinção linguística versus paralinguísticos não se aplica apenas ao discurso, mas a escrita e a linguagem gestual também, e não está vinculada a qualquer modalidade sensorial. Até mesmo a linguagem vocal tem algumas modalidades paralinguísticas, bem como propriedades linguísticas que pode ser visto (leitura labial, McGurk efeito), e ainda sentir esses efeitos , por exemplo, o método Tadoma. Quando falamos em tadoma, estamos nos referindo ao método de vibração do ensino da fala. A criança que está sendo ensinada no tadoma tem que colocar uma e inicialmente às duas mãos na face da pessoa que está falando. Com bastante treino e prática a possibilidade de se comunicar através deste método tende a ser grande.
Então Pode-se distinguir os seguintes aspectos de sinais de voz e expressões percebida:
1ª aspectos em perspectiva
sinais de fala que chegam as orelhas de um ouvinte tem propriedades acústicas que podem permitir que os ouvintes tentem a localizar o alto-falante (distância, direção). localização do som que funciona de forma semelhante, também para os sons da fala . Os aspectos de perspectiva e de leitura labial são mais evidentes e têm efeitos mais drásticos quando a cabeça girando está envolvida.
2ª aspectos orgânicos
Os órgãos da fala de falantes diferentes diferem no tamanho. Como as crianças crescem, os órgãos da fala se tornam maiores e existem diferenças entre adultos do sexo masculino e feminino. diferenças não dizem respeito somente o tamanho, mas também a proporção. Eles afetam o tom da voz, em grande medida também a freqüência dos formantes, que caracterizam os diferentes sons da fala. A qualidade orgânica da fala tem uma função comunicativa em sentido restrito, pois é meramente informativa sobre o alto-falante. Será expressa independentemente da intenção do falante.
3ª aspectos expressivos
As propriedades da voz e da maneira de falar são afetados por emoções e atitudes. Normalmente, as atitudes são expressas as emoções e intencionalmente sem intenção, mas as tentativas de falsificar ou esconder as emoções não são incomuns. "variação expressiva é fundamental para a paralinguagem". Ela afeta a sonoridade, a taxa de discurso, o tom de voz, e intervalos que em certa medida, também as freqüências formantes.
Aspectos linguísticos:
estes aspectos são a principal preocupação dos linguistas. Ordinária transcrições fonéticas dos enunciados refletem apenas linguisticamente informativo e de qualidade. O problema de como os ouvintes fazem do fator informativo e da qualidade linguística de sinais de voz é um tópico de pesquisa atual.
Algumas das características linguísticas de expressão, em particular da sua prosódia, são paralinguísticos ou pré-linguística na origem. Um fenômeno fundamental e generalizada a maior parte deste tipo é conhecido como o código de frequência "(Ohala, 1984). Esse código funciona mesmo na comunicação entre as espécies. Tem sua origem no fato de que as frequências acústico na voz de vocalizers pequenos e são elevados quando se baixa na voz de vocalizers grande. Isto dá origem a significados secundários, tais como "inofensivo", "submissa", "modesto", que são naturalmente associados , enquanto significados, como "perigoso", "dominante" e "agressivo" estão associados com grandeza. Na maioria das linguagens, o código de frequência também serve o propósito de distinguir questões de declarações. É universalmente refletida na variação expressiva, e é razoável supor que ele tem filogeneticamente algo que deu origem ao dimorfismo sexual que está por trás da grande diferença de tom entre a média adulta masculina e também do sexo feminino.
Em apenas uma comunicação de texto, como email, chat e mensagens instantâneas, os elementos paralinguísticos podem ser exibidos por emoticons, fontes e corres de suas escolhas, capitalização e à utilização de alfabéticos ou caracteres não abstrato. No entanto, paralinguagem na comunicação escrita é limitada em comparação com a conversação face-a-face, podendo levar a mal-entendidos.


Wilton R Cruz
Autor: Wilton Ribeiro Cruz


Artigos Relacionados


Os Estruturalistas E Os Gerativistas

Refletindo Sobre Alfabetização

Há Equivalência Entre A Linguística E A Gramática Tradicional?

Propriedades Da Língua

Língua Escrita E Língua Falada

Funcionalismo - FunÇÕes Da Linguagem

Resumo: Ensino De LÍngua Portuguesa Para Alunos Surdos