Planejamento e Avaliação desenvolvido em escola a ser vista e observada pelo aluno



Juliana A. R de Abreu*

A educação está intrinsecamente ligada ao Planejamento. Ele deve estar presente em todas as atividades escolares e constitui a etapa mais importante do projeto pedagógico.
Existem três tipos de planejamento escolar: 1- Plano da escola, 2 ? Plano de ensino e 3 - Plano de aula.
O Plano de escola traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional, o Plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo. Plano de aula é a previsão de conteúdo de um conjunto de aulas.
A ação de planejar é um ato decisivo que define o sucesso ou o fracasso de uma ação educacional. O planejamento consiste em uma ferramenta administrativa que possibilita o educador a perceber a realidade, avaliar os melhores caminhos a serem percorridos para se alcançar um referencial futuro, estruturando e norteando o trâmite adequado e reavaliando todo o processo a que o planejamento se destina. È um processo abstrato que escolhe e organiza ações antecipando os resultados esperados.
Em sala de aula, o planejamento regula a "meta" a ser atingida pelo professor. Sabendo que não há a possibilidade do "alvo" ser atingido exatamente no centro, devido a complexidade da relação ensino/aprendizagem, o planejamento permite ao professor passar próximo ao "alvo".
Por mais que uma ação educacional seja planejada é importante que este seja entendida como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade e interatividade num processo contínuo de tomada de decisões.
Como Planejar é um processo cíclico, ele envolve também a avaliação. Segundo Luckesi (2001, p.69) " a avaliação é um juízo de qualidade sobre dados relevantes,tendo em vista uma tomada de decisão".Segundo o autor o processo de avaliação possui três variáveis significativas : 1- O juízo de qualidade, 2- Dados relevantes e 3 ? tomada de decisão.
O juízo de qualidade consiste em comparar quantitativamente o resultado obtido da avaliação realizada com um padrão previamente estabelecido. Os dados relevantes consistem na avaliação qualitativa do amadurecimento e da aprendizagem no que tange as ações, as idéias e ao comportamento apresentado pelo aluno. A tomada de decisão define quis serão os novos caminhos e métodos a serem utilizados durante a nova realidade apresentada.
O planejamento escolar deve ser realizado de forma dialética e dialógica. A sua elaboração é desejável a presença de todos os membros da comunidade escolar e que estes se engajem em atividades de previsão de metas, objetivos, estratégias, táticas, instrumentos e procedimentos didático-pedagógicos, recursos humanos, matérias e financeiros existentes ou que devam ser buscados nas fontes próprias, além da definição dos papéis específicos. Durante o planejamento, a avaliação quanto ao que será avaliado, já fica claramente definida.
No que tange a ser observado pelo aluno na escola é extremamente importante manter as relações Professor/Aluno e Ensino/ Aprendizagem de forma democrática e libertadora.
Ao iniciar novos projetos, é interessante que o educando seja informado das intenções, a finalidade, os objetivos e como será avaliada a aprendizagem conquistada no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Este tipo de ação democrática faz com que a relação ensino/aprendizagem saia do Paradigma Tradicional de ensino e que a educação perca a sua "concepção bancária".
Tal procedimento cria uma cumplicidade, um comprometimento entre educando e educador, a educação passa a ser construída de forma significativa o que torna o educando critico e reflexivo sobre a sua aprendizagem. Todo processo educativo deve ser intencional e ao final do mesmo, o aluno deve ser capaz de modificar, transformar a realidade social que estiver inserido. Este processo dialógico e dialético muda o conceito de avaliação a ser vista pelo aluno e professor. Os efeitos danosos como estudar para a prova, "colas", utilizaram avaliação como recompensa ou punição, a perda, por parte dos estudantes, do prazer de aprender, o medo, a culpa e a revolta, são totalmente superados.
Segundo Luckesi (2001), " a avaliação educacional passa a ser voltada para a transformação social, que exerce uma função diagnóstica, em busca da compreensão do estágio em que se encontra o aluno, para que sejam tomadas decisões que o ajudem a avançar em seu processo de aprendizagem." Tal avaliação passa a ser democrática, participativa, comprometida com uma concepção pedagógica histórico-crítica, que vê no educando um sujeito que se apropria de conhecimentos e habilidades e os recria em uma ação transformadora de si mesmo e da sociedade. Nesta nova concepção a avaliação deixa seu caráter autoritário, disciplinado, de controle social e passa a incentivar o pensamento crítico, a autonomia, a criatividade, a responsabilidade compartilhada, com base em valores e práticas democráticas.
O conhecimento deixa de ser uma estrutura gnosiológica estática e passa a ser uma descoberta coletiva, mediada pelo diálogo entre educador e educando. A avaliação se transforma em um mecanismo de aprendizagem, tanto para estudantes quanto para professores.
Em suma, o Planejamento e a Avaliação escolar fazem parte de um "ciclo" em que a Avaliação complementa o Planejamento. Planejamento de ensino implica especialmente uma ação de reflexão do professor sobre a prática educativa. Assim o Planejamento de ensino, que é vivenciado e observado diretamente pelo aluno, possui características que lhes são próprias, isto porque lida com sujeitos aprendentes,portanto sujeitos de formação humana. Para tal empreendimento, o professor realiza passos para que se complementarem e interpelarem na ação didático-pedagógica. Decidir, prever, solucionar, escolher, organizar, refazer, redimensionar, refletir sobre o processo antes, durante e depois da ação concluída. O pensamento ao longo prazo, está presente na ação do professor reflexivo. Planejar, então é a previsão sobre o que irá acontecer, é um processo de reflexão sobre a prática docente, sobre seus objetivos, sobre o que está acontecendo, sobre o que acontece. Planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico.
A avaliação é uma etapa presente no cotidiano em sala de aula. Exerce uma função diagnóstica, onde o professor deverá acolher as dificuldades do aluno no sentido de tentar ajuda-lo, a vence-las,evitando assim a função classificatória comparando sujeitos entre sujeitos, pois cada indivíduo é único em sua constituição e cada um aprende e assimila aquilo que é capaz sendo limitado pelo seu amadurecimento e capacidade de percepção da realidade. A avaliação deverá considerar o avanço que aquele aluno obteve durante o curso.
Tanto o Planejamento quanto a Avaliação devem ser formulados de maneira democrática, no que se refere a comunidade e principalmente aos alunos,visto que estes são o centro de todo o processo educativo e atividade a ser desenvolvida.

* Juliana A.R. de Abreu ? Graduanda em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília ( UCB-Virtual)


REFERÊNCIAS Bibliográficas

GANDIN, D. A prática do planejamento participativo. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
APOSTILA ? Planejamento de Ensino e Avaliação da Aprendizagem ? Universidade Católica de Brasília
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 11ª edição. São Paulo Cortez, 2001.
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez 1998
Sites:
www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=15&id_subtema=1 - 34
www.google.com.br
Autor: Juliana Aires Rocha De Abreu


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