A importância dos lúdicos no desenvolvimento infantil



Autores:
Laura da Silva Augusto Orlando
Alciene dos Santos Barbosa Morais
Ana Maria dos Santos Barbosa Khippaiz

Introdução

O jogo lúdico, até onde pode chegar às vantagens deste modo de educação? Este assunto que será abordado de forma clara e concisa, irá analisar parâmetros que dizem que a educação feita através dos jogos lúdicos é a melhor forma de educar uma criança no seu desenvolvimento, através da pré-escola. Sabe-se que, dês da pré historia que atividades como caça, pesca, dança e outras atividades vem sendo aprimoradas, o lúdico em si partiu de uma idéia feita por um adulto juntamente sendo uma dessas atividades criadas com o decorrer dos séculos. Então o fato que dizem que jogo lúdico é só para criança é uma tese errada.
A criança é fomentada dês dos seus primeiros anos de vida, e na pré-escola o aluno passa por um processo de adaptação até que esteja familiarizado com o local do dia a dia. Seu educador passa tomar lugar de seus pais, desta forma o cuidado para que a criança pegue confiança no professor é de estrema importância. Os jogos lúdicos vêm como uma ponte que liga o educador com o aluno da pré-escola.
Sabemos que há varias atividades que um pedagogo poderá processar dentro de seu método de ensino, também poderão alfabetizar estes pequeninos antes mesmo de entrarem para o primário, e a forma mais fácil de obter resultado significativos é, colocar jogos lúdicos inserindo palavras do alfabeto, e cantando musicas que tenham palavras chaves dentro do método de ensino.
Será analisado também, o comportamento de cada criança frente a uma atividade dinâmica e diferente. A criatividade do professor será analisada de forma positiva frente ao processo de adaptação dos lúdicos, implantado na pré-escola até aos dias de hoje. Esperamos obter resultados que possam trazer uma outra visão em relação, às vantagens dos lúdicos para o desenvolvimento infantil.



A importância dos lúdicos no desenvolvimento infantil


O projeto de colocar atividades de raciocínio lógico para a criança transformou o método atual de ensino. A antiga forma de ensinar e brincar interagindo com as crianças não é um método ultrapassado, porem apresentamos uma nova forma de interagir e desenvolver a parte da coordenação motora da criança e ao desenvolvimento mental.
Com sucesso este método já provou que o desenvolvimento se torna mais fácil através de atividades com jogos, música e dialogo entre os alunos. Os jogos lúdicos vêm como uma dinâmica de ensino diferenciado, uma nova forma de interagir esta sendo proposta, em meio à informatização, já tem sites só para crianças, ou especifico para atividades infantis.
O primeiro passo ao desenvolvimento da criança através dos jogos lúdicos é, a diminuição de atividades extras classe e voltar o sistema para jogos dentro de sala de aula, jogos como ludo, damas, xadrez, trilha, quebra cabeças entre outros, o importante é descobrir em qual o aluno da pré-escola vai se adaptar melhor, que tipo de inteligência tem, e que forma podemos trabalhar o desenvolvimento na criança, que tem dificuldades em tal dinâmica de atividades lúdicas.
Deve-se começar abordando esta dinâmica com os alunos de forma amigável, pois uma dinâmica como tal, pode não ser aceita amigavelmente entre todos de uma só vez. O jogo lúdico deve ser apresentado de maneira como se ele fosse amigo da criança um ajudante dele, assim a criança automaticamente perde aquele receio de que o jogo lúdico não vai lhe fazer nenhum mal e sim irá ajudá-lo na sua forma de aprendizagem.
Há vários casos de jogos lúdicos que transformaram-se em jogos profissionais, é o caso do xadrez, que de tanto ser usado em estratégias, foi aprimorado e passou a ser um jogo de profissionais e deixou de ser lúdico, pelo menos no papel. O professor de hoje pode desenvolver uma dinâmica de trabalho sendo ela diferenciada, pois o aluno nem todo dia vai querer jogar xadrez ou ludo, porem para isso criou-se jogos que fomentam na criança a prática da matemática, contar de forma musical, por exemplo, é uma forma descoberta a séculos que sempre tem dado bons resultados com os pequeninos.
Impor disciplina nesta idade requer cuidados, nem sempre o aluno da pré-escola irá compreender o professor, isso deve ser feito com calma e cuidado. Primeiramente deve-se ter segurança do que esta fazendo, o professor ao dar uma atividade ao aluno ele deve estar ciente de que devera executá-la, para que possa ter a recompensa no final.
O sistema de implantar lúdicos como atividade de classe é eficiente até dentro da casa, no ambiente familiar, lá o aluno sente-se à vontade para pedir à sua mãe que pratique com ele. E fatalmente sua mãe ira perguntar quem o ensinou, automaticamente ele irá responder que foi sua professora. O fator positivo de se ter jogos desta natureza no ambiente de trabalho, é de usar e abusar da criatividade do aluno, ele pode ser mais rápido ou mais lento para executá-las, no entanto sempre irão divertirem com estas dinâmicas.


A linguagem dos jogos lúdicos

A linguagem proposta é de forma com que faça o aluno da pré-escola, misturar diversão com criatividade e aprendizado tudo num só compasso. No caso dos jogos de Damas ou xadrez, o professor deve ficar atento ao espírito de participação do aluno e trabalhar o conceito de competitividade, claro que com tais jogos não poderia misturar as coisas, primeiramente vem à vontade de participar de tal avento, depois o aperfeiçoamento dentro da categoria que o cabe.
Deve-se mostrar para criança que as atividades lúdicas é para sua melhor performance no aprendizado, e não para competir entre colegas, é natural da criança logo cedo ter espírito de competição, isso variando do tratamento que tem seus pais em casa com a criança. Normalmente os pais costumam fomentar na criança o espírito de vencedor, que ele deve ser o melhor aluno e tirar boas notas, isso entra na cabeça do filho rapidamente, o desejo e o medo do futuro, às vezes pode atrapalhar no desempenho do aluno na pré-escola.
O jogo lúdico poderia quebrar esta barreira, de medo e ansiedade dentro das crianças, dês de cedo é preciso trabalhar a mente dos pequeninos, tendo como avanço a diversão que a dinâmica de trabalho propõe. Com o avanço da tecnologia o mundo respira informação, e as crianças não são como as de antes que brincavam de pique - esconde ou de amarelinhas, temos uma nova geração que esperam que os professores lhes tragam informações do conhecimento de mundo, os vídeos aulas também fazem parte do aprendizado.
Tendo um vídeo aula por semana mostrando como participar de atividades e de jogos dentro do ambiente escolar é o suficiente para que eles fiquem interados, e estimulados a praticar e exercitar seu intelecto, praticamente funciona como exercícios para mente e agilidades ao corpo.
Tem joguinhos feitos aos alunos que ao contrario de peças de jogos são utilizadas as próprias crianças como ferramenta do jogo, e isso da mais plástica ao andamento da atividade lúdica, exemplo disso, são jogos de dama Gigante onde o tabuleiro é a própria sala onde marcam com pontos quadriculados no chão, e ali criam um tabuleiro e de cada lado tem-se doze participantes, o jogo é bem divertido ganha quem tiver melhor estratégia de ataque e defesa, é uma forma lúdica de transformar um jogo de damas normal, em uma dinâmica de atividade escolar.
A interação e a linguagem atribuída ao jogo são recíprocas ao aluno da pré-escola, os professores já descobriram há muito tempo que tais crianças sentem a necessidade de participarem do jogo, de participar ativamente. A criança desde cedo é descobridora de suas próprias ações, e por causa disso gostam de desafios e as formas lúdicas de entretenimento os ajudam a saber, e ter consciência de sua personalidade.
O mais importante deste teste é saber que ele deve aprender limites em sua vida, deve aprender que o respeito ao seu oponente deve ser feito de forma recíproca, o professor deve sempre dizer ao aluno que se ele quiser respeito do "coleguinha" ele terá de dar respeito ao mesmo de forma continua. Logo cedo ele deve saber que a vida deve ser vivida em conjunto, e o jogo lúdico é a porta de entrada aos novos cidadãos, nós como educadores devemos ser mediadores, ou seja, o elo para a criança entre a fantasia e o mundo real.
A criança vai sentir-se segura ao deparar com praticas de jogos lúdicos, pois terá como mediador o educador, o verdadeiro pedagogo, saberá passar segurança aos alunos da pré-escola. A chave para entender a linguagem será sempre a mesma, o professor deverá dizer que o jogo é divertido, porem dizer que isso será bom para sua vida futura, a comunicação nestes casos sempre será sua principal estratégia.

As vantagens das atividades lúdicas

Desde a época da pré-história, existem brinquedos. O ser humano, em todas as fases da vida, está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas por meio do contato com outras pessoas, assim nasceu à forma de aprendizado mais rápida e eficaz de diversão, educação, e principalmente interação entre os demais seres, a criança logo nos seus primeiros anos de vida, já deve aprender estas lições básicas de humanizar tudo aquilo que aprender.
O principal método do pedagogo é a prática e o domínio do instrumento de trabalho sendo assim sua tarefa diária é interagir com crianças que normalmente querem atividades para queimar suas energias, o aluno da pré-escola quer saber as vantagens, que poderia tirar do seu dia a dia dentro de uma sala de aula, e no jardim de infância isso é comum que aconteça.
Começa de pequeno à vontade de praticar esportes, o pedagogo deve interagir dentro de um limite imposto por ele mesmo. As crianças normalmente querem escolher suas atividades, e o professor deve impor sua atividade dentro do plano de trabalho, o aluno da pré-escola dês de cedo deve saber que está dentro de um mundo com hierarquias, portanto deverá respeitar seu professor dentro da meta de trabalho.
O jogo lúdico deverá preencher a ansiedade que a criança tem, logo nos primeiros meses de adaptação o educador deverá colocar joguinhos como exercícios aos novos alunos. À vontade de se praticar exercícios com jogos lúdicos, é de positivo sucesso dentro do espaço escolar, ele propiciara diversão aos pequeninos das creches e das escolas de primeiro graus. Fatalmente criara elos de amizades dentro do ambiente escolar.
Além dos principais jogos, temos lúdicos numa infinidade, para interagir com os alunos da pré-escola, e estes jogos são: palavras cruzadas, palavra escondida, colheita de palavras, organização das palavras entre outras.
Nota-se certa tendência para que a criança aprenda a escrever antes mesmo de sair do jardim de infância, a memorização e o entendimento das colocações das palavras dentro de um aprendizado que o educador impõe, fica bem claro o novo foco a ser dado com base nos joguinhos intercalando alfabetização.
Há alguns anos atrás notava-se uma certa dificuldade dos professores pedagogos ao desenvolverem certas atividades, o aluno já não queria as mesmas coisas, até porque não tinha uma dinâmica formada, como vemos nos anos sucessores à aqueles. A vantagem de ter jogos lúdicos dentro da sala de aula vai muito alem do que se imagina.
Claro que quando fala-se em jogos lúdicos sempre vem na mente os principais ícones deles que são jogos de damas ou jogo de ludo, e o pedagogo não deve ficar somente preso a estes, há uma grande infinidade de dinâmicas educativas dentro deste processo. O professor deve usar a própria alfabetização as vezes como jogo lúdico, o jogo das palavras por exemplo, tem-se um grande formento por parte das crianças quando envolve jogos.
Usando palavras em jogos se não for a dinâmica que mais causa desenvolvimento mental e motor do aluno, talvez seja a mais importante das dinâmicas gramaticais. Nada melhor do que ensinar palavras, ensinando e conseguindo isso com sorriso do aluno, assim o prazer e a satisfação serão de ambas as partes.
Engana-se quem pensa que tais jogos são apenas descontração, A educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão superficial. Ela é uma ação inerente na criança, no jovem no adulto. Podemos ir mais longe, o jogo lúdico serve como terapia para adultos que sofreram com doenças cerebrais, e que estão recuperando-se graças às sessões de terapias aplicadas a partir dos jogos de raciocínio feita com os famosos jogos lúdicos.
Os jogos constituem sempre uma forma de atividade inerente ao ser humano. Entre os primitivos, as atividades de dança, caça, pesca, lutas, eram sempre formas de sobrevivência, mas muitas vezes o caráter de divertimento e prazer natural. Em outras palavras os jogos lúdicos já fazem parte da vida social do individuo dês que nasce, de forma indireta as crianças dês da pré-escola é incentivada a praticar atividades que dão prazer instantâneo.
O conhecimento empírico é uma forma em que a criança irá analisar suas descobertas, através delas ela poderá saber o que é bom ou ruim dentro do processo de evolução psicológico e motor. Atividades lúdicas para a criança irá prepará-la, para que sua experiência empírica não seja traumática ou desagradável como por exemplo, tem uma musica que diz: "aquele velhinho é azedo, azedo como limão", neste exemplo o pedagogo poderá passar para criança que o velho não é como um limão, mas se comporta como tal, e assim a criança vai saber que um limão é azedo antes mesmo de experimentá-lo, assim não causando desconfiança da criança.
Jogos lúdicos não é apenas diversão, é aprendizado, não é apenas passa tempo, é atividade processual para crianças, e em muitos casos até para adultos com problemas ou necessidades Psicomotoras. O projeto de trazer educação com dinâmicas lúdicas é uma realidade adquirida através de muitas observações feitas por especialistas, e transformada em uma das formas mais eficazes de desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida.
Os jogos lúdicos como seu nome já diz, é uma forma de fazer com que a criança se envolva mesmo com a magia, e a disciplina desta forma de educação, nada melhor do que transformar diversão destas dinâmicas, em educação de alto nível para os novos alunos na pré-escola, sabemos que indiretamente é algo prazeroso não apenas aos alunos mas também para os pedagogos.
Conclusão

Procuramos deixar o mais claro possível o estudo feito sobre a dinâmica feita apartir dos lúdicos nas salas de aulas e fora delas. A proposta inicial sempre foi fomentar o professor e dar idéias de como deixar uma aula bem mais prazerosa, assim mudando o quadro e a monótona forma anterior de dar aulas.
A forma e o pensamento das pessoas anteriormente eram de repudio ao método de ensino, todavia sabemos que esta dinâmica de ensino vai muito além das expectativas criadas apartir de analises feitas com o desenvolvimento de crianças. Já podemos afirmar como os lúdicos com jogos, danças ou musicas é eficaz para o tratamento de pessoas com paralisia cerebral.
Colocamos em tese o "frisson", que os alunos da pré-escola proporcionam ao depararem com as dinâmicas feitas apartir de jogos lúdicos. À vontade de participar e ser um grande destaque entre as crianças passou a ser a meta principal dos novos participantes da dinâmica.
O método criado dês da pré-história até os dias atuais, com certeza foi à essência que faltava para darmos, o ponta pé inicial para o desenvolvimento dos nossos pequeninos. Chegou-se a conclusão final que, não basta ser apenas professor e mostrar ao aluno o que deve-se fazer ou não, é preciso participar ativamente com os mesmo, e mostrar a arte da educação aglutinada com diversão, sendo assim, foi criado o método lúdico educacional nas creches e pré-escolas de nosso país.





Bibliografia


http://danibra.blogspot.com/2007/12/mais-actividades-ldicas-matemticas.html

http://www.pedagogia.com.br/artigos/jogosludicospedagogicos/

Universidade ULBRA. Organização dos tempos e dos espaços na infância;

Universidade ULBRA. Ludicidade e Psicomotricidade;



Autor: Laura Da Silva Augusto Orlando


Artigos Relacionados


Projeto De EstÁgio: Jogos LÚdicos Construindo A Aprendizagem

O Lúdico Na Aprendizagem

Brincar É Bom E Educa

Ludicidade Na Aprendizagem: Dois Lados Da Mesma Moeda

O Ludico E Sua Aplicação No Aprendizado Dos Alunos

Possibilidades Da Ludicidade Para A Inserção De Alunos Com Altas Habilidades.

Aprender Brincando: O Lúdico Na Aprendizagem Infantil